Grandes empresas que perderam destaque por não inovarem

A inovação pode ser entendida de diversas maneiras. No seu significado mais amplo, a inovação se trata do ato de inovar, trazer novidades, restaurar, renovar ou, simplesmente, fazer algo de uma forma que não foi feita antes.

Você consegue imaginar empresas que ainda não têm presença online? É claro que, dependendo do segmento, algumas empresas focam e funcionam melhor no offline. No entanto, é difícil imaginar grandes marcas que ainda estejam totalmente fora dos limites da internet. 

A presença na internet é só um dos exemplos de inovação dos anos mais recentes, mas é uma ótima forma de entender que inovar é necessário para negócios que não querem ficar para trás no mercado, independente do setor. 

Inclusive, a inovação pode ser um grande fator de destaque pensando no mercado e na concorrência. Por isso, separamos uma lista com três empresas que perderam destaque em mercados aquecidos, mas com marcas que não acompanharam as evoluções dos seus setores. Confira:

Kodak

A Kodak é uma empresa tradicional do ramo fotográfico que existe há mais de 130 anos e, durante o século XX, se manteve como empresa dominante no mercado. Ela foi tão expressiva que seu slogan “momento Kodak” era comumente falado entre as pessoas para descrever momentos especiais que mereciam ser registrados para o futuro.  

No entanto, no final da década de 90, a marca começou a ter problemas financeiros causados pela chegada das câmeras digitais e diminuição da compra de filmes fotográficos. A Kodak continua existindo e ainda é referência quando se trata de fotografia analógica. Mas, apesar de ter tentado entrar no novo mercado, a empresa não conseguiu competir com as marcas concorrentes.

Não estar preparada para o processo de digitalização acabou custando muito à Kodak, que nos dias atuais, parece ter ficado no passado. 

Blockbuster

Você se lembra da sensação de alugar um filme antes da existência dos streamings? Provavelmente é essa a memória que o nome Blockbuster pode trazer à cabeça. Ir até a locadora, passar vários minutos olhando as prateleiras de DVD’s ou fitas cassetes, levar vários títulos para casa…

A nostalgia faz parecer muito bom, mas a verdade é que a chegada dos streamings facilitou e tornou muito mais econômico esse processo – além de aumentar a quantidade de filmes disponíveis em uma só assinatura. Por isso, a falência acabou sendo o destino de uma marca tão querida em nossas lembranças.

A Blockbuster nasceu em 1985 e foi a maior rede locadora de filmes e videogames em todo o mundo. Porém, assim como a Kodak, não esteve preparada para se adaptar ao universo digital e acabou se tornando apenas uma das nossas boas memórias. 

Mas, não por falta de oportunidade, já que, em 2000, a Blockbuster poderia ter comprado a Netflix por US$ 50 milhões.

Blackberry

Em 2009, ter um Blackberry era tudo o que todo mundo queria. Antes do Iphone, a febre era o smartphone com os botões mais charmosos da história. Além disso, ele era popular no mercado corporativo com funções específicas.

A chegada do touchscreen acabou fazendo a marca ser deixada de lado. Porém, não por falta de tentativas de adentrar o novo mercado, já que a empresa chegou a desenvolver dispositivos com a plataforma Android.

Embora já tenha acontecido outras vezes, em 2022, parece que a marca começa a dar sinais de que chegou ao fim a produção de celulares, já que sua participação no mercado está pouco significativa há algum tempo. 

A importância da inovação 

Conhecendo a trajetória destas três grandes empresas, é possível entender que a inovação é um fator fundamental para o crescimento de qualquer marca, de qualquer ramo, de qualquer porte, presente em qualquer mercado.

Inovar não tem a ver somente com melhorias tecnológicas ou novos produtos, mas com a promoção de soluções para dúvidas ou problemas, com a adaptação à novos modelos de mercado e com a prevenção às adversidades. É conseguir olhar e planejar um futuro promissor para a marca e para os clientes, sempre buscando facilidade, agilidade e melhoria. 

Resumidamente, inovação é sair da zona de conforto e buscar destaque com diferenciais que realmente agreguem valor

O Rede Parcerias é comprometido com a inovação, por isso, nossos Clubes de Vantagens ajudam a valorizar as marcas dos nossos clientes. Quer conhecer mais sobre o RP e a nossa plataforma? Preencha o formulário e acesse a nossa demo.