Programa de indicação de clientes: veja como montar!

Você já ouviu falar de programa de indicação de clientes? Essa prática tem crescido cada dia mais entre empresas que desejam captar novos clientes. Para isso, investem em estruturar um programa realmente interessante que faça as pessoas olharem com bons olhos para ele!

O famoso “boca a boca” ainda é uma boa opção para propaganda. No entanto, é difícil dimensionar como esse marketing é feito. Assim, diversas marcas buscam o programa de indicação de clientes como alternativa para se tornarem uma referência em seu nicho.

Porém, não basta ter um programa de indicação sem que ele esteja realmente estabelecido com diretrizes que o faça funcionar! Logo, é importante compreender como fazer um modelo que traga benefícios reais e motivadores.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para te ajudar a estabelecer o seu programa de indicação de clientes. Vem com a gente e saia desse post pronto para estruturar o seu!

O que é um Programa de Indicação de clientes?

Um programa de indicação é uma estratégia de marketing na qual os clientes são incentivados a recomendar produtos ou serviços da empresa para seus amigos, familiares ou conhecidos. 

Essa recomendação pode ser feita de várias formas, como compartilhando um link especial, preenchendo um formulário ou mencionando a empresa em suas redes sociais.

Em troca, é oferecido algum tipo de recompensa para o cliente que faz a indicação, como descontos, brindes, créditos ou pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços. O objetivo principal é aproveitar a rede de contatos dos clientes para atrair novos.

Porque ter um programa de indicação de clientes

Diversas são as vantagens de ter um programa de indicação. Dentre elas: custo-benefício, pois é possível atrair clientes a custo menor; construção de relacionamento, pois engaja os que já são clientes; e reputação da marca, pela imagem positiva que as recomendações geram. 

Além disso, veja só que dados interessantes:

  • Segundo estudo da Nielsen, empresa de informações e dados, 92% dos consumidores confiam mais em recomendações do que em anúncios. Isso demonstra como essa ação gera autoridade e confiança;

  • Ademais, conforme pesquisa do MGM (Member Get Member), mais de 90% dos brasileiros já indicaram uma empresa para um conhecido. Assim, essa é uma estratégia com grande potencial e que deve ser aproveitada.

Agora que você já entendeu o que é e porque montar um programa de indicação, confira o passo a passo para estruturar o seu.

Como montar um programa de indicação

Existem alguns critérios que precisam ser considerados no momento em que você estiver estruturando o seu programa de indicação, pois somente assim será possível construir uma estrutura que realmente funcione para aqueles que desejarem aderir!

Dessa forma, as dicas que elencamos a seguir traduzem com eficiência aqueles programas que mais tiveram sucesso, já que eles são balizadores de modelos que realmente motivam indicações, assim como apresentaram benefícios interessantes para possíveis clientes.

Acompanha a sequência:

01. Pesquise os concorrentes

O primeiro passo, é pesquisar quais dos seus concorrentes já fazem isso e como fazem. Logo, é possível determinar qual será o diferencial do seu modelo e, com isso, traçar um plano para que o seu programa seja bem mais atrativo.

Nesse caso, é importante fazer uma pesquisa profunda, que englobe aspectos que você deseja aplicar, para que você possa medir se eles realmente funcionam no concorrente e eliminá-los caso não pareçam interessantes. 

Por fim, também é importante listra os pontos que deram certo, e reformulá-los para o seu contexto.

02. Escolha como bonificar um cliente por indicação

Já pensou que aquilo que pretende oferecer para o seu cliente precisa ser algo realmente interessante? Há empresas que formulam um programa de indicação básico, o que acaba não ajudando a trazer novos clientes.

Assim, você pode pensar em descontos, brindes e gratuidades, ou como muitos estão fazendo, investir em um clube de benefícios que seja realmente atraente. Pense naquilo que você, enquanto cliente, gostaria de receber de vantagem da empresa que irá comprar. 

03. Formule as regras

Tendo escolhido os benefícios e feito uma pesquisa entre seus concorrentes, chegou o momento de elaborar uma cartilha de regras para os clientes poderem aderir os programas de incentivo.

Por isso, com o seu time de especialistas, pense em uma maneira clara e objetiva de estabelecer as regras do programa, para que tanto a empresa quanto os clientes possam sair beneficiados, sem dúvidas e questionamentos.

04. Capacite seus colaboradores

Sua empresa precisa estar preparada para lidar com essa nova demanda. Então é necessário que seus colaboradores sejam capacitados para lidar com isso, sem que exista qualquer tipo de dor de cabeça para o cliente, pois isso pode deixá-lo insatisfeito com o serviço.

Portanto, promova cursos de capacitação, palestras e workshops que deixem seus colaboradores realmente integrados de todo o processo do seu programa de indicação de clientes. 

Assim, além de evitar conflitos com os consumidores, você começa a se estabelecer como uma empresa que tem um público interno externo realmente engajado com o programa de indicação.

05. Invista em marketing digital

Como você vai divulgar que a sua empresa possui um programa de indicação de clientes. Já pensou nisso? Pois é, existem diversas maneiras de facilitar o acesso do público alvo ao seu programa, uma delas – se não a mais evidente – é o marketing digital.

Assim, alguns canais que você pode utilizar para divulgados são:

Comunicar os benefícios é essencial para que o público esteja engajado com a ação. Então não deixe de ter uma estratégia de divulgação estruturada e que seja contínua.

06. Estabeleça metas

Tendo feito tudo isso, e com o programa já rodando ativamente, agora é o momento de verificar se ele realmente está trazendo novos clientes

Para isso, é importante um planejamento de metas a serem atingidas, pois assim é possível compreender o avanço ou não que você está conseguindo.

Administrar as métricas, com números de usuários aderindo, conversão, vendas e cadastros é uma maneira de entender se você realmente está conseguindo mais visibilidade do público ao qual atende, bem como se a implementação de um programa de indicação realmente está trazendo lucro.

3 Dicas infalíveis para você ter sucesso no seu programa de incentivo!

Além dos passos essenciais para montar um bom programa de indicação de clientes, existem dicas super atrativas que podem colocar o seu modelo como um tipo de programa que – de maneira satisfatória – agrade aos consumidores. 

Para isso, nós trouxemos 3 sugestões que farão do seu programa um modelo infalível para captar clientes que realmente tragam retorno para o seu negócio. Confira!

01. Saiba quando pedir indicações

Abordar seu cliente e pedir indicações em um momento inoportuno é algo que pode afetar completamente seu relacionamento com ele. Isso porque é totalmente compreensível que ele se sinta forçado a fazer algo que não está preparado ou que não possui tempo.

Portanto, encontre o momento ideal para solicitar a indicação, que pode ser logo após uma pesquisa de satisfação, ou após uma ótima experiência de compra. Essas situações facilitam a abordagem, pois nesse momento o cliente está disponível e satisfeito para fazer indicações.

02. Facilite a maneira de indicar

Facilitar a maneira de fazer indicações é uma grande vantagem, uma vez que o cliente – a qualquer sinal de dificuldade – pode acabar desistindo. Leve sempre em consideração que ele tem outras demandas diárias, por isso esse processo tem de ser simples e rápido. 

Assim, você pode pedir para o setor de TI da sua empresa inserir botões de compartilhamento nas redes sociais, ou ainda por meio de aplicativos como WhatsApp, porque eles facilitam o compartilhamento e traz a agilidade necessária para esse processo.

03. Sempre recepcione bem seus consumidores

Recepcionar bem as indicações é o mínimo a ser feito. Contudo, é importante pensar também em uma abordagem mais interessante para aqueles que estão chegando. 

Dessa forma, sua empresa precisa considerar a experiência do cliente, ou seja, a satisfação em todos os pontos de contato com sua marca.

Além disso, você pode usar esse momento para conseguir ainda mais indicações. Para isso, é possível dar prêmios extras para aqueles clientes que fazem mais indicações, proporcionando motivação para uma nova leva de possíveis clientes.

Exemplos de programa de indicação

Conhecer exemplos de programa de indicação é uma ótima maneira de ter ideias para aplicar no seu. Por isso, separamos três exemplos para você se inspirar. 

Uber

O programa de indicação do Uber é pensado para atrair novos motoristas e passageiros. Assim,  as indicações de novos usuários para a plataforma geram créditos ou bônus em troca. Um ponto interessante, é a possibilidade de acompanhar o status da indicação direto do aplicativo.

Boticário

Outra empresa que também utiliza essa estratégia é o Boticário. Para deixar as indicações mais atrativas, a empresa disponibiliza ofertas e cupons de descontos exclusivos para clientes que tiveram um cupom de indicação. Assim, é possível utilizar esse argumento para trazer mais consumidores. 

Natura

Por fim, temos mais uma empresa de beleza e cuidados: a Natura. O programa de indicação da empresa, Indique e Ganhe, é baseado na seguinte lógica: tanto a pessoa que indica, como a que recebeu a indicação, ganham um cupom de desconto extra de mesmo valor na primeira compra. 

Assim, além de já ter um desconto pelo cadastro, a pessoa ainda tem esse algo a mais que incentiva a fazer a indicação para mais amigos. 

Conclusão

Percebeu como é possível estruturar um bom programa de indicação de clientes com poucos passos? Agora é só colocar a mão na massa e começar a estruturar seu projeto, sempre considerando aquilo que é indispensável.

Não deixe de também acessar o nosso clube demonstrativo, uma plataforma com centenas de benefícios que você pode usar para motivar os seus clientes a fazer indicações e também para garantir a fidelização do seu público.