Marketing Viral: tudo que você precisa saber sobre

O Marketing Viral é uma evolução do chamado “marketing boca a boca”, e visa criar posts e conteúdos que possam viralizar e gerar buzz para a marca. Entram aqui posts, memes e conteúdos que ganharam grandes proporções, fazendo todo mundo comentar sobre. 

Dessa forma, o marketing viral pode ser definido como “qualquer estratégia de marketing que tem como objetivo explorar as conexões entre as pessoas para se espalhar e viralizar. É considerada uma técnica com custos menores que as ações tradicionais, pois a mídia utilizada é o próprio público-alvo.” (Fonte: RD Station)

Um ponto importante a ser destacado, é que essa é uma estratégia espontânea de engajamento, ou seja, orgânica. Por isso, é preciso que os clientes e seguidores se identifiquem com a ação, o que faz necessário uma mensagem relevante e, ao mesmo tempo, compartilhável. 

Apesar de muito positiva para as marcas, por ser uma estratégia orgânica, é muito difícil criar um post viral com frequência. Entretanto, é possível conhecer algumas estratégias para observar quando é o melhor momento para investir em um post desse estilo. 

Estratégias de Marketing Viral

Antes de tudo, é preciso entender se o conteúdo viral será positivo para a marca. Existem diversos casos de negócios que viralizaram, mas não com os assuntos que gostariam. O “fale bem ou falem mal, mas falem de mim”, não é válido aqui. Logo, de início, pense se esse será um tipo de post positivo para ter o seu produto ou serviço associado.

Para isso, pense em quais as causas e valores você quer que sua empresa seja associada. Alguns exemplos:

  • Assuntos importantes que estão ligados ao seu setor e que você pode se posicionar;
  • Campanhas e datas comemorativas, como Dia das mães e Outubro Rosa;
  • Valores que sua empresa quer defender, como empatia e foco no cliente.  

O segundo passo, é estar atento ao que acontece ao seu redor. Como já destacado, esse é um tipo de estratégia que surge de forma espontânea, mas que pode ser desenvolvida a partir de um feeling do que pode ou não viralizar.

Dessa forma, monitore notícias, o que vem sendo assunto nas redes sociais e o que está sendo falado por seus clientes ou público alvo. Tendo ciência do que as pessoas gostam de comentar, será possível criar uma ação mais eficiente.

Ocorreu recentemente, por exemplo, as Eleições de 2022. Por ser um assunto que envolve a vida de todos os brasileiros, esse é um tópico muito comentado durante o período. Com isso, é possível criar conteúdos que tenham ligação com o período democrático, e que não citam nenhum candidato em específico, servindo para atingir todos os públicos.

Por exemplo, se você tem uma empresa do setor financeiro, você pode explicar às pessoas como o resultado das eleições pode afetar preços e juros. A área da comunicação, por sua vez, pode explorar e explicar para o público as estratégias que os políticos utilizam para chegar à população.

Assim, busque a relação entre um assunto de destaque e sua marca e aproveite para criar conteúdos.

Por fim, trabalhe os sentimentos e emoções. Todos os posts virais despertam alguma emoção naqueles que compartilham, seja alegria, sonhos ou esperança. Após identificar que tipo de sentimento quer proporcionar, alinhe imagem, texto e mensagem com os valores da sua marca e comece a compartilhar. 

Post Viral: Passo a passo

Feito o check-list do tópico anterior, é hora de criar o post. Nesse momento, esteja atento para que as peças e materiais contenham os seguintes pontos, todos muito importantes para o sucesso do marketing viral:

  • Use imagens e cores que possam despertar o interesse através de emoções;
  • Tenha algum gatilho mental ou uma experiência;
  • Todas as partes juntas contam uma história.

Os memes tem um grande destaque nesse formato, por conseguirem tratar de diversos temas por meio de posts simples e despertam o humor. Segundo pesquisa da Consumoteca Lab, divulgada em 2019, 73% das pessoas souberam de uma notícia política por meio de memes, o que mostra o impacto deles. Tal ponto une os memes a um assunto muito comentado, já destacamos acima. 

Assim, para a pesquisa “o meme surge no espaço entre entender melhor os fatos e emitir uma opinião sobre eles. Um dos fatores que mais impulsiona sua viralização é a sua capacidade de articular o momento e simplificar uma situação que o público vivenciou, mas nem sempre dá conta de explicar em palavras.

Porém, lembre-se: além de utilizar essa imagem, também é preciso trabalhar a história como um todo. Por isso, leve também em consideração os passos anteriores na hora de encaixá-los em sua estratégia e crie legendas ou outros conteúdos em cima disso, para trabalhar a mensagem como um todo.

Apesar de destacarmos posts de forma individual, também é possível pensar em ações mais completas de engajamento. Alguns exemplos, são: sorteios, concursos, vouchers, quizzes e condições especiais como desconto. Logo, você pode criar a ação e promovê-la nas mídias sociais. 

O Clube de Vantagens do Rede Parcerias ajuda marcas nessas estratégias de engajamento. Confira o nosso case de sucesso realizado com vouchers durante uma ação do Dia das Mães na Affix Sou. 

Confira abaixo outro case de sucesso. Dessa vez, utilizando as técnicas de post viral. 

Estratégia viral: Ursinho curte férias em hotel

(Fonte: Twitter / annapickard) 

Um hotel do Havaí usou essa estratégia para viralizar em 2019. Após passar as férias no hotel com a família, o pequeno Doozer Pickard acabou perdendo o ursinho Sutro, seu melhor amigo, algo que o deixou muito triste. 

A mãe entrou em contato com o hotel, mas tinha pouca esperança de encontrá-lo por ser um local grande. Entretanto, a equipe do hotel se esforçou não só para achar o ursinho, mas também para encontrar outro amigo peludo com quem ele pudesse aproveitar as férias.

ursinho curtindo as férias
(Fonte: Twitter / annapickard)

As imagens do Surto foram compartilhadas com o dono e também nas redes sociais, o que contribuiu para que o hotel viralizasse pela atenção que oferece aos clientes.

O caso vai de encontro às estratégias que foram aqui apontadas. A oportunidade surgiu e o hotel conseguiu unir texto, imagem e mensagem de forma a despertar emoções daqueles que vissem o post. 

Assim, mesmo o marketing viral não tendo uma receita que pode ser seguida, estar atento a essas oportunidades e aproveitá-las quando possível, é uma ótima forma de viralizar entre o seu público alvo ou de gerar mídia para sua marca. 

Quer aprender mais sobre outros assuntos que trarão insights para o seu negócio? Acesse outros conteúdos do nosso blog

Banner com CTA para o Clube Demonstrativo do Rede Parcerias