Cartão Presente: como usar para fidelizar clientes

Um cartão presente, também conhecido como vale-presente ou gift card, é um cartão pré-pago com um valor determinado que pode ser usado em lojas físicas ou online. 

Além disso, eles são uma opção conveniente tanto para a empresa, pois pode escolher a marca para qual será gerado o voucher, quanto para quem recebe, pois o presenteado pode escolher como quer comprar ou gastar.

Outro ponto importante, é que eles também podem ser utilizados ​​como estratégia de marketing, promoção ou fidelização, pois incentivam os clientes a fazerem compras e, ao mesmo tempo, garantem a eles flexibilidade na escolha dos produtos ou serviços a serem adquiridos.

Sobre isso, pesquisa realizada pelo Tudo Sobre Incentivos, aponta que para mais de 80% dos respondentes, as empresas que oferecem ações de fidelização tendem a ter a sua preferência na hora de escolher onde comprar. 

Assim, você pode investir nesta estratégia para atrelar a ações de marketing e relacionamento, como forma de presentear clientes e garantir a satisfação e fidelização com a marca.

Vamos ver como fazer isso!

Como funciona o cartão presente

Uma senhora segura uma tela aberta em uma ada de vouchers, um dos benefícios do clube de vantagens

Os cartões presentes funcionam de forma bem simples. Por isso, eles podem ser usados como parte de suas estratégias de comunicação, marketing e retenção.

Portanto, é importante primeiro pensar em qual o objetivo de entregar os vales aos clientes. O ideal é que eles estejam atrelados a campanhas de comunicação para gerar mais engajamento e proximidade com o seu público.

Algumas opções para fazer isso, são:

  • Ação para recompensar clientes fiéis;
  • Prêmio de ações interativas, como um quizzes sobre a marca;
  • Campanhas sazonais, como Dia do Cliente.

Após escolher o objetivo, busque uma empresa que gere os vouchers e siga os seguintes passos: 

  1. Adquira o gift na marca desejada e escolha se ele pode ser usado em um estabelecimento físico ou online;
  2. Escolha um valor que irá ser gerado como pré-pago para os usuários;
  3. Especifique no cartão a data de validade e um código de uso. 

Tão importante quanto adquirir o cartão, é deixar calar para o cliente como usar. Dessa forma, considere também como vai ser a entrega, instruções de uso e a comunicação sobre o presente (e-mail, sms…).

Também é possível fazer isso por meio de um clube de vantagens. Isso porque através do clube, você consegue não apenas comprar os vouchers, mas também já disponibilizar para uso e inserir as instruções necessária. 

Depois disso, é só realizar a divulgação para o seu público. Se possível, considere personalizar os vale-presentes com uma mensagem de agradecimento ou saudação especial. Essa ação o presente mais significativo para o cliente.

Dicas para comprar vale-presente para os clientes 

Já vimos como essa estratégia funciona e também os principais passos na hora de comprá-los. No entanto, existem mais algumas informações bem importantes para comprar vales para o seu cliente, de forma que ele realmente possa perceber valor e proximidade no prêmio que irá receber.  

Nesse sentido, a primeira dica é ter atenção na escolha da marca ou estabelecimento que você deseja comprar os vouchers. Pode ser uma loja de varejo, um restaurante, uma plataforma de comércio eletrônico ou qualquer outro lugar. Mas, é preciso que seja algo relevante para seus clientes.

Caso conheça uma marca ou produto que você sabe que é consumido pelo seu público, essa pode ser uma opção. Não deixe também de pensar na experiência. Por exemplo, caso você queira oferecer momentos em família, restaurantes podem ser uma opção. 

O segundo ponto importante é o valor. Certifique-se de escolher um que seja adequado para o produto ou serviço. Neste momento, também é importante considerar a quantidade de clientes que deseja apresentar. 

Por fim, lembre-se que o seu trabalho não termina após entregar o gift. Após isso, acompanhe para garantir que eles tenham a melhor experiência possível ao resgatá-los. Esteja também disponível para ajudar em caso de dúvidas ou problemas.

Ofereça também outras premiações e recompensas 

imagem de cliente segurando um presente

Vimos como os cartões presentes são uma importante estratégia para premiar e se aproximar dos clientes. No entanto, sua marca também pode ir além e oferecer outras ações interativas que irão garantir a fidelização dos clientes

Para fazer isso, você pode contar com um clube de vantagens para o seu público. Assim, além de usá-lo para comprar e distribuir os gifts cards de forma simples, você também pode oferecer outros benefícios para que os clientes desfrutem em meses que sua marca não irá distribuir vouchers.

Algumas das recompensas disponíveis no clube são: descontos em marcas parceiras, benefícios gratuitos (e-books, revistas, cursos), além de outras ações que trazem prêmios, como sorteios e jogos.

Conheça o clube demonstrativo do Rede Parcerias e veja na prática todos esses diferenciais.
Você também pode aprender mais sobre esses e outros assuntos através do nosso Blog.