Marketing de Científico: como usar os dados para prospectar clientes

Segundo Kotler, os consumidores atuais fazem parte da era do 5.0, em que prezam pela personalização da experiência com um produto e marca. Neste cenário, é preciso investir cada vez mais em estratégias segmentadas e que agreguem valor ao cliente.

Logo, o marketing científico vem para ser uma estratégia que contribui para criar campanhas e utilizar dados de forma eficaz, para contribuir para prospectar clientes e também para reter e fidelizar. 

Dessa forma, ele pode ser definido como uma abordagem estratégica que se baseia em dados, pesquisas e metodologias científicas para a tomada de decisões. Utilizando métodos de análise e estudos experimentais, busca-se compreender profundamente o comportamento dos consumidores, identificar tendências e otimizar estratégias para alcançar resultados precisos e mensuráveis. 

Essa abordagem, visa, portanto, criar campanhas mais eficazes, embasadas em evidências concretas, e impulsionar o sucesso das empresas. Apesar de ser algo já feito a muito tempo, visto que o marketing em si é um tipo de ciência, essa prática ganhou ainda mais força no atual cenário digital.

Assim, vamos entender melhor sobre essa estratégia e como aplicá-la nas suas estratégias de comunicação online.

O que é o Marketing Científico?

Colaboradora faz análise de dados

Como destacado acima, o marketing científico consiste em utilizar estratégias de dados e pesquisa para criar ações e campanhas mais assertivas. Assim, ele permite entender o comportamento de leads e clientes para criar campanhas que possam atender ao que eles precisam e esperam.

E Growth hacking? Apesar de semelhantes, esses conceitos são diferentes, visto que eles têm abordagens e focos diferentes. 

O growth hacking é uma abordagem ágil e criativa de marketing, focada no crescimento acelerado do negócio. Seu objetivo é identificar oportunidades de otimização e encontrar maneiras inovadoras de adquirir e reter clientes, buscando resultados rápidos e eficientes. 

Assim, enquanto o growth hacking é mais focado em encontrar maneiras criativas e inovadoras de impulsionar o crescimento do negócio, o marketing científico se concentra em utilizar métodos científicos para entender e melhorar o desempenho das estratégias de marketing. 

Além dessa diferença, também é preciso considerar os objetivos e as boas práticas para uma pesquisa de marketing focada em dados. 

Em relação aos objetivos, sempre leve em consideração: a busca por informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas, compreender o comportamento do público-alvo, identificar tendências, sejam elas de comportamento ou conteúdo. Essa deve ser sempre a primeira etapa do seu planejamento.

Após estabelecer o objetivo, segue algumas dicas para fazer a sua pesquisa de marketing: 

  • Escolha a abordagem: como pesquisas online, entrevistas, observações ou análise de dados já disponíveis;
  • Determine a amostra: selecione uma amostra representativa do público-alvo que você deseja estudar;
  • Crie um roteiro de pesquisa: insira aqui todas atividades e etapas da sua pesquisa;
  • Coleta de dados: utilize ferramentas e plataformas adequadas para gerar, armazenar e gerenciar os dados;
  • Análise: esse é o momento de analisar o que foi coletado e identificar padrões, tendências e insights relevantes. 
  • Interpretação dos resultados: Com base na análise, interprete os resultados e extraia insights que possam embasar decisões estratégicas de marketing.

Por fim, elabore um relatório para que você possa acompanhar os resultados que você teve em suas ações a partir da pesquisa e também fazer atualizações sempre que necessário.

Qual a importância da Pesquisa de Marketing?

A pesquisa em marketing desempenha um papel fundamental no sucesso das estratégias de uma empresa. Além de permitir conhecer o público e avaliar as estratégias, ela também possui diversos outros benefícios. 

Assim, ela é uma ferramenta poderosa para monitorar a concorrência. Ao acompanhar de perto as atividades dos concorrentes, as empresas podem identificar oportunidades e ameaças no mercado, ajustando suas estratégias para se manterem competitivas.

Além disso, a aplicação do marketing científico nas estratégias ajuda a eliminar a subjetividade e a intuição nas decisões, tornando-as mais fundamentadas em evidências. Isso resulta em estratégias mais eficazes, que são melhor direcionadas para o público-alvo, com maior probabilidade de sucesso no mercado altamente competitivo.

Por isso, sempre toma todas as suas decisões, metas e análises com base em dados.

O Marketing Científico digital 

Tablet e notebook abertos em ferramentas de marketing científico digital

Os dados são o novo petróleo. Essa expressão tomou força com o digital, em que existem cada vez mais ferramentas que podem ser usadas para análise, além de uma concorrência cada vez mais próxima e um cliente mais exigente em relação à experiência que tem como uma marca.

Outro conceito importante para o marketing científico digital é o Data Science. Essa prática pode ser definida como uma área interdisciplinar que utiliza técnicas e métodos estatísticos, de aprendizado de máquina e de ciência da computação para extrair conhecimento e insights valiosos.

Ou seja, por meio de integrações e técnicas de programação, é possível potencializar ainda mais os resultados das suas pesquisas e análises.  

Por meio da coleta, limpeza, processamento e análise de dados, os profissionais de data science são capazes de transformar informações em inteligência acionável, que pode ser utilizada para otimizar processos, melhorar a eficiência dos negócios, criar produtos personalizados, tomar decisões estratégicas e até mesmo descobrir novas oportunidades de negócio. 

Além disso, esse campo do pode ser aplicado em diversas áreas, como marketing, finanças, saúde, ciência, tecnologia e muito mais, desempenhando um papel fundamental na era da informação.

Alguns exemplos de ferramentas que podem lhe ajudar nessa tarefa, são:

  • Python (linguagem de programação);
  • SQL (linguagem para banco de dados);
  • Excel (para armazenar e organizar dados);
  • Inteligência artificial;
  • Big data.

Lembre-se: além de escolher as ferramentas necessárias, também é necessário que sua equipe saiba como coletar e fazer as análises. Ter uma pessoa no time focada nessa tarefa também é uma opção. 

Como usar dados para prospectar clientes

Uma dica final que você pode usar para prospectar clientes através dos dados, é por meio de um programa de fidelidade. 

Você sabia que é possível acessar os dados dos usuários da sua plataforma de fidelização e identificar os benefícios mais usados pelos seus clientes? Assim, você pode usar isso como diferencial no seu discurso de vendas.

Incluir as recompensas que sua marca oferece e que você já sabe que o seu público alvo se interessa, contribui para tornar seus anúncios e comunicações mais atrativas e eficientes, chamando mais atenção dos leads. Por isso, não se esqueça de incluir esse diferencial na sua estratégia. 

Aprenda mais sobre esses e outros assuntos através do nosso Blog.