Marketing Viral: o que é, como fazer + exemplos

Segundo o dicionário, a palavra viral se refere a algo que se espalha de forma rápida, como se fosse um vírus. Dessa forma, no contexto das mídias sociais, é cada vez mais comum que informações e conteúdos alcancem muitas pessoas em um curto espaço de tempo.

Surge assim o marketing viral, evolução do chamado “marketing boca a boca”, que visa criar publicações que possam viralizar e gerar buzz para a marca. Entram aqui posts, memes e conteúdos que ganham grandes proporções, fazendo todo mundo comentar sobre. 

Ao longo desse artigo, você entenderá mais sobre esse conceito, práticas, exemplos e outros pontos que irão ajudar você a aplicar essa estratégia na sua empresa. Siga a leitura! 

O que é Marketing Viral?

O marketing viral é uma estratégia que visa promover marcas ou produtos de forma rápida e ampla, usando a força do boca a boca nas mídias sociais. Logo, ele cria uma mensagem que seja cativante o suficiente para milhares ou milhões de pessoas compartilharem. 

Um ponto importante a ser destacado, é que essa é uma estratégia espontânea de engajamento, ou seja, orgânica. Por isso, é preciso que a mensagem seja original e relevante para que o público-alvo se identifique com a ação.

Além disso, essa estratégia também pode ser impulsionada por influenciadores. Nesse caso, é importante escolher influencers que se conectem com a sua marca e tenham um público-alvo semelhante, pois assim mais pessoas se interessarão pela comunicação.

Quais os tipos de Marketing Viral?

Os tipos de marketing viral podem ser definidos por meio do modelo de conteúdo que deseja fazer. Separamos aqui os principais. Lembre-se que uma estratégia também pode reunir mais de um deles caso faça sentido:

  • Conteúdo compartilhável: nesse caso você pode se concentrar apenas em fazer um conteúdo que seja muito compartilhado, por meio de uma mensagem atrativa e que desperte o interesse dos usuários em enviar a publicação para familiares e amigos;

  • Desafios e Concursos: na era das trends das redes sociais, você pode criar um desafio ou concurso que incentiva as pessoas a publicarem sobre isso. Aqui o foco não é um post em si, mas na comunicação em torno da ação, que gera visibilidade para a marca;

  • Parceria com influenciadores: já destacamos como os influenciadores podem ser parceiros das ações virais. Porém, você também pode fazer uma ação em que eles sejam o principal ponto da estratégia. Nesses casos, pode ser necessária a parceria com mais de um influencer;

  • Campanhas de hashtags: O uso de hashtags criativas pode ajudar a espalhar uma mensagem específica nas redes sociais. Dessa forma, você pode pensar em uma e usar em suas postagens, sempre incentivando outras pessoas a usarem também. Essa é uma ótima maneira de criar uma comunidade em torno da marca;

  • Experiências Interativas: criar experiências interativas, como sorteios ou jogos, pode capturar a atenção dos usuários e incentivá-los a compartilhar suas experiências com os outros.

Benefícios do Marketing Viral

O marketing viral tem a capacidade de alcançar um grande público em pouco tempo. Nesse sentido, o fato dos conteúdos virais serem amplamente compartilhados sem a necessidade de um alto investimento em mídia paga, aumentando o tráfego orgânico, é um dos principais benefícios dessa estratégia. 

Além disso, o aumento de tráfego gera mais interações nas redes sociais, melhorando a visibilidade e criando uma comunidade em torno da marca. Para se ter uma ideia, conteúdos virais são populares, com 40% dos vídeos online se tornando virais, segundo o DataReportal.

Por fim, campanhas virais bem-sucedidas criam associações positivas para os consumidores, o que pode levar a um rápido crescimento na base de seguidores nas redes sociais, resultando em mais vendas e conversões.

Elementos-chave do Marketing Viral

É claro que esse tipo de conteúdo não segue uma receita de bolo, mas existem alguns elementos que são essenciais para campanhas virais. Confira os principais:

  • Tenha um timing estratégico: lançar campanhas em momentos oportunos, aproveitando datas e eventos importantes pode aumentar o impacto da publicação;

  • Identificação com o público: o conteúdo deve se assemelhar aos interesses e necessidades do público para gerar engajamento e compartilhamento espontâneo;

  • Apelo à ação: é interessante utilizar gatilhos que incentivem o compartilhamento, como “marque um amigo” para amplificar o alcance;

  • Desperte emoções: usar as postagens para despertar emoções como alegria ou compaixão podem incentivar os consumidores a compartilhar e discutir sobre o conteúdo.

Esses elementos, quando combinados com criatividade e originalidade, podem ser determinantes para o sucesso de uma campanha viral. Criando, assim, um impacto duradouro em quem consome os conteúdos da sua marca. 

Como fazer marketing viral?

Imagem ilustrativa dos elementos das redes sociais e de posts virais

Apesar de muito positiva para as marcas, por ser uma estratégia orgânica, como já foi destacado, é muito difícil criar um post viral com frequência. Entretanto, é possível conhecer algumas estratégias para observar quando é o melhor momento para investir em um post desse estilo. 

Antes de tudo, é preciso entender se o conteúdo viral será positivo para a marca. 

Existem diversos casos de negócios que viralizaram, mas não com os assuntos que gostariam. O “fale bem ou falem mal, mas falem de mim”, não é válido aqui. Logo, de início, pense se esse será um tipo de post positivo para ter o seu produto ou serviço ser associado.

Para criar um post que faça sentido para a reputação da sua empresa, e que também tenha mais chances de viralizar, você precisa se atentar a 3 pontos:

01. Pense nos valores da sua marca

Pense em quais as causas e valores você quer que sua empresa seja associada. Alguns exemplos são:

  • Assuntos importantes que estão ligados ao seu setor e que você pode se posicionar;
  • Campanhas e datas comemorativas, como Dia das mães e Outubro Rosa;
  • Valores que sua empresa quer defender, como empatia e foco no cliente.  

02. Esteja atento às novidades 

O segundo passo é estar atento ao que acontece ao seu redor. Como já destacado, esse é um tipo de estratégia que surge de forma espontânea, mas que pode ser desenvolvida a partir de uma percepção do que pode ou não viralizar.

Dessa forma, monitore notícias, o que vem sendo assunto nas redes sociais e o que está sendo falado por seus clientes ou público alvo. Tendo conhecimento do que as pessoas gostam de comentar, será possível criar uma ação mais eficiente.

03. Ligue sua marca ao que acontece no momento

O último passo é buscar conectar o assunto do momento a sua marca, caso você tenha identificado que ele faz sentido para os valores da sua empresa.

Nesse momento, pense nos sentimentos e emoções que deseja despertar. Todos os posts virais despertam alguma emoção naqueles que compartilham, seja alegria, sonhos ou esperança. Identificar vai lhe ajudar a proporcionar isso nos textos e imagens. 

Imagem com link para ebook pdf sobre gamificação de clientes

Post Viral: Passo a passo

Após aplicar as dicas acima, é hora de criar o post com os elementos que aprendeu. Nesta etapa, esteja atento para que as peças e materiais contenham os seguintes pontos, todos muito importantes para o sucesso do marketing viral:

  • Use imagens e cores que possam despertar o interesse por meio de emoções;
  • Tenha algum gatilho mental ou uma experiência;
  • Todas as partes juntas contam uma história.

Os memes têm um grande destaque nesse formato, por conseguirem tratar de diversos temas por meio de posts simples e que despertam o humor. 

Segundo pesquisa da Consumoteca Lab, divulgada em 2019, 73% das pessoas souberam de uma notícia política por meio de memes, o que mostra o impacto deles. Tal ponto une os memes a um assunto muito comentado, como já destacamos acima. 

Assim, para a pesquisa “o meme surge no espaço entre entender melhor os fatos e emitir uma opinião sobre eles. Um dos fatores que mais impulsiona sua viralização é a sua capacidade de articular o momento e simplificar uma situação que o público vivenciou, mas nem sempre dá conta de explicar em palavras”.

Porém, lembre-se: além de utilizar imagens e textos estratégicos, também é preciso trabalhar a história que deseja contar, para que o público se conecte com a comunicação.

Por isso, leve também em consideração os passos anteriores na hora de encaixá-los em sua ação e crie legendas ou outros conteúdos em cima disso.

Apesar de destacarmos posts de forma individual, também é possível pensar em ações mais completas de engajamento. Assim, você também pode pensar em várias postagens sobre um tema que tenham ligação uma com a outra.

Marketing viral: 2 exemplos de sucesso

Para que você possa se inspirar na elaboração das suas ações de marketing viral, separamos dois exemplos de sucesso. Enquanto um é compartilhável pela história por trás, o outro chama as pessoas à ação por uma causa importante. Confira! 

Ursinho curte férias em hotel

Foto do ursinho Sutro
(Fonte: X/ annapickard) 

Um hotel do Havaí usou essa estratégia para viralizar em 2019. Após passar as férias no hotel com a família, o pequeno Doozer Pickard acabou perdendo o ursinho Sutro, seu melhor amigo, algo que o deixou muito triste. 

A mãe entrou em contato com o hotel, mas tinha pouca esperança de encontrá-lo por ser um local grande. Entretanto, a equipe do hotel se esforçou não só para achar o ursinho, mas também para encontrar outro amigo peludo com quem ele pudesse aproveitar as férias.

ursinho curtindo as férias
(Fonte: X / annapickard)

As imagens do Surto foram compartilhadas com o dono e também nas redes sociais, o que contribuiu para que o hotel viralizasse pela atenção que oferece aos clientes.

O caso vai de encontro às estratégias que foram aqui apontadas. A oportunidade surgiu e o hotel conseguiu unir texto, imagem e mensagem de forma a despertar emoções daqueles que vissem o post. 

Assim, mesmo o marketing viral não tendo uma receita que pode ser seguida, estar atento a essas oportunidades e aproveitá-las quando possível, é uma ótima forma de viralizar entre o seu público alvo ou de gerar mídia para sua marca. 

Ice bucket challenge (Desafio do Balde de Gelo)

O Desafio do Balde de Gelo ficou famoso em 2014, antes mesmo das populares trends do TikTok. Porém, com um modelo de reprodução parecido.

Para ajudar a ALS Association, uma organização americana que financia estudos sobre Esclerose Lateral Amiotrófica, foi criado um desafio que incentivava as pessoas a participarem e trazer também os seus amigos para a ação.

Cada pessoa desafiada precisava tomar um banho de água gelada e publicar nas redes sociais. Em seguida, desafiar um amigo a fazer o mesmo em um período de 24 horas. Se a pessoa não fizesse isso, deveria doar 100 dólares para a associação.

A campanha foi um sucesso. Muitas pessoas participaram do desafio e foram arrecadados mais de 15 milhões em doações. Perceba como unir a causa a uma ação em que as pessoas pudessem participar e interagir foi um elemento essencial para o sucesso do viral. 

Confira abaixo a participação do Bill Gates, criador da Microsoft, no desafio. O vídeo dele foi um dos mais populares do viral:

YouTube video

Conclusão

Em resumo, o marketing viral é uma poderosa estratégia para impulsionar sua marca de maneira exponencial, quando bem executado.

Lembre-se que, embora o viral seja muitas vezes espontâneo, ele é resultado de uma estratégia bem planejada, focada em criar conteúdos que emocionem, engajem e sejam facilmente compartilhados. 

Portanto, ao aplicar as dicas e elementos desse artigo, você poderá aumentar as chances de sucesso nas suas iniciativas de marketing viral, fortalecendo a presença da sua marca e alcançando novos patamares de visibilidade.

Quer aprender mais sobre outros assuntos que trarão insights para o seu negócio? Acesse outros conteúdos do nosso blog.