SEO: Como usar essa estratégia na sua empresa

Você já ouviu falar em SEO? Caso deseje aumentar o tráfego do seu site e a geração de leads de forma orgânica, essa é uma palavra que deve estar sempre presente no plano de marketing da sua empresa.  

Para se ter uma ideia, segundo dados da HubSpot, mais de 90% dos usuários escolhem empresas que aparecem na primeira página dos resultados de busca. Isso demonstra a importância de ter um bom ranqueamento e autoridade para os buscadores.

Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre o assunto. Siga a leitura para conferir!

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégias aplicadas em um site para melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google. 

Por meio de boas práticas aplicadas, o objetivo é aumentar a visibilidade do site e atrair mais tráfego qualificado de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de pagar por anúncios.

Assim, o SEO é fundamental para qualquer negócio que deseja se destacar na internet e alcançar um público maior, pois, como dito acima, a maioria dos usuários tende a clicar nos primeiros resultados apresentados pelos mecanismos de busca.

Por que fazer SEO?

Como você já deve ter notado, o SEO é fundamental para garantir que seu site seja encontrado pelos usuários que estão buscando por produtos, serviços ou informações relacionadas ao seu negócio. 

Além disso, o SEO ajuda a construir autoridade do seu site, pois os mecanismos de busca tendem a classificar bem aqueles que oferecem conteúdo de qualidade e relevante para os usuários. 

Outro motivo para investir em SEO é que ele proporciona resultados duradouros. Ao contrário do tráfego pago, que para se você interrompe os pagamentos, o orgânico continua chegando ao seu site por um longo período, desde que seu conteúdo permaneça relevante e atualizado.

Por fim, outras duas razões são competitividade e métricas disponíveis. Dessa forma, seus concorrentes provavelmente já estão investindo em SEO e, para competir efetivamente, é essencial que você também esteja presente nos resultados de busca.

Quantos às métricas, você pode acompanhar e medir o desempenho de suas estratégias com várias ferramentas disponíveis, o que permite ajustes contínuos para obter melhores resultados.

Qual a diferença entre CEO e SEO?

Pela semelhança entre as palavras, muitas vezes há uma confusão entras as palavras CEO e SEO. Vamos entender a diferença:

  • CEO (Chief Executive Officer): refere-se ao cargo de diretor-executivo em uma empresa, principal responsável pela tomada de decisões estratégicas e pelo funcionamento geral da organização;

  • SEO (Search Engine Optimization): é o conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para otimizar um site, a fim de melhorar seu posicionamento nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google.

Portanto, apesar de serem palavras com uma pronúncia e escrita parecidas, os conceitos são completamente distintos. 

Estratégia de SEO: o que é + pilares

Elementos de uma estratégia de SEO

A estratégia de SEO é, na verdade, a aplicação de várias técnicas e boas práticas que melhoram a experiência do usuário com o conteúdo e também facilitam a indexação. Ela pode ser dividida em três pilares: técnico, on-page e off-page.

1. Técnico

Esse pilar refere-se à estrutura do site e à sua capacidade de ser rastreado e indexado pelos motores de busca. Dessa forma, aqui nos referimos ao código e também aos elementos inseridos. Com base nisso, devem ser considerados os seguintes pontos:  

  • Velocidade de carregamento: otimize o tempo de carregamento do seu site, comprimindo imagens, reduzindo o número de redirecionamentos e utilizando um servidor de qualidade;

  • Responsividade: certifique-se de que seu site é responsivo e funciona bem em dispositivos móveis, pois isso é importante para a experiência do usuário e para o ranking nos mecanismos de busca;

  • Arquitetura de links internos: crie uma estrutura de links internos bem organizada, com links relevantes e úteis para os usuários e para os motores de busca;

  • Sitemaps XML: crie e envie um sitemap XML para ajudar os mecanismos de buscas a entenderem a estrutura do seu site e indexar suas páginas com mais facilidade;

  • Robots.txt: por meio desse arquivo, você consegue orientar o buscador a não indexar determinadas páginas do seu site, como páginas de agradecimento e outras que desejar. 

Além desses pontos, também é importante sempre realizar uma Auditoria de SEO, que permite uma análise mais aprofundada de todos esses pontos e também de questões de segurança. 

2. On-page

O pilar On-page, por sua vez, diz respeito ao conteúdo. Assim, os textos e artigos também precisam ser pensados de forma estratégica, para que atendam a intenção de busca e esclareça dúvidas do usuário. Para isso, considere: 

  • Pesquisa de Palavras-chave: realize uma pesquisa de palavras-chave relevante para o seu nicho de mercado e utilize-as de forma estratégica no seu conteúdo, tanto em páginas de produto, como em artigos de blog;

  • Conteúdo de Qualidade: priorize a qualidade em vez de quantidade. Por isso, crie conteúdo original, relevante e de alta qualidade para os usuários, focando em responder às perguntas e solucionar os problemas do seu público-alvo;

  • Meta Tags: utilize meta tags de título e descrição otimizadas, incluindo palavras-chave relevantes, para melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca e aumentar o CTR (taxa de cliques);

  • URLs Amigáveis: Crie URLs amigáveis e descritivas, que sejam fáceis de ler e entender tanto para os usuários quanto para os motores de busca. Logo, opte por urls simples, curtas e com a palavra-chave;

  • Tags Heading: utilize tags de título (H1, H2, dentre outros) de forma hierárquica e estratégica, para organizar o conteúdo e facilitar a leitura.

Por fim, não esqueça de sempre fazer revisões e atualizar informações e dados quando necessário. Esse é um ponto essencial para manter o conteúdo atual.

3. Off-page

O último pilar, o Off-page, reúne as estratégias externas ao site que visam melhorar sua autoridade e relevância. Algumas práticas importantes são: 

  • Backlinks: consiga backlinks de qualidade de sites relevantes e com autoridade, pois isso é um dos principais fatores de ranqueamento nos mecanismos de busca quando se trata de palavras-chave muito concorridas;

  • Menções a marca: ter menções a marca é outra forma de conseguir essa autoridade. Para isso, sua empresa pode, por exemplo, disparar releases para imprensa; 

  • Perfil nas redes sociais: mantenha também perfis ativos nas redes sociais, pois gera mais relevância para o nome da sua marca. 

SEO local

Além desses pilares, é importante considerar a otimização para SEO local, especialmente para negócios físicos. Isso envolve a criação de uma presença online consistente e otimizada para a localização geográfica do público-alvo.

Para fazer isso, você pode aplicar duas práticas: usar palavras-chave com o nome do local (exemplo: loja de roupas em São Paulo); e também criar um perfil no Google Meu Negócio, incluindo endereço e formas de contato. 

Profissional de SEO

Como vimos, são muitos pontos para uma boa estratégia de SEO. Por isso, você precisa escolher profissionais que possam desempenhar cada um desses pilares. Um analista de SEO, por exemplo, consegue orientar em toda a criação dessa estratégia.

Além disso, também é importante ter alguém responsável pela parte técnica e um redator que possa escrever o conteúdo. Não se esqueça também de considerar o quanto de tráfego você deseja alcançar, pois assim é possível pensar no tamanho da equipe.

De olho nos novos buscadores: SEO para redes sociais

Imagem de buscador

O SEO é comumente associado à otimização de sites. No entanto, também é possível aplicar esses princípios para melhorar a visibilidade e o alcance das redes sociais. Aqui estão algumas estratégias que você pode utilizar em seus perfis:

  • Palavras-chave: assim como no SEO tradicional, o uso estratégico de palavras-chave relevantes em suas postagens pode ajudar a aumentar a visibilidade nas pesquisas internas das redes;

  • Links de perfil: incluir links para seu site, ou conteúdo relevante em seu perfil, melhora a autoridade do seu site e direcionar mais tráfego qualificado;

  • Engajamento: o engajamento com seu público, como curtidas, comentários e compartilhamentos, contribui para alcançar um público maior;

  • Hashtags: o uso adequado de hashtags relevantes pode aumentar a descoberta do seu conteúdo por novos públicos interessados nos temas que você aborda;

  • Descrição do perfil: utilize um nome e descrição com uma palavra-chave adequada e o nome da sua marca, pois isso contribui para encontrar o perfil da sua empresa.

Portanto, embora as redes sociais tenham algoritmos diferentes dos mecanismos de busca, muitos dos princípios básicos do SEO ainda se aplicam. 

Dessa forma, concentre-se em criar um conteúdo valioso e relevante para seu público para aumentar a visibilidade, impulsionar o engajamento e o crescimento da sua presença online.

Conclusão

Em resumo, o SEO é uma poderosa estratégia para aumentar o tráfego, a autoridade e também a atração de clientes. Por isso, elabore um bom planejamento e aplique as práticas para ter bons resultados.

Gostou desse conteúdo? Aprenda mais sobre outros assuntos por meio do nosso blog