Fidelização de Clientes da Geração Z e Millennials em banco digital

Sucesso no mundo, os bancos digitais estão tomando conta de boa parte dos corações brasileiros. O setor financeiro acompanha a mudança mundial por busca de soluções digitais cada vez mais práticas. 

Fintechs fizeram parte das empresas mais rentáveis em 2021 e, pelo andamento da área, irão continuar no top 20 em 2022. Atualmente, segundo o Branz, Nubank (um banco digital) aparece em 7º na lista das 10 marcas mais valiosas do Brasil. 

Por que ter um banco digital?

Basicamente, um banco digital é  uma instituição financeira que não oferece atendimento presencial. Tudo o que o cliente precisa é de acesso a internet, um smartphone e o app do banco a escolha. 

Seja por custo baixo, menor burocracia ou maior agilidade, é fato que as contas digitais conquistaram os brasileiros. Um estudo divulgado pela fintech israelense Rapyd constatou que 83% dos brasileiros confiam em bancos digitais ao ponto de manter suas contas apenas nessas instituições. 

No mercado, é possível encontrar bancos digitais que supram a necessidade de vários clientes que procuram desde rendimento na poupança até investimentos estruturados. A verdade é que existe uma gama de serviços dentro deste segmento que pode abranger diversas áreas já procuradas pelos clientes. 

E essa é a nossa nova realidade! Você lembra a última vez que foi à uma agência bancária ou fez um pagamento de conta numa lotérica? 

“A pandemia apenas acelerou um fenômeno que já estava ocorrendo”, diz Kevin Cohee, proprietário, presidente e CEO do OneUnited Bank, o maior banco de propriedade de negros do país com sede em Boston, disse para a Forbes US.

Rentabilidade e Experiência

O Goldman Sachs, grupo financeiro multinacional, afirmou que Nubank, BTG Pactual e XP são os bancos com maiores chances de lucros no universo de bancos digitais em 2025. O Nubank, inclusive, pode chegar a pegar a maior fatia do mercado financeiro e ganhar cerca de 5% da rentabilidade. 

Em dezembro de 2021, a fintech inclusive foi avaliada como o banco digital mais valioso da américa latina após estrear na bolsa de valores de Nova York. 

A importância de fidelizar clientes

Fidelização de clientes nada mais é do que estratégias para manter o seu cliente ainda mais satisfeito com a sua marca e estabelecer uma relação de confiança. 

Fazer de o cliente se tornar um fã da sua marca é tão importante quanto garantir suas vendas. Por isso é fundamental focar no atendimento personalizado, nas condições especiais e nos produtos de qualidade. Mas, na prática, nem sempre isso é priorizado.  

De nada adianta, por exemplo, ter um atendimento impecável se o aplicativo do banco não funciona em perfeita condição ou se é extremamente lento para abrir. Para um relacionamento de sucesso com o cliente, a experiência do usuário precisar ser um fator primordial.

Estratégias de Fidelização

  • Personalize seu cliente

Você conhece seu cliente? Sabe o canal certo para se comunicar com ele? Conhece os gostos, as práticas e as suas necessidades?

Agir de acordo com a necessidade do seu cliente é fundamental para fidelizar o mesmo. O feedback do cliente, por exemplo, é um ótimo modo de mostrar que você se importa com o consumidor e o que ele precisa para ser ainda mais fiel a você. 

Com certeza você já se deparou com a famosa métrica NPS (Net Promoter Score). Sabe quando você adquire algo e te perguntam “Numa escala de 0 a 10, quanto você indicaria esse serviço para outras pessoas?”. Essa é uma excelente forma de saber se seu cliente está ou não satisfeito com o seu serviço. 

  • Apague o fogo rapidamente

Com a aceleração do mundo atual, temos menos tempo para resolver qualquer problema. 

Treine seu time de atendimento para resolver, o mais rápido possível, qualquer problema que seu cliente possa ter com o aplicativo do banco ou com a conta digital. 

Se seu cliente tem acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, é esperado que seu aplicativo permita esse acesso quando o cliente precisar. 

  • O controle na mão do cliente

Outro benefício significativo e que atrai clientes é a garantia de controle nas suas ações. Acesso em tempo real a conta, transações ou qualquer mudança na conta digital é uma oportunidade de fidelizar o cliente mostrando que ele é o comandante do próprio dinheiro. 

Como a Geração Z e os Millennials estão mudando o mundo financeiro

A Geraçao Z (ou GenZ) e os Millennials estão mudando o mercado financeiro e exigindo, cada vez mais, a conectividade perfeita. Para os GenZ, geração dos 18 a 24 anos, que nasceram com a tecnologia disponível, 37,5% escolheria um banco digital porque considera a disponibilidade sempre ativa e a melhora no UX (ou experiência  do usuário) como parte importante na escolha. 

  • Satisfação da nova geração

De acordo com a Morgan Stanley, empresa global de serviços financeiros, 80% dos Genz que utilizam smartphone já possuem conta em banco digital. Com isso, podemos ter a certeza de que a satisfação do cliente será pautada em velocidade. 

Construir um serviço que atenda, com rapidez e agilidade, essa nova geração é garantia de sucesso e fidelização. 

Menores taxas também são parte da decisão da geração Z e os Millennials para migrar para bancos digitais. 

Programas de Fidelidade no banco digital 

Se a facilidade é um elemento fundamental na hora de escolher um banco digital, como um Programa de Fidelidade pode ajudar?

O Programa de Fidelidade traz benefícios exclusivos para os beneficiários dos clube, como sorteios de prêmios incríveis, vouchers em grandes marcas, conteúdos gratuitos, quizzes e gamification e muito mais benefícios que agregados à sua marca serão um grande diferencial. 

Quer conhecer mais sobre o Clube de Vantagens do Rede Parcerias? Clique aqui e saiba mais.