Entenda o conceito e a importância da Sazonalidade para empresas

Quando se trata de relacionamento com o cliente, é preciso estar atento a todas as oportunidades que o mercado apresenta para fortalecer ainda mais a presença do seu negócio no dia a dia do seu público. Uma dessas oportunidades é a sazonalidade.

De maneira geral, a sazonalidade trata de uma oportunidade de negócio mais direcionada, concentrada em datas relevantes para o consumidor, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal e até mesmo a Black Friday.

Quando usada de maneira favorável ao negócio, pode trazer bons frutos, inclusive melhorar seu relacionamento com o cliente. Por isso, inúmeros empresários têm usado momentos de sazonalidade para estreitar o laço entre prestador de serviços e consumidor.

Mas, vamos lá, você sabe o que é sazonalidade e como usá-la em seu negócio para atrair e fidelizar clientes? O Rede Parcerias pensou nisso e elaborou um conteúdo completo explicando o que ela é e como aplicar na sua empresa. 

Continue rolando a página e acompanhe na sequência!

O que é Sazonalidade?

Sazonal é outra maneira de se referir a algo que é temporário e que se repete sempre em determinada época. Por exemplo, produtos de praia são adquiridos principalmente no verão, todos os anos.

Dessa forma, a sazonalidade refere-se às variações que ocorrem em determinados períodos do ano, geralmente de forma previsível e repetitiva. Essas variações podem afetar diversos aspectos, como o comportamento do consumidor, a demanda por produtos e o clima.

No contexto do marketing, a sazonalidade é um fator importante a ser considerado nas estratégias das empresas, pois permite que elas se antecipem às demandas específicas de cada período. 

Assim, é possível ajustar as estratégias de marketing, como promoções, campanhas publicitárias e lançamentos de produtos, conforme as demandas e expectativas dos consumidores em cada época do ano. 

Além disso, também é preciso considerar o efeito de sazonalidade, que se refere às variações regulares e previsíveis que ocorrem em determinadas métricas ou indicadores ao longo de um período específico, como vendas e demanda por produtos.

Na prática, isso significa que tem produtos e serviços mais procurados em determinadas épocas do ano do que em outras, e identificar isso permite se preparar para não haver uma grande oscilação nas vendas. 

Sazonalidade como estratégia para atrair e fidelizar clientes

Como vimos, entender a sazonalidade é essencial para empresas que não querem ter uma oscilação de vendas. No entanto, também é possível usar essa estratégia como forma de engajar e para fidelização de clientes.

Assim, vamos entender como fazer campanhas sazonais e como usá-las para esses dois objetivos.

Como montar uma Campanha Sazonal

Para montar uma campanha sazonal, seja ela para atrair ou engajar clientes, é preciso seguir alguns passos. Veja quais:

01. Crie um calendário sazonal para sua empresa

Defina quais são as datas sazonais que melhor se encaixam dentro da proposta do seu negócio e crie um calendário sinalizando quando cada uma destas datas vai acontecer. 

É importante serem momentos estratégicos, de preferência períodos que você já saiba que há um maior engajamento do seu público, como uma época do ano que eles precisam mais do seu serviço, fim de ano e o aniversário da sua marca.

02. Defina os canais de divulgação 

Planeje passo a passo como a comunicação destas campanhas será feita e quais os canais de comunicação você irá utilizar. Você pode apostar em uma comunicação por meio de e-mail marketing, posts e anúncios nas redes sociais, no site, dentre outros.

Além disso, também é possível pensar em estratégias mais regionalizadas ou offline caso façam sentido para o seu negócio. Alguns exemplos são: anúncios para TV, rádio, envio de SMS e participação em eventos. 

O importante é garantir que o seu público-alvo irá saber da sua campanha. 

03. Prepara seus colaboradores para as campanhas

Não se esqueça de se preparar para um possível aumento nas vendas, no caso das campanhas promocionais; e de mais contatos via SAC em campanhas de fidelização para aqueles que já são clientes e querem saber mais sobre.

No primeiro caso, é importante avisar os colaboradores sobre a promoção e explicar como se comunicar com o público neste período. No segundo, independente da ação que escolher, como um sorteio, por exemplo, saiba que os clientes podem ter dúvidas, sendo necessário que todos conheçam o regulamento para esclarecer dúvidas. 

04. Faça boas parcerias 

Outra forma de ter ainda mais sucesso na sua campanha, é tendo parcerias. Você pode, por exemplo, criar uma comunicação conjunta com outra empresa parceira da sua. Por exemplo, caso faça um determinado valor de compra, ganha um cupom de desconto em outra marca, como forma de fortalecer as vendas de ambas.

Além disso, você também pode pensar em parcerias com um influencer. Caso seja alguém que se conecte com o seu público e também represente o valor da sua marca, essa é uma forma de aumentar o alcance da campanha.

Por fim, como veremos abaixo, também é possível utilizar as parcerias do seu clube ou programa de fidelidade nessa ação, pois agrega ainda mais valor a sua marca.

05. Cuidado com pequenas sazonalidades 

Nossa última dica, é um lembrete: não deixe de considerar as pequenas sazonalidades, pois elas podem influenciar nos resultados. 

Por exemplo, um açougue não irá lucrar tanto em uma sexta-feira santa, afinal, o consumo de carne cai. Será que vale a pena investir em uma campanha sazonal somente para esse dia? Provavelmente não, pois já é típico dessa época a baixa procura, independente de ação promocional. 

Exemplos de campanhas sazonais de sucesso

Conhecer bons exemplos é uma ótima forma de se inspirar para montar sua própria campanha. Por isso, separamos duas ações bem criativas, que relacionam a marca a data em alta no momento. Confira!

Campanha Natal Sem Filtro

A primeira campanha é o Natal sem filtro, das Casas Bahia. Aproveitando o tema de reunião de família nesta data, a marca deu vida aos móveis mostrando suas opiniões sobre isso, e, no final, destacando como a loja oferece tudo que é necessário para esse momento.

O resultado foi um vídeo super divertido que você pode conferir abaixo: 

YouTube video

Campanha Havaianas

O segundo exemplo explora uma época do ano em vez de data. A campanha Havaianas no verão não tem erro, aborda situações típicas do verão, como praia, e mostra como as sandálias estão com os brasileiros neste momento.

Como resultado, eles conseguiram divulgar novas versões do produto com uma identidade e propósito já conhecidos pelo público:

YouTube video

Como fazer uma boa campanha sazonal para o seu clube de vantagens?

Como vimos acima, é possível fazer uma campanha utilizando o seu clube de vantagens. Neste caso, o foco é promover um maior engajamento e fidelização de clientes. Vamos ver duas formas de fazer isso.

A primeira, é elaborar comunicações que contenham os benefícios do clube. Inclusive, essa é a hora de inserir os seus parceiros. Por exemplo, caso deseje criar uma ação com o tema verão, selecione descontos e gratuidades que combine com a temática e divulgue para o cliente.

Outra possibilidade, é criar ações direto do clube. Nos clubes do Rede Parcerias, os nossos clientes podem criar, por exemplo, um sorteio com o tema e prêmios de sua preferência e divulgar para os usuários, além de já contar com sorteios temáticos ao longo do ano.

Essa é mais uma forma de aproveitar a sazonalidade para interagir com o cliente e garantir a fidelização. Então não deixe de aproveitar. 

Conclusão

Em resumo, a sazonalidade é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com o cliente e impulsionar as vendas. Assim, ao entender datas relevantes, as empresas podem criar campanhas que se conectam com as necessidades do público ao longo do ano.

Além disso, para ter sucesso em campanhas sazonais, é essencial criar um calendário estratégico, definir os canais de divulgação, preparar os colaboradores e estabelecer parcerias; pois isso permite explorar o potencial dessa estratégia

Por fim, utilizar o clube de vantagens como parte da estratégia de campanha, é uma forma de promover um maior engajamento e fidelização dos clientes, visto que com comunicações eficazes é possível fortalecer o relacionamento com o cliente e impulsionar o sucesso do negócio.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de aplicar essas dicas e também de conferir outros artigos no nosso Blog.