Marketing de Relacionamento: o que é e como garantir o sucesso dessa estratégia

O Marketing de Relacionamento é um conceito que evoluiu ao longo do tempo. Sua origem pode ser rastreada até o início do século XX, quando as empresas começaram a reconhecer a importância de construir conexões mais sólidas com seus clientes. 

No entanto, foi nas décadas de 1980 e 1990 que o termo ganhou destaque. Nesse período, as empresas passaram a adotar abordagens mais focadas no cliente, buscando estabelecer laços de fidelidade a longo prazo. 

Ele pode ser aplicado em diversos setores e indústrias, e é uma estratégia que se concentra na construção e manutenção de conexões interpessoais com os clientes, algo relevante em qualquer negócio. 

Assim, desde empresas de varejo que buscam fidelizar compradores frequentes até organizações de serviços que desejam estabelecer relações de longo prazo com seus clientes, o marketing de relacionamento é uma ferramenta versátil. 

O que é Marketing de relacionamento?

O Marketing de Relacionamento é uma estratégia que busca criar fãs para uma marca, através da criação e manutenção de um relacionamento positivo com os clientes. Devido ao seu potencial de engajamento e relacionamento, ele traz diversos benefícios para marcas que investem nesta estratégia.

O princípio do marketing de relacionamento, é gerar experiências únicas para o cliente em seus pontos de contato com a empresa e, assim, criar interações positivas com a marca que será capaz de oferecer mais valor agregado ao seu público. 

O foco dessa estratégia é o cliente. No entanto, ela também pode ser usada com outros públicos, como colaboradores e associados, visto que suas estratégias conversam com diversos objetivos. Vamos aprender um pouco mais sobre isso!

Qual o objetivo do marketing de relacionamento?  

O objetivo do marketing de relacionamento é estabelecer e manter relacionamentos de longo prazo com os clientes, a fim de maximizar o valor percebido ao longo do tempo. Em vez de se concentrar exclusivamente em vendas imediatas, essa estratégia se concentra em construir relacionamentos duradouros por meio de interações positivas e significativas. 

Mas, por que é importante investir em marketing de relacionamento? 

Em um cenário competitivo, essa prática se destaca como uma estratégia que não apenas agrega valor aos negócios, mas também fortalece as conexões e a confiança entre a marca e seus clientes.

Assim, como resultado desse esforço, diversos são os benefícios para uma marca.  Dentre eles: 

  • Diferenciação da concorrência: isso vem do fato de entregar sempre mais do que o cliente espera, atendendo e oferecendo a melhor serviço e atendimento possível. 
  • Fidelização do seu cliente: através do vínculo que ele cria com  a marca, é gerada uma relação de confiança que faz com que o público se sinta confortável em continuar comprando com a marca. 
  • Reconquistar clientes: o cliente que foi embora, na maioria das vezes, fez pela experiência que teve. Logo, a partir das vantagens e diferenciais, é possível com que ele veja a marca com olhos diferentes e sintam motivados a retornar.
  • Aumento de vendas: clientes satisfeitos indicam o serviço para amigos e familiares, fazendo com que você tenha novas vendas devido à boa experiência que oferece. 

Esses benefícios são fruto dos 4R’s do marketing de relacionamento: relacionamento, retenção, referência e recuperação, e contribuem com o sucesso de várias marcas. 

Ainda dentro desse tópico, também é necessário lembrar que ter ferramentas de marketing de relacionamento é essencial para aplicar as estratégias que sua marca vai colocar em prática. Por isso, você deve escolher quais irá usar a partir do planejamento feito. Algumas que você pode buscar são:

  • CRM, para criar relacionamentos por meio de comunicação como e-mail;
  • Ferramentas de automação de marketing digital, também para comunicações;
  • Redes Sociais, para humanização e contato mais próximo;
  • Programas de fidelidade para interações e engajamento.
Imagem com link para ebook pdf sobre gamificação de clientes

Estratégias para aplicar no seu negócio

atendente e clientes apertam as mãos para representar o sucesso do marketing de relacionamento

Como vimos, os benefícios dessa prática são muitos. Por isso, vamos ver, na prática, algumas estratégias de marketing de relacionamento para aplicar no seu negócio. O objetivo delas, é que você promova boas interações e experiências para ficar mais próximo do seu público. Vejamos abaixo algumas dicas que você pode colocar em prática por meio das ferramentas que citamos acima.  

Invista em Endomarketing 

O bom relacionamento precisa começar pelos seus clientes internos, ou seja, os colaboradores. Afinal, são eles que irão se relacionar com o público da marca e, por isso, também precisam estar convencidos de que a sua solução é a melhor opção para passarem a ideais aos clientes externos. 

Nesse sentido, para investir em endomarketing, é preciso trabalhar com três pilares: comunicação, treinamento e relacionamento. Dessa forma, você pode criar um calendário de comunicações internas, oferecer benefícios e também utilizar treinamentos para deixar os seus colaboradores mais preparados para atender as necessidades do novo modelo de clientes. 

Produza conteúdos nas Mídias sociais

No contexto atual em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, marcar presença nas redes sociais se tornou uma forma de manter um contato mais próximo com os clientes. Através do perfil, é possível tirar dúvidas, trazer dicas e também humanizar a marca para ter uma conexão maior com o seu público.

Outra dica, é também aproveitar as mídias que permitem realizar conteúdos mais aprofundados como, blog, YouTube e E-mail. Por meio desses canais, é possível reforçar a autoridade de uma marca, e também oferecer materiais educativos para que o cliente use melhor a sua solução. 

Realize ações sazonais 

A segunda dica é aproveitar da sazonalidade, ou seja, de datas comemorativas importantes para sua marca. A vantagem de utilizar datas conhecidas, como o aniversário da sua marca, dia das mães, dentre outros, é que você consegue atrelar a ação promocional a outras estratégias que sua marca utiliza, como o marketing de conteúdo, para garantir o engajamento do público.

Algumas das ações sazonais que você pode realizar são:

Também é possível realizar essa ação de forma recorrente por meio de um clube de vantagens próprio para sua marca, visto que eles reúnem diversos benefícios para melhorar o relacionamento com os clientes. 

Por fim, lembre-se de construir um calendário promocional com todas as datas que podem ser utilizadas com esse propósito na sua marca. Assim, você consegue garantir relacionamento com o cliente ao longo de todo ano, um pilar essencial para fidelizar esse grupo.

CRM

O Customer Relationship Management, ou simplesmente CRM, é uma ferramenta essencial e poderosa quando se trata de construir e manter relacionamentos sólidos com os clientes. 

No contexto do marketing de relacionamento, ele desempenha um papel fundamental, permitindo que as empresas entendam, atendam e satisfaçam as necessidades individuais de seus clientes. 

Algumas das formas de usá-lo na sua estratégia são:

  • Coleta de dados eficientes: informações demográficas, histórico de compras, preferências e interações anteriores;
  • Segmentação Inteligente: use as informações coletadas para segmentar seus clientes em grupos com características semelhantes, isso permite que você crie mensagens específicas para cada segmento;
  • Personalização de Comunicações: você pode personalizar ofertas, mensagens de texto e até mesmo interações nas redes sociais;
  • Automação Inteligente: um sistema CRM pode automatizar o envio de e-mails de acompanhamento após uma compra, além desses e-mails poderem ser personalizados com base no histórico do cliente.

Conheça as melhores ferramentas de automação de marketing.

Tenha um Clube de Vantagens

Os clubes de vantagens são um tipo de programa de fidelidade que permite oferecer diversos benefícios aos clientes, colaboradores ou associados. Por isso, são uma poderosa ferramenta de relacionamento que consegue reunir em um único lugar descontos, sorteios, jogos com prêmios, gratuidades e muito mais.

Como já dito acima, ele possibilita aproveitar da sazonalidade por meio de ações e campanhas promocionais que podem ser realizadas ao longo de todo o ano. Além disso, ele entra como um algo a mais que agrega valor, pois sua marca passa a ser associado a diversas parcerias e o clube pode passar a fazer parte do seu discurso de vendas e servir como um diferencial.

Um ponto de atenção na hora de contratar o serviço, é buscar um modelo de plataforma que seja white label, ou seja, que seja personalizado com suas cores, logo, nome da sua marca e que possa inserir parcerias locais que você considera importante para agregar valor no relacionamento com clientes. Lembre-se que a personalização é algo essencial para o novo modelo de clientes. 

Quais empresas utilizam o marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é uma estratégia que contribui para o sucesso de várias empresas. Por isso, vamos conhecer um case de sucesso neste aspecto, para que sua marca possa se inspirar.

Case de sucesso: Starbucks e loja para surdos e deficientes auditivos 

YouTube video

A Signing Store, loja do Starbucks para surdos e deficientes auditivos, é um exemplo de sucesso em inovação e tecnologia que possam atender melhor os clientes.

A ideia da criação desses estabelecimentos, vem do objetivo de ter um relacionamento mais próximo desse grupo, através da personalização da experiência e da criação de um espaço em que eles se possuem mais elementos familiares.

Assim, como é possível ver no vídeo acima, todos os funcionários falam a língua de sinais dos Estados Unidos, local onde fica a loja. Além disso, os aventais e móveis que compõem o ambiente, também tem descrições feitas com a língua de sinais, como forma de incentivo para que outras pessoas possam aprender a língua.

Essa estratégia reúne, na prática, todos os princípios importantes do marketing de relacionamento que vimos aqui. É preciso personalizar a experiência de forma que você possa surpreender e oferecer mais do que seu cliente espera. Com isso, você se destaca em meio a concorrência e vira a marca número um no coração do seu cliente.

Como fidelizar o cliente com o marketing de relacionamento?

Agora que você conheceu o que é e também as melhores práticas de marketing de relacionamento, não deixe de aplicar e conhecer e começar a fidelizar seus clientes.

Para isso, faça uma pesquisa com o seu público, selecione as estratégias que mais fazem sentido e mantenha todos do seu time alinhados com o mesmo objetivo.

O Rede Parcerias também pode lhe ajudar nessa tarefa! Para isso, acesse o nosso clube demonstrativo e conheça a plataforma que reúne diversas estratégias de relacionamento para encantar o seu público.