Clube de Benefícios é uma estratégia de marketing de relacionamento que agrega  valor a uma marca por meio de uma inclusão de benefícios exclusivos ao produto e serviço que ela vende. 

Mas como isso é realizado? Para atingir o objetivo, é criada uma plataforma que reúne diversos diferenciais que você pode oferecer aos clientes.

Dessa forma, eles incentivam os consumidores a se inscreverem e permanecerem com a marca. Por meio de benefícios como descontos, sorteios e vouchers.

Além disso, o Clube de Benefícios também contribui para combater um dos monstros mais comuns que afeta as empresas: o Churn.

Trazido para o português, esse tema significa “taxa de rotatividade” ou “taxa de cancelamento”. Na prática, ele indica o número de clientes que deixaram de usar o seu serviço ou produto. 

Os dados de churn são preocupantes para muitas empresas do Brasil. Segundo pesquisa da Brazil SaaS Landscape, a média de churn fica entre 4 e 5% ao mês para startups brasileiras que foram consultadas.  Levando em consideração que o recomendável é uma taxa próxima de zero, esse é um número insustentável para muitas empresas.

Esse problema é mais evidente em negócios com os clientes recorrentes, como acontece na Netflix. Nela, o cliente assina um plano mensal para usar o serviço e realiza o pagamento todos os meses. O mesmo modelo também é utilizado em planos de saúde, de assistência familiar, seguradoras e outros negócios que atendem o público nesse mesmo formato. 

Confira abaixo algumas dicas para combater o Churn e como você pode utilizar o Clube de Benefícios para evitar esse problema na sua empresa.

5 dicas práticas para redução do Churn

Assim como uma visita que chega sem avisar, o cliente que deseja cancelar o serviço pode fazer isso quando você menos espera. Por isso, busque aplicar medidas no relacionamento com esse grupo desde o momento da compra para evitar que o cliente chegue até esse ponto.

Converse com os clientes

Ter uma equipe de sucesso do cliente que acompanhe os consumidores é essencial. Através dela, é possível guiá-los no uso do serviço, fornecer materiais educativos e também monitorar se continuam usando o serviço com frequência. 

Importante lembrar, que a comunicação funciona como um elo entre negócios e pessoas, sendo, por isso, um pilar fundamental de qualquer estratégia. 

Tenha um relacionamento próximo

Manter contato com o cliente é uma forma de manter esse relacionamento próximo, sendo o Clube de Benefícios uma forma de realizar essa conexão.

Dentro da plataforma do clube, são oferecidos diversos benefícios que engajem o cliente. Algumas delas são: sorteios, vouchers, descontos em parceiros nacionais, cursos de formação e várias outras. 

Quando uma ação estiver em andamento, use as mídias sociais e e-mail para divulgar para os seus clientes. Lembre-se: manter o cliente engajado com sua marca é uma forma de evitar que ele busque a concorrência, o que diminui a chance de churn. 

Surpreenda seus clientes

Aproveitando que você já tem uma plataforma para usar como suporte de engajamento, use-a para surpreender o seu cliente. Dentro do Clube de Benefícios do Rede Parcerias, por exemplo, todos os meses tem novidades para os usuários do clube, além de comunicação para você enviar aos clientes.

Mas você também pode pensar em ações específicas para o seu público. Alguns exemplos são:

  • Concursos que estimulem a criatividade;
  • Quiz temático que traga prêmio;
  • Sorteio em uma data importante para o seu setor;
  • Inclusão de descontos em parceiros que sejam importantes para o seu cliente.

Faça ações personalizadas

Outra dica que reforça a importância da comunicação. Mesmo tendo uma comunicação geral com toda a sua base de clientes, é preciso também que se tenha um diálogo personalizado quando se trata de alguns assuntos. Dois deles são:

  • Motivação para usar o produto (é preciso orientações específicas para clientes que possam ter problemas ou dúvidas sobre qual a melhor forma de usar o serviço);
  • Jornada do Cliente (guie o seu cliente ao sucesso por meio de marcos individuais que o permitem avançar);

Uma forma de unir esses dois pontos é por meio da Gamificação

Esse é o termo utilizado para definir a aplicação de estratégias de jogos de videogame em atividades diárias com o objetivo de engajar, facilitar o aprendizado e motivar comportamentos. 

Dessa forma, você pode pensar em recompensas para clientes que atingirem um determinado marco de sucesso da jornada e usar como motivação no aprendizado do melhor uso do serviço.  

Invista em Experiência do Cliente

Customer Experience (CX), ou Experiência do Cliente (em português) é o nome que se dá para o conjunto de percepções e impressões que um consumidor possui sobre uma determinada empresa após interagir com ela. (Fonte: SalesForce)

Assim, a experiência do cliente propõe interações no antes, durante e depois da venda. O objetivo é criar experiências únicas e marcantes que não apenas atende às expectativas, mas as superem, por meio de ações como:

  • Soluções em tecnologia para melhora no atendimento e usabilidade do serviço (IA, UX);
  • Atendimento Humanizado e dinâmico;
  • Ter um conjunto de benefícios para contribuir com a fidelização.

Leve o Clube de Benefícios do Rede Parcerias para sua marca

O Clube de Vantagens do Rede Parcerias é um clube de benefícios completo pensado para contribuir com a atração, retenção e fidelização de clientes. 

Por meio de uma plataforma pensada para melhorar a experiência do seu cliente e aproximá-lo com sua marca, são desenvolvidas diversas ações que contribuem para reduzir o churn da sua empresa.

Dentro do clube, todos os meses tem novidades com descontos em diversos parceiros nacionais, além de sorteios, concursos e uma curadoria de benefícios gratuitos que incluem revistas, cursos e jogos.

Além disso, você também pode incluir parceiros de sua preferência e adquirir vouchers em marcas selecionadas para presentear clientes. Tudo isso com um SAC que presta suporte aos usuários do clube e com comunicações para você enviar ao seu cliente.

Acesse o nosso Clube Demonstrativo e veja na prática os benefícios que irão encantar seu cliente.

Em um fundo amarelo com uma imagem de um computador, há um botão para acessar o clube demonstrativo do Rede Parcerias