Estratégia de conteúdo para redes sociais: Guia Completo

Na era do marketing digital, ter uma estratégia de conteúdo para as redes sociais é indispensável para empresas que não querem ficar para trás. Afinal, se é onde seu público está, é preciso também marcar presença para garantir vendas e um bom relacionamento.

Além disso, as redes sociais também oferecem um grande potencial para marcas que desejam alcançar mais pessoas e aumentar a sua atividade no mercado. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa Comscore, já são mais de 130 milhões de usuários no país.

Entendeu o potencial dessa mídia, mas não sabe como criar uma estratégia que permita alavancar a sua marca? Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos um guia completo sobre o assunto. Confira!

O que são redes sociais?

No contexto do marketing, redes sociais são plataformas online que permitem que pessoas e empresas criem perfis para compartilhar conteúdo, participar de conversas e também interagir com outras pessoas. 

Em um mundo cada vez mais digital, essas plataformas têm se tornado mais populares e influentes, sendo utilizadas para diversos fins, como comunicação, marketing, entretenimento, networking e ativismo social. 

Elas também possibilitam que as empresas alcancem seu público-alvo de forma mais direta e personalizada. Com isso, também é possível investir em anúncios, tendo mais chance de alcançar potenciais clientes, tanto de forma orgânica, como pelo tráfego pago. 

Portanto, ter uma presença ativa e estratégica nas redes sociais é essencial para qualquer empresa que deseja se destacar, aumentar a visibilidade, gerar engajamento e ter sucesso no ambiente digital.

As redes sociais mais usadas no Brasil

Segundo dados do Digital 2023, Instagram, Facebook e WhatsApp são as redes sociais mais usadas no Brasil. Dessa forma, é importante ficar de olho nessas plataformas e ter estratégias claras e específicas para cada uma delas.

No entanto, isso não significa que você deve apenas utilizar elas. Com o advento dos vídeos curtos, por exemplo, redes como o TikTok tem tido um grande sucesso. Outras plataformas, como X (antigo Twitter) e YouTube, também seguem com uma grande base de usuários.

Logo, também faça análise do público de cada rede, como idade, gênero e preferências de conteúdo. Essa ação irá lhe ajudar a entender quais plataformas são válidas para sua marca. 

Testes também são bem-vindos, e você pode analisar o engajamento e alcance que consegue com o seu conteúdo em cada rede.

Qual a função das redes sociais?

pessoa utilizando as redes sociais

Comentamos acima sobre as vantagens de utilizar essas plataformas, e a função das redes sociais estão ligadas a elas. Com base nisso, podemos traçar alguns dos objetivos para empresas usarem essas mídias:

  • Se comunicar diretamente com os clientes
  • Responder a perguntas de clientes e leads
  • Receber feedback
  • Resolver problemas de forma rápida e eficiente
  • Fortalecimento da marca
  • Promover produtos e serviços
  • Gerar leads 

E muito mais…

Outra função importante das redes sociais, é a de proporcionar dados valiosos sobre o público-alvo. 

Por meio das métricas e análises disponíveis nas plataformas, as empresas podem entender melhor o comportamento do seu público-alvo, identificar tendências e ajustar as estratégias de marketing conforme as necessidades e preferências.

Portanto, selecione os objetivos para os seus perfis, mas também esteja atento aos dados e interações com os seus seguidores, pois esse canal pode desempenhar diferentes funções. 

Quem são os responsáveis pela estratégia de conteúdo para as redes sociais?

Os responsáveis pela estratégia de conteúdo pelas redes sociais são os profissionais de marketing. No entanto, como as publicações são uma tarefa multidisciplinar, geralmente é preciso mais de um profissional para gerir essas plataformas.

O número vai variar conforme a estrutura da sua empresa, e também com a quantidade de conteúdo que deseja produzir. Por isso, separamos alguns dos profissionais que podem cuidar das redes sociais e a função de cada um deles para que você possa montar o seu time:

  • Social media: são responsáveis por gerenciar as redes sociais da marca, interagindo com os seguidores, escolhendo os conteúdos mais adequados e também participando na criação deles;

  • Redatores: caso você deseje alguém apenas para criar o texto dos conteúdos, os redatores são responsáveis dpor essa função função. Eles possuem a habilidade de criar textos atrativos que irão chamar a atenção do público-alvo;

  • Designers gráficos: são os responsáveis por criar as imagens, vídeos e outros elementos visuais com base no que foi passado pelo social media e redator.

Com o crescimento do seu time, também é possível pensar na contratação de um gestor de tráfego para realizar anúncios e aumentar o alcance dos posts; e videomakers para produzir vídeos mais profissionais.

No entanto, desde o início, com um time menor, é possível ter bons resultados desde que você tenha pelo menos profissionais suficientes para planejar, escrever e produzir bons conteúdos. 

Qual o melhor conteúdo para postar nas redes sociais?

O melhor conteúdo para postar nas redes sociais varia conforme o público-alvo, os objetivos da marca e o tipo de plataforma. Assim, não dá para ter certeza de que tipo de conteúdo vai fazer mais sucesso ou viralizar

Entretanto, alguns tipos de conteúdo geralmente têm um bom desempenho:

  • Conteúdo educacional: dicas, tutoriais e informações relevantes para o público-alvo;

  • Conteúdo visual: imagens e vídeos atrativos que prendem a atenção dos seguidores;

  • Conteúdo interativo: enquetes, perguntas e desafios que incentivem a participação;

  • Conteúdo emocional: histórias inspiradoras, depoimentos e mensagens positivas que geram conexão emocional;

  • Conteúdo promocional: ofertas especiais, descontos e promoções exclusivas para seguidores;

  • Conteúdo gerado pelo usuário: compartilhamento de postagens dos seguidores, depoimentos e experiências relacionadas à marca.

Além disso, também é importante estar atento aos assuntos e formatos que estão em alta na rede em determinado momento. Por exemplo, no Natal é comum serem feitos posts natalinos, porque é um assunto que as pessoas estão comentando no momento.

Assim, observe no que está em alta e, caso faça sentido para o perfil da sua empresa, crie um post para ter mais engajamento. 

Por fim, também é importante variar o tipo de conteúdo para manter o perfil interessante e engajado. O ideal é testar diferentes tipos de conteúdo e analisar os resultados para identificar o que funciona melhor com o seu público.

Estratégia de conteúdo para as redes sociais

Time de marketing trabalhando na criação de uma estratégia de conteúdo para as redes socias

Ao longo desse artigo, já conferimos várias dicas para você conseguir estruturar a sua estratégia de conteúdo para as redes sociais. Porém, é muito importante entender as particularidades de cada rede, para ter melhores resultados.

Por essa razão, vamos conferir alguns produtos que você precisa ficar de olho em algumas das redes com mais usuários no país. 

Instagram 

O Instagram é uma rede social que permite publicar diversos formatos de conteúdo, como fotos, carrosséis de imagens, stories e muito mais. No entanto, o reel (vídeos) vem ganhando cada vez mais destaque. Dessa forma, não deixe de usá-lo para alcançar mais pessoas.

Além disso, também lembre-se que o Instagram é uma rede muito visual, pois o usuário visualiza várias postagens ao entrar no seu perfil. Então garanta que as postagens sejam bonitas e sigam uma identidade visual.

Por último, não se esqueça de também pensar nos destaques que são stories fixos do perfil. Você pode usar essa seção para deixar informações sobre a sua marca e produto, para conhecimento dos novos seguidores que chegarem ao perfil.

LinkedIn

Uma das redes mais conhecidas no meio corporativo, o LinkedIn permite uma grande rede de networking, compartilhamento de vagas e também publicação de conteúdo sobre assuntos de interesse das suas conexões.

Dessa forma, você pode usá-lo para fortalecer sua marca, criando uma página com conteúdos que gerem autoridade, e atraia talentos, clientes e parceiros. Uma foto de uma reunião da sua equipe, por exemplo, é uma ótima opção de publicação.

Quanto a entrega dos posts, publicações que recebem muitos comentários alcançam ainda mais pessoas. Por isso, incentive as pessoas a comentarem e sempre responda os que forem feitos em suas publicações.

YouTube

Sendo uma rede com foco nos vídeos, o YouTube permite postar tanto vídeos curtos (Shorts) como vídeos mais longos e sobre diferentes temas. Por meio da plataforma, é possível acessar conteúdos de entretenimento, educação, cotidiano e muito mais.

Por isso, uma ótima forma de utilizá-lo na sua estratégia, é por meio da produção de conteúdos informativos. Assim, liste temas de interesse do seu público-alvo e compartilhe conhecimento e a experiência da sua empresa no assunto.

Esse é um tipo conteúdo que gera valor, aumenta a confiança na sua marca e também garantindo uma maior conexão do público com a sua empresa. 

Como postar nas redes sociais?

Agora que você já entendeu algumas estratégias para desenvolver os conteúdos, veja também como publicá-los nas plataformas.

Instagram 

Para publicar no feed do Instagram, você deve abrir o aplicativo e fazer login caso necessário. Em seguida, na tela inicial, toque no símbolo “+” na parte inferior da tela e escolha o formato publicação.

página de postagem no Instagram

Após isso, selecione a foto (ou vídeo) que deseja postar da biblioteca do seu dispositivo ou toque no ícone da câmera para tirar uma nova imagem com a câmera.

Para fazer um carrossel com várias imagens, você pode selecionar o ícone de carrossel ao lado da câmera ou simplesmente tocar e segurar as imagens que deseja usar em ordem. Lembre-se: você pode usar até 10 fotos em uma postagem no feed.

Na tela seguinte, você pode fazer algumas alterações, como cortar as imagens e utilizar filtros. Também é possível fazer outras alterações no brilho, saturação da imagem e muito mais. Em seguida, toque no ícone da seta para avançar.

Pronto! Seu conteúdo estará pronto para publicação.

Caso deseje compartilhar stories, também não há muito segredo. Quando estiver logado no Instagram, toque no símbolo “+” na parte inferior da tela e selecione o formato de Story ou só arraste a tela para o lado direito.

Com a câmera aberta, você pode tirar uma foto (tocando no botão central), ou um vídeo (tocando no botão central e mantendo-o pressionado). Além de também pode utilizar fotos e vídeos da sua galeria.

Os stories permitem utilizar diversos recursos para deixá-los mais divertidos. Alguns deles são:

  • Fazer um Boomerang 
  • Criar um Story de texto;
  • Dividir a tela em até seis partes 
  • Fazer capturas múltiplas;
  • Fazer um Story com mão livre;
  • Se quiser, você também pode usar as opções de filtros criativos no canto inferior da tela.

LinkedIn

Realizar postagens no LinkedIn também não é uma tarefa complexa. Além disso, é possível postar fotos, vídeos, enquetes, artigos e diversos outros formatos. Você pode escolher o que deseja e em seguida fazer a publicação.

Para fazer isso, ao abrir a sua página, clique em começar publicação. Dessa forma, vai uma abrir uma tela como a representada a abaixo. Assim, você pode adicionar o seu texto ou legenda, e na parte inferior selecionar a mídia que deseja adicionar.

página de postagem do LinkedIn

Em seguida, é só clicar em publicar.

YouTube

Para publicar no YouTube, tanto vídeos do canal como nos Short, você precisa acessar o YouTube Studios. É por lá que você vai gerenciar o canal. 

Ao fazer isso, no painel à esquerda, selecione a opção conteúdo e você poderá enviar o arquivo que deseja postar.

página de publicação no YouTube

Após fazer isso, você será direcionado a uma tela como essa abaixo. Nesse momento, você deve fazer as configurações SEO. São elas que irão permitir que os usuários encontrem os seus conteúdos.

página de configurações de postagem do YouTube

As configurações que você deve fazer são:

  1. Escreva um título e uma a descrição sobre o tema do vídeo;
  2. Determine a miniatura para o vídeo (thumbnail), que funcionará como a capa;
  3. Adicione cards interativos, como chamadas para se inscrever no canal.

Após isto, selecione a visibilidade do vídeo dentre uma das três abaixo. 

  • Privado: seu vídeo é disponível apenas para você e pessoas selecionadas; 
  • Não-listado: o vídeo só pode ser visto para quem tiver o link; 
  • Público: qualquer pessoa pode encontrar o seu conteúdo nas buscas.

Tudo pronto? Então é só clicar em publicar.

Conclusão 

Vimos neste artigo como as redes sociais são uma ferramenta poderosa para alavancar os resultados de uma empresa, desde que os conteúdos sejam estratégicos e alinhados com os objetivos criados.

Também mostramos como publicar em algumas das principais redes, e trouxemos dicas para ter bons resultados nas plataformas. Você pode começar a aplicar o que aprendeu hoje mesmo!

Gostou do conteúdo e quer aprender sobre outros assuntos? Então não deixe de também conferir o nosso conteúdo sobre SEO!