10 dicas para converter leads em novos clientes

As empresas que seguem dicas para converter leads em novos clientes fidelizados podem se destacar no mercado consumidor, dadas as diversas vantagens que isso proporciona.

Seja uma empresa que está iniciando os trabalhos, ou aquela que já possui experiência para entender como o mundo dos negócios funciona, é preciso sempre estar atento à estrela principal: o cliente. 

A seguir serão apresentadas 10 dicas essenciais para a conversão de leads em clientes, e como isso afeta de maneira positiva o mercado consumidor e o plano de negócios de qualquer empresa.

1. Apresente atrativos válidos e acessíveis

A principal estratégia utilizada para atrair os leads é o Inbound Marketing em que a campanha publicitária joga uma isca para chamar a atenção dos potenciais clientes. 

Essa é uma forma de aplicar o marketing de conteúdo, em que a produção de material serve como um atrativo para os usuários da internet, qualquer que seja a plataforma digital que está sendo utilizada. 

Isso pode ser desenvolvido em forma de artigos e textos, vídeos publicitários e institucionais, podcasts, entre outros conteúdos que sejam válidos e acessíveis.

2. Explore os pop-ups e landing pages

Os pop-ups devem ser aplicados com parcimônia, mas que devem apresentar um destaque interessante ao lead.

Dessa forma, pode ser a divulgação de um novo produto ou serviço, ou estimular o reposicionamento de uma marca. 

As landing pages servem para a distribuição de materiais exclusivos, ajudando na captura de dados e criando uma conexão entre a empresa e o lead. 

Nesse quesito, é importante manter o relacionamento com o lead, ou então cliente, de forma frequente, para garantir que sempre volte e esteja presente no momento necessário.

A técnica de CTA (Call To Action), ou chamada para ação, está muito associada à disponibilidade de link building, pois ambos tornam o lead um executor por vontade própria. 

O que a estratégia de Marketing propõe é apenas facilitar o acesso a produtos e serviços, ofertas e promoções. 

O e-mail é uma ferramenta muito utilizada nesses casos, pois ele pode ser personalizado e individualizado, apresentando uma chance única para o lead aproveitar o momento.

4. Produza formulários de captação de dados

A simples apresentação de um formulário de contato permite que o lead disponibilize dados que podem fazer parte de um mailing maior. 

O formulário deve contar com campos simples, como:

  • Nome completo;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Sugestão ou interesse.

O envio de material pode estar associado a Marketing de Conteúdo que seja específico para uma segmentação determinada e dentro da campanha publicitária. 

5. Ofereça a inclusão em um Clube de Vantagens

As pessoas gostam de fazer parte de uma associação, de produtos e serviços exclusivos, e isso pode ser apresentado dentro de um Clube de Vantagens. 

Esse é o tipo de ação que atrai diversos leads, permitindo que a relação seja duradoura conforme as vantagens oferecidas, mantendo um valor agregado ao cliente para a própria empresa. 

O Clube de Vantagens também leva a outros benefícios para quem investe nesse tipo de serviço, pois proporciona engajamento dos clientes e fortalece o número de indicações para outras pessoas. 

6. Tente segmentar os leads no funil de vendas

A partir do inbound marketing, é possível estabelecer dados que identificam e facilitam a segmentação, seja por gênero, faixa etária ou qualquer outro ponto a ser estipulado.

A jornada de compra proposta para um lead permite que a equipe de vendas acompanhe todo o processo. 

Se os passos forem segmentados, é possível direcionar para uma solução atraente e que facilite a conversão do lead em cliente.

7. Influencie utilizando réguas de relacionamento

Ainda sobre a jornada de compra, é possível utilizar régua de relacionamento a partir do topo do funil de vendas, onde o lead passa pelo aprendizado e descoberta. 

Em conjunto com a equipe de vendas, é possível entender qual o problema e quais são as soluções mais plausíveis. 

8. Não esqueça da automação de processos

A tecnologia não pode passar despercebida pelas empresas. Para auxiliar nesse processo, há programas de CRM (Customer Relationship Management), ou gerenciamento de relacionamento com o consumidor. 

Esses programas permitem a segmentação e a comunicação com os leads de maneira apropriada, de forma qualificada e manutenção do relacionamento de forma automatizada.

9. Sempre acompanhe as métricas e faça testes

Com a disponibilidade de diversas ferramentas que permitem a divulgação em massa, como o  Twitter Ads e outras redes sociais, é preciso aplicar diferentes estratégias explorando:

  • Aplicativos personalizados;
  • Lojas virtuais;
  • Redes sociais;
  • Sites corporativos.

Assim o encantamento que parte do cliente pode ser aplicado em diversas situações.

10. Explore a curiosidade do consumidor

Nunca se esqueça que as pessoas são curiosas, e isso pode ser um bom motivo para atrair consumidores.

Por fim, é importante oferecer diferentes soluções, desde que a decisão de compra seja feita pelo cliente, mesmo que ele tenha sido direcionado para um caminho mais apropriado.