No conteúdo anterior, sobre os objetivos das parcerias, explicamos que se trata. Se você ainda não leu, clique aqui.

Iniciar uma parceria comercial com outras marcas ou estabelecimentos é uma ótima ferramenta de expansão comercial, principalmente para as corporações que visam captar e reter cada vez mais clientes. Através de alianças estratégicas com empresas de diferentes nichos, é possível proporcionar um maior alcance comercial, além de aumentar o volume de vendas e diminuir a taxa de rotatividade dos consumidores. 

Um dos aspectos essenciais que permitem o sucesso de parcerias comerciais é a colaboração mutuamente benéfica entre dois ou mais estabelecimentos. Através de uma associação entre empresas de nichos diferenciados, é possível evidenciar uma expansão orgânica de vendas, consumidores e, até mesmo, filiais, por conta dos esforços conjuntos nos diversos setores de ambos os estabelecimentos.

Além disso, as parcerias são essenciais para aumentar a autoridade de uma marca entre a empresa e seu parceiro e, consequentemente, a empresa e seus consumidores, diminuem significantemente a taxa de rotatividade dos clientes e aumentando a retenção de consumidores já existentes.

O QUE SÃO PARCERIAS COMERCIAIS?

As parcerias comerciais são alianças empresariais entre duas ou mais entidades que, através de uma colaboração mútua e contínua, buscam alcançar objetivos coletivos e individuais no mundo dos negócios.

Tais parcerias podem ser maneiras eficazes de difundir novas tecnologias rapidamente, entrar em um novo mercado com suporte financeiro, administrativo e estratégico, contornar restrições governamentais de maneira facilitada e menos burocrática e aprender rapidamente com as empresas líderes em um determinado campo.

VANTAGENS DE PARCERIAS COMERCIAIS

Os principais objetivos, a curto e longo prazo, de boa parte das pequenas e médias empresas, hoje, estão no aumento do crescimento da receita e na expansão do alcance do mercado. Por conta disso, as alianças empresariais com outros estabelecimentos de variados nichos tendem a trazer inúmeras vantagens e benefícios para as entidades participantes.

Entre os principais benefícios de firmar uma parceria com outra empresa estão:

  • Acesso a novos mercados-alvo: Ao considerar as vantagens e desvantagens das parcerias empresariais, é importante entender que a expansão de mercado-alvo é um dos meios mais eficazes de alcançar objetivos comerciais de maneira consistente e duradoura. Um dos principais benefícios de firmar novas parcerias é que, através dessa modalidade, é possível explorar um novo mercado usando os recursos e experiências de outra empresa, já estabelecida no nicho, sem a necessidade de alocar recursos financeiros significativos.
  • Fortalecimento dos objetivos estratégicos: Em uma parceria comercial, é possível criar uma aliança com os principais concorrentes de uma empresa e utilizar os recursos de cada uma para alcançar um "sucesso duplo". Isso também cria uma vantagem competitiva significativa sobre outras empresas que atuam no mesmo mercado, além de auxiliar no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias que podem destacar ainda mais as empresas parceiras.
  • Compartilhamento de conhecimentos e recursos: Outro benefício importante da parceria comercial é o fornecimento do "know-how" exclusivo da empresa com a qual está sendo formada a aliança. Estratégias de marketing e especializações técnicas são dois exemplos dos tipos de conhecimentos que podem ser compartilhados entre empresas parceiras.

QUAIS OS TIPOS DE PARCERIAS COMERCIAIS? 

Existem inúmeras maneiras de uma empresa formar uma parceria comercial com outros estabelecimentos, sendo que a modalidade escolhida pode variar de acordo com o objetivo final de ambas as corporações.

Dentre as principais modalidades de parcerias comerciais estão:

  • Parcerias estratégicas: As parcerias estratégicas são associações entre empresas não competitivas cujos produtos ou serviços se complementam. É o caso de estabelecimentos cujos nichos são parecidos ou complementares e buscam expandir, mutuamente, seus públicos-alvo e o alcance de seus produtos e serviços. Um exemplo de parceria estratégica é o link building, cujo objetivo principal é construir uma rede de links relevantes visando o aumento do engajamento e a intensificação do tráfego nas redes sociais das marcas e empresas participantes.
  • Parcerias de distribuição: Parcerias de distribuição são outra forma de parcerias que, quando implementadas, auxiliam no aumento da receita, na diminuição da taxa de rotatividade e na captação e fidelização de novos clientes. Geralmente, as parcerias de distribuição assumem a forma de promoção externa de uma empresa, podendo funcionar na modalidade de parceiros afiliados, atacadistas, vendedores privados ou outros distribuidores.
  • Parcerias tecnológicas: Parcerias de tecnologia são associações mutuamente benéficas entre duas empresas tecnológicas. É o caso de desenvolvedores e distribuidores de softwares que decidem trabalhar de maneira complementar. Essa conexão leva os consumidores a utilizarem os dois serviços ao mesmo tempo, expandindo suas respectivas bases de clientes e gerando receita simultaneamente.

As parcerias são uma ótima estratégia de marketing para quaisquer empresas que buscam se expandir para novos nichos e mercados, além de aumentar sua receita, diminuir a taxa de rotatividade de clientes e aumentar a fidelidade dos consumidores à marca

Dentre as várias modalidades de parcerias empresariais, há inúmeras maneiras de repensar as estratégias de marketing dentro de uma corporação e iniciar uma reestruturação administrativa através do estabelecimento de associações comerciais benéficas para as empresas participantes. No entanto, com a infinidade de opções, pode ser um desafio saber por onde começar.

Por isso, é de extrema importância saber escolher bem seus parceiros e utilizar tais parcerias de maneiras estratégicas e metódicas! Siga acompanhando nosso blog que estamos preparando um conteúdo sobre "Como utilizar parcerias de forma de estratégica" que lhe ajudará a entender o que você deve considerar ao escolher um parceiro.

kit fidelização - Rede Parcerias