Fidelização do cliente: qual estratégia adotar em meio à pandemia

Em um cenário de crise é preciso garantir que a sua empresa não sucumbirá entre os números catastróficos de negócios que se encerram. Nesse post selecionamos algumas estratégias de como fidelizar clientes com dicas funcionais capazes de alavancar o seu negócio mesmo em meio a um cenário pandêmico! Leia o texto completo!

Fidelizar o cliente é uma prática que deve ser feita a todo tempo, afinal, quem nunca ouviu a verdade do grande especialista Philip Kotler: Reter um cliente é mais barato do que atrair um novo! Sendo assim, imagine só os danos consideráveis que a sua empresa pode sofrer em uma época de crise se ela não aderir às estratégias de fidelização?

É uma prática comum, quando a economia não está em seu melhor estágio, que os consumidores se tornem mais conservadores e pensem duas vezes antes de aderir a uma empresa. Sendo assim, o seu negócio precisa estar preparado para oferecer não somente um serviço, mas uma experiência completa de benefícios e vantagens que farão com que o seu consumidor não te abandone!

Em tempos de crise e pós crise os empresários procuram não investir e segurar as pontas, essa prática é realmente saudável, mas se observarmos sob uma ótica estratégica, percebemos que é justamente nesse tempo que o nicho de consumidores se torna mais aberto para ser conquistado. Se quiser sair na frente, terá que investir e explorar.

De acordo com algumas pesquisas feitas por ecônomos especialistas, um pequeno aumento de 5% na margem de retenção do cliente pode resultar em um aumento considerável entre 25% a 75% nos lucros. Veja bem: o seu cliente já conhece o seu produto, basta dar a eles motivos substanciais para ficar.

Pensando na prevalência do seu empreendimento em tempos difíceis a Rede Parceria, elaborou esse conteúdo. Vamos lá?

Transformação digital: o primeiro passo para sobreviver!

A transformação digital, que já acontecia de forma natural, foi acelerada pelo Coronavírus, esse fator, não é intrínseco a essa época. De tempos em tempos a economia sofre algumas baixas por motivos diferentes e o caminho é cada vez mais aderir às transformações.

Se pegarmos o exemplo da pandemia devido ao COVID-19, podemos observar que as estratégias de grandes marcas foram bem semelhantes: vincular e inserir diferenciais competitivos às empresas. As barreiras físicas não são mais tão desafiadoras, resta desbravar as barreiras digitais.

A sua empresa está no cenário digital? Se aproxime dos seus clientes virtualmente, uma marca humanizada é capaz de oferecer muito mais do que um produto, mas soluções para que os consumidores possam ter sucesso e enfrentar todas as dificuldades de uma crise.

Está cada vez mais claro para o universo do marketing que pessoas se conectam com pessoas e não com produtos, por sua vez, os produtos acabam sendo consequência.

De modo prático: tanto modelos de negócio B2B quanto B2C precisam entender a fundo quais foram os impactos sofridos pelos seus clientes durante a crise e adaptar o seus produtos para àquele tempo. O seu cliente está trabalhando de casa? A sua persona sofreu impacto na renda? O seu produto em época de crise é obsoleto?

Se você possui um e-commerce que antes não era prioridade, na era pós crise e no mundo globalizado precisam ser. Oferecer produtos online não será mais um diferencial, uma vez que todo mundo faz, é preciso incrementar, como por exemplo, aderir a um Clube de Vantagens que dá ao seu cliente benefícios recorrentes pode te colocar de novo no mercado e fidelizar os seus consumidores.

Leia o nosso post sobre novas formas de consumo e fique ainda mais por dentro do assunto!

Certo, chegamos até aqui e ficou claro o quanto fidelizar um cliente é necessário para manter a empresa de pé e ainda desafiar o cenário pós-crise. A seguir, confira as dicas práticas para atuar e sair na frente!

Como fidelizar clientes atuando pós-crise: dicas práticas!

Atendimento, alinhamento e atitude são três vertentes essenciais que todo empreendedor que deseja fidelizar os seus clientes durante uma crise precisa aprender. Esse conceito diz respeito a experiência do cliente, atente-se a essa estratégia, saiba o que é:

Atendimento

Diz respeito a personalização do atendimento com o foco voltado 100% para o cliente, linguagem customizada e produtos que solucionam a maior dor dos consumidores. Ainda que você venda coisas que pareçam não ter sentido com o momento de crise, crie estratégias e correlacione emoções ao seu serviço.

De nada adianta possuir canais de comunicação se a forma como você se comunica não é personalizada ao público. Atente-se a isso!

Alinhamento

O alinhamento está ligado a comunicação. Assim como a sua empresa passa por um momento difícil em tempo de crise os seus clientes também. Entenda o momento deles, apresente um plano de negócio novo com sugestões viáveis e sensíveis que os ajudará a sair dessa situação. Alinhe às expectativas do cliente e não as expectativas da própria empresa.

Atitude

Sem dúvida as empresas humanizadas estão crescendo em larga escala. Invista no seu time de atendimento, crie e-mails mais sensíveis, explore as emoções, não seja apelativo, mas sim empático. A sua marca precisa ser empática ao seu cliente, reveja o que a sua empresa deseja oferecer e qual a melhor forma de posicionar isso no mercado.

Agora que você está por dentro desse conceito, confira as 5 dicas práticas que vão te ajudar a fidelizar os seus clientes mesmo em tempos de crise:

  1. Conteúdo Especial

Invista em estratégias de autoridade. Fazer com que a sua empresa seja reconhecida como autoridade no assunto fortalece e consolida a sua marca, assim, os seus clientes adquirem mais confiabilidade em seus produtos e se tornam recorrentes.

Crie conteúdos relacionados ao momento: Lives, podcasts, webinars com conteúdos de valor são sempre extremamente positivos, assim, mesmo que o seu produto não tenha nenhuma relação com a crise, ao comprar o seu cliente sentirá que está comprando todo o conjunto da obra e não apenas mais um ítem.

  1. Redes Sociais e E-mail Marketing

O e-mail marketing não morreu! Essa estratégia precisa ser confiável, oportuna e humana. Disparar e-mail sem nenhum objetivo não faz com que o seu cliente permaneça fiel, ao contrário, pode até afastá-lo. Crie maneiras de conseguir as informações perfeitas do seu cliente, para criar mensagens personalizadas.

Tais e-mails podem ser estruturados não somente para vender um produto, mas afunilar ainda mais o perfil do seu cliente, com o maior número de informações possíveis você consegue criar uma estratégia pós crise viável que tomará o seu cliente para você.

Da mesma forma acontece nas redes sociais, mantenha os seus canais de comunicação e chat abertos, acessíveis, para atender toda dúvida ou sugestão do cliente.

Se uma agência de turismo perdeu vendas no período de pandemia o que fazer? Ao invés de forçar o seu cliente a adiar ou não cancelar o serviço, crie novos produtos e benefícios para viagens futuras, ofereça conteúdos relevantes sobre como cancelar o pacote adquirido. Estratégias inteligentes que geram confiança trazem resultados.

  1. Notificação PUSH e SMS

Acredite, se você não explorar o tempo do seu cliente, alguém vai! Envie notificações estratégicas sobre promoções, benefícios, novidades, novos serviços antes mesmo que o cliente procure.

Ficar neutro ou apagado em uma época de crise faz com que o seu cliente perceba a falta de posicionamento, autoridade e relevância que você produzia no mercado. Não é preciso entrar em um aplicativo de delivery para receber notificações por exemplo, elas estão sempre por ali, sutis mas memoráveis.

  1. Promoções e Orientações

Durante uma crise a principal dor do cliente será a busca pela economia, nesse caso a sua empresa precisa estar preparada para oferecer planos gratuitos, condições especiais de compra, lançamentos antecipados, descontos de última hora. Essa antecipação da dor do seu consumidor faz com que ele te enxergue como a melhor das opções.

Vale lembrar que essas promoções não podem ser iguais a todas as outras, elas precisam realmente oferecer um benefício e um produto de qualidade para que a sua marca não perca a credibilidade.

Explore o canal de orientações, deixe aberta para sugestões, avaliações, informações completas sobre política de entrega, compra segura e tudo mais que for pertinente. O cliente precisa sentir como se estivesse em uma loja física, bem situado e no controle.

  1. Clube de Vantagens

Soluções inteligentes para a era digital é o que a sua empresa precisa para fidelizar clientes. A Rede Parcerias sabe bem disso e por isso afirma com certeza: o clube de vantagens é uma estratégia de fidelização que possui muito valor, em poucos dias você consegue implantá-la e oferecer diversas opções de descontos, convênios e benefícios tanto para os seus colaboradores quanto para os seus clientes.

Imagine só a compra de um dos seus produtos oferecer benefícios em farmácias ou supermercados? Locais que sempre tem a demanda acrescida em épocas de crise. Crie vantagens customizadas e fidelize o seu cliente com um investimento baixo mas muito qualitativo.

Para ficar expert sobre as vantagens do clube de vantagens, baixe esse e-book com estratégias infalíveis!

Conheça a Rede Parcerias

Atuando em frentes como o Marketing de Relacionamento e Inovação, a Rede Parcerias já conta com mais de 150 parceiros e uma plataforma 100% customizável. 

Nela, você tem todos os recursos para colocar no ar seu clube de vantagens e se adequar ao momento social e econômico dos clientes.