Como abordar clientes? 6 dicas infalíveis para aplicar no seu negócio

A concorrência no mundo comercial é realmente insana. Afinal, existem muitas empresas que podem oferecer a mesma solução que a sua. Logo, é necessário entregar um diferencial logo no início para se destacar. Por isso, é crucial saber como abordar clientes

E é exatamente nesse ponto que muitos vendedores erram, prejudicando todo o andamento das vendas, seja por não saber se aproximar, ser incisivo demais ou ainda perder o tempo certo para fazer a abordagem. Em todo o caso, o resultado é um só: o cliente foge e nem olha para trás.

Pensando nisso, preparamos o artigo a seguir para ensinar as melhores maneiras de apresentar as soluções que você oferece para o público e aumentar suas chances de vender. 

No conteúdo, você confere o que é abordagem de vendas e ainda vê 6 dicas infalíveis de como abordar um cliente pela primeira vez de forma assertiva. Não perca tempo e confira!

O que é abordagem de vendas e qual a importância?

A abordagem de vendas é uma das primeiras — e mais importantes — etapas do processo comercial. Em suma, trata-se da maneira como a equipe de vendas faz a primeira interação com um possível cliente e envolve diversos elementos, como conteúdo da conversa, postura do profissional e até mesmo a aparência. 

E, sim, esse é um processo vital e que, por isso, merece a devida atenção. Isso porque a forma de abordar os clientes pode ser o diferencial entre ele chegar no final da jornada do consumidor — adquirir sua solução — ou desistir no meio do caminho. 

A boa notícia é que fazer uma boa abordagem de clientes não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Na verdade, basta seguir as 6 dicas que mostramos a seguir e, é claro, treinar bastante até que todos os passos se tornem mais naturais!

Como abordar clientes pela primeira vez? 6 estratégias que funcionam 

Para aprender como abordar clientes de maneira assertiva e garantir as vendas, siga estas 6 dicas:

  • preste atenção ao timing; 
  • capriche na apresentação;
  • saiba a hora de falar e de ficar quieto; 
  • conheça bem as soluções que oferece; 
  • informe os benefícios com sinceridade; 
  • tenha uma boa postura.

Aliás, essas dicas são válidas também para entender como abordar um cliente pelo WhatsApp, viu? Dito isso, veja como colocar cada uma delas em prática!

1. Preste atenção ao timing 

A primeira dica de como abordar clientes é se atentar ao timing. Em outras palavras, escolher o momento certo de se aproximar e dar início à apresentação das soluções da sua empresa. Em especial, quando a venda acontece de maneira não presencial. 

Se o vendedor chega cedo demais e vai com muita sede ao pote, pode ser que o consumidor ainda não esteja preparado para tomar a decisão, há chances de perder a oportunidade. 

O mesmo acontece se esperar muito, perdendo o momento e fazendo com que o cliente busque a solução da concorrência. E como saber o timing? 

Bem, analisar o comportamento de outros consumidores auxilia a descobrir a hora certa de abordar. E com o tempo, esse processo se torna automático e, consequentemente, mais fácil. 

2. Capriche na apresentação

Essa é uma daquelas dicas de como abordar um cliente pelo WhatsApp ou qualquer outro canal de contato. Tenha em mente que o consumidor não conhece nem você e nem a sua empresa.

Por esse motivo, é necessário caprichar na apresentação. Comece falando seu nome, cargo e companhia. Em seguida, fale do produto/ serviço e explique as funcionalidades dele, criando, assim, uma proximidade com o lead. 

Por falar nisso, não se esqueça de falar onde pegou o contato. Isso evita que sua mensagem seja ignorada e você, bloqueado. Afinal, ninguém gosta de ser abordado por completos desconhecidos, sem uma justificativa, concorda?

3. Saiba a hora de falar e de ficar quieto  

Não cometa o erro de falar demais na primeira abordagem de clientes. Após a apresentação, abra espaço para o cliente falar sobre seus problemas e seus objetivos para o futuro. Não seja um “palestrinha”. 

Além disso, evite enrolar ou “enfeitar” muito o discurso. O ideal é informar tudo o que precisa rapidamente, de maneira objetiva e fácil de entender. 

Ao mesmo tempo, faça perguntas estratégicas para compreender o que o consumidor deseja. Por exemplo, questione sobre as dificuldades que ele enfrenta no dia a dia. Assim, você consegue oferecer uma solução mais personalizada. 

4. Conheça bem as soluções que oferece

Uma das bases de como abordar um cliente pela primeira vez é saber o que vende. Ou seja, é necessário estudar suas soluções, o que elas fazem, quais são os benefícios, etc. 

Aliás, essa dica também ajuda a criar mais valor para os produtos/ serviços. Isso significa que o cliente passa a considerar o que a solução entrega e não apenas o preço na hora de escolher se a leva ou não. 

5. Informe os benefícios com sinceridade 

Sempre preze pela honestidade ao falar sobre os benefícios da solução. Evite exagerar características ou fazer promessas que não pode cumprir. 

Lembre-se: se o cliente resolver comprar e perceber que foi enganado, ele não apenas não volta a fazer negócio com você, como também pode falar mal da empresa para as outras pessoas, prejudicando as vendas futuras. 

6. Tenha uma boa postura 

A sexta e última dica de como abordar clientes é mais voltada para vendas presenciais ou reuniões on-line, que é: ter uma boa postura. Afinal, manter as costas retas, ombros para trás e fazer contato visual passa mais confiança e credibilidade. 

Da mesma forma, preste atenção ao visual. Evite usar roupas muito justas, decotadas ou desgastadas. Lembre-se: “a primeira impressão é a que fica” e é essencial demonstrar profissionalismo logo de cara. 

Já em ligações, se certifique de falar claramente, evitando gírias e sempre em um volume adequado. 

Para finalizar, coloque estas dicas de como abordar clientes em prática. E caso seja gestor de equipes, aproveite para montar treinamentos para garantir que todos os vendedores saibam aplicá-las a todo momento!

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CEO do Agendor, plataforma de CRM para equipes de vendas, que atua como um assistente pessoal para otimizar todo o processo de gestão.