Tráfego Pago: estratégias + tutorial de como fazer

Com o crescimento do digital durante os últimos anos, investir em estratégias de marketing neste local se tornou indispensável para aumentar o alcance da marca e também as vendas através da internet. 

Assim, o marketing digital é uma estratégia de promoção e divulgação de produtos, serviços ou marcas utilizando canais digitais, como redes sociais, e-mail, sites e mecanismos de busca, visando atingir e engajar o público-alvo de forma mais direta e personalizada.

Por sua amplitude, pesquisa realizada por várias empresas especializadas na área, aponta que 94% dos negócios já escolhem esse método como estratégia de crescimento. Para fazer isso, seu negócio pode investir em tráfego orgânico ou pago.

No caso do primeiro, ele se refere ao fluxo de visitantes que chegam a um site ou plataforma digital de forma natural, sem a necessidade de investimentos em anúncios pagos, geralmente atraídos por meio de conteúdo relevante e SEO.

Mas, para aumentar ainda mais o seu alcance, sua empresa também pode investir em estratégias de tráfego pago nas principais plataformas de anúncios. Vamos entender melhor como fazer isso ao longo deste artigo. 

O que é e como funciona o tráfego pago?

Tráfego pago diz respeito aos anúncios usados para direcionar acessos a um site, landing page ou plataformas digitais através de campanhas de marketing publicitário veiculadas em redes sociais ou mecanismos de buscas. 

Assim, essa estratégia envolve o investimento financeiro para alcançar o público-alvo de forma rápida e controlada, buscando aumentar a visibilidade, atrair potenciais clientes e impulsionar conversões.

Pelo seu potencial de alcance, ele oferece uma série de benefícios que são fundamentais para o crescimento e sucesso de uma empresa ou negócio digital. A principal vantagem é a capacidade de alcançar rapidamente um público específico e relevante para a marca. 

Isso ocorre por meio das campanhas bem segmentadas, que direcionam os anúncios para pessoas com interesses e características que correspondam ao perfil do cliente ideal, aumentando as chances de conversão.

Além disso, essa prática também proporciona um maior controle sobre a visibilidade e alcance das campanhas, visto que os anunciantes podem definir orçamentos, lances, cronogramas personalizados e adaptar as estratégias conforme o desempenho e objetivos traçados. 

Como resultado, é possível ter um maior acompanhamento de métricas importantes, como taxa de cliques, de conversão e custo por aquisição, além de garantir a eficiência e sucesso do anúncio.

Por fim, também é importante saber quem é o profissional responsável por essa função. Apesar de ser um serviço que sua empresa possa buscar por agências especializadas para realizá-lo, caso prefira ter alguém no time específico para essa área, é possível contratar um gestor de tráfego, profissional especialista em conseguir leads e cliques por meio de anúncios pagos. 

As principais estratégias para estruturar a sua campanha 

Segundo pesquisa realizada pela MOZ, 71% dos cliques após uma pesquisa se dão em links que estão na primeira página. Esse dado reforça a importância de ter boas estratégias para que sua campanha esteja bem posicionada. 

Caso seja iniciante no tráfego pago, o primeiro passo é pensar no objetivo dos seus anúncios. É a partir dele que todos os anúncios e estratégias serão desenvolvidos. Alguns exemplos são: geração de leads, aumentar o número de acessos ao site e atrair mais seguidores para as redes sociais. 

Tendo isso definido, segue algumas dicas para tornar sua campanha um sucesso: 

  • Conheça o público-alvo: realize uma pesquisa detalhada sobre o público que deseja atingir, entendendo seus interesses, comportamentos e necessidades;
  • Crie um conteúdo atraente: desenvolva anúncios visualmente impactantes e com mensagens persuasivas para atrair a atenção;
  • Segmente corretamente: utilize as opções avançadas de segmentação das plataformas para direcionar o anúncio para as pessoas certas;
  • Acompanhe e otimize: monitore constantemente o desempenho do anúncio, ajustando lances, criativos e segmentações conforme os resultados;
  • Teste e experimente: realize testes A/B para identificar o que funciona melhor e esteja sempre aberto a experimentar novas estratégias para maximizar o desempenho do anúncio.

Como fazer tráfego pago nas principais plataformas de anúncios pagos

Agora que você já sabe o que é o tráfego pago e o que é necessário para tornar suas campanhas um sucesso, vamos conferir um tutorial de como montar o seu anúncio nas principais plataformas de tráfego pago. 

Instagram e Facebook 

Os anúncios do Instagram e Facebook são criados através do gerenciador de contas da Meta, plataforma dona das duas redes sociais. Assim, é preciso que você tenha uma página para a sua empresa no Facebook e que sua conta tenha a função de administrador dela. 

Com isso feito, vamos ao passo a passo: 

  1. Acesse o Meta Business Suite;
  2. Toque no botão criar anúncio;
  3. Em seguida, você escolhe o objetivo que deseja. Caso queira promover um conteúdo já pronto em vez de criar um conteúdo do zero, toque nessa opção. Caso contrário, escolha o objetivo para o anúncio que vai criar tendo como base a sua estratégia;
  1. Agora, você chegou na etapa de configurar o anúncio, é hora de selecionar o seu criativo. Ou seja, as mídias que você quer que apareça para as pessoas. Também é possível inserir a descrição, que aparecerá para o usuário como legenda;
  2. Após isto, você precisa inserir o seu público, para quem você deseja que seja anunciado. Assim, você pode selecionar gênero, idade, localidade e outras segmentações que ajudam o seu anúncio a impactar as pessoas corretas;
  3. Configure o orçamento da campanha;
  4. Selecione o tempo em que ele será provido;
  5. Escolha as redes sociais que você queira vinculá-lo (Facebook, Instagram, ou as duas);
  6. Após realizar todas as configurações, clique no botão “Promover agora” no canto inferior direito da página. 

Google

Para criar os seus anúncios na plataforma, você primeiro precisa ter uma conta no Google ADS. É por meio dela que você criará os seus anúncios e também acompanhará o desempenho deles. 

Após realizar essa ação, veja o que você deve fazer a seguir:

  1. Acesse o menu e clique em Campanhas;
  2. Busque o botão de adição e clique na opção nova campanha;
  3. Em seguida, escolha o seu objetivo (exemplos: geração de leads e aumentar o tráfego do site;
  4. Depois disso, escolha sua meta de conversão. Você também pode clicar em adicionar para incluir mais de uma meta;
  5. Feito isso, clique no botão continuar para selecionar o tipo de campanha que deseja.

Nesta etapa apareceram diversos tipos de campanhas, uma delas é a do tipo Pesquisa. Ao selecionar essa opção, o seu anúncio aparecerá quando alguém buscar as palavras-chave de sua escolha no buscador.

Para finalizar o seu anúncio, você deve fazer mais alguns passos: configurar a campanha (segmentação, orçamento, dentre outros) e criar um grupo de anúncio para segmentar por palavra-chave e agregar mais valor para a audiência.

Por fim, não se esqueça que neste tipo de anúncio a escolha das palavras-chave são muito importantes. Dessa forma, realize uma boa pesquisa prévia para identificar volume de buscas, sinônimos e outras informações relevantes. 

YouTube 

Os anúncios para o YouTube também são feitos através do Google ADS. Para fazê-lo, você seguirá os mesmos passos iniciais acima. Porém, quando chegar a opção de escolher o tipo de campanha, escolha vídeo em vez de pesquisa.

Após fazer isto, você precisará selecionar subtipo de campanha. Alguns dos que estão disponíveis são: impulsionar conversões e campanha de vídeo personalizado. Logo, é essencial que você leia sobre os subtipos no momento de montar a sua estratégia para ter clareza no que deseja alcançar com sua publicidade. 

Para finalizar, você seguirá com outros passos comuns aos outros anúncios de tráfego pago, e incluir orçamento, segmentações e a inserção do material que será anunciado, nesse caso, a url do vídeo que será promovido.

Lembre-se: independente da plataforma, é necessário monitorar regularmente o desempenho dos seus anúncios, para analisar as métricas e fazer ajustes conforme necessário, como otimizar as configurações de segmentação, ajustar lances ou modificar o conteúdo do anúncio para melhorar os resultados.

Tik Tok

Com o crescimento da rede nos últimos anos, anunciar no Tik Tok se tornou mais uma forma de chegar ao público alvo da marca. Assim, como em outras plataformas, é muito importante ter antes uma estratégia por trás do anúncio, pois a montagem do anúncio e o monitoramento é bem semelhante a outros canais. 

Uma dica bem importante para montar o seu conteúdo patrocinado, é fazê-lo de forma autêntica, leve e que converse com o público da rede, que costuma ser mais jovem ou ter preferência por conteúdos deste estilo.

Também é importante considerar a segmentação, pois é uma característica do Tik Tok ter comunidades e produtores de conteúdo de diversos assuntos.

Feito isso, confira o passo a passo para começar a explorar a ferramenta nas suas estratégias de marketing:

  1. Crie uma conta de anunciante no Tik Tok Ads;
  2. Selecione o objetivo da campanha;
  3. Realize a segmentação do público alvo (critérios demográficos, interesses, localização geográfica e outros fatores);
  4. Determine o orçamento diário ou total da sua campanha e escolha as datas e horários de exibição dos anúncios.
  5. Escolha o Formato de Anúncio (anúncios de imagem, anúncios de desafio, etc.)
  6. Insira um CTA e a URL que você deseja direcionar as pessoas após clicar em;
  7. Aguarde a revisão do anúncio pela plataforma.

Feito isso é só aguardar a aprovação e começar a acompanhar o desempenho para fazer a otimização vaso necessário. 

Remarketing

O remarketing é uma estratégia pensada para impactar usuários que visitaram e interagiram com sua marca, site ou aplicativo anteriormente. Assim, você consegue engajar potenciais clientes que já demonstram interesse pelo seu serviço ou produto.

Com isso, o processo para essa estratégia consiste em coletar dados dos usuários que visitam seus canais e depois direcionar anúncios específicos para eles, em outros sites, plataformas e redes sociais. 

Existem diversos tipos de remarketing. Por isso, é importante conhecê-los para entender o que se adequa melhor a sua estratégia e também para diversificar o conteúdo e aumentar o engajamento. As principais formatos são:

  1. Remarketing de Site: segmenta os usuários que visitaram seu site com base em endereços de e-mail, exibindo anúncios quando eles estão online.
  2. Vídeo: destinados a usuários que interagiram com seus vídeos ou canais do YouTube. Os anúncios podem ser exibidos antes, durante ou após outros vídeos.
  3. Redes Sociais: foca em usuários que interagem com suas páginas ou conteúdo em redes sociais, exibindo anúncios específicos nesses canais.
  4. Dinâmico: exibe anúncios personalizados com base nos produtos ou páginas específicas que os usuários visualizaram em seu site.
  5. Remarketing de Aplicativo: impacta pessoas que interagem com seu aplicativo, por meio de anúncios em outros aplicativos ou sites.
  6. Cross-Device: acompanha os usuários em diferentes dispositivos, permitindo que que você os alcance em computadores, smartphones e tablets.
  7. Carrinho Abandonado: para aqueles que adicionar produtos ao carrinho, mas não concluíram a compra.

Agora, vamos a um passo a passo de como fazer o seu anúncio:

  1. Para esses anúncios, você também vai utilizar Google Ads. Por isso, certifique-se de já ter uma conta;
  2. Colete o código de remarketing e o coloque em todas as páginas do seu site ou aplicativo;
  3. Segmente a sua audiência, com base em informações como páginas de produtos que usuários visitam ou itens que adicionaram ao carrinho;
  4. Personalize o anúncio (copys, CTAs) para que ele seja relevante e chamativo para sua audiência;
  5. Realize as configurações da campanha, selecionando orçamento, lances e prazos.

Feito é só monitorar e acompanhar os resultados.

Impulsionamento de postagens

Para quem quer iniciar nos anúncios, mas ainda não tem uma equipe que possa desenvolver a estratégia ou tempo para investir na criação das campanhas, o impulsionamento de postagens surge como uma alternativa mais simples para dar os primeiros passos.

O Instagram oferece a possibilidade de fazer isso direto do perfil, desde que a conta seja comercial. Na prática, é preciso seguir os seguintes passos:

  • Escolha o post a ser impulsionado: ele precisa estar postado no perfil;
  • Clique em “Promover”: o botão aparece no canto inferior da postagem;
  • Selecione o seu público-alvo: quem você deseja que receba o anúncio;
  • Defina seu orçamento: determine o quanto você deseja gastar no impulsionamento, seja ele vitalício ou diário. Além disso, o Instagram fornecerá uma estimativa de quantas pessoas você pode alcançar com o orçamento selecionado.
  • Escolha a duração: defina por quanto tempo deseja que o post seja impulsionado. Isso pode variar de alguns dias a semanas.
  • Configure o pagamento: insira as informações de pagamento necessárias, como detalhes do cartão de crédito, para cobrir o custo da promoção.

Feito isso, revise todas as configurações, e caso esteja tudo correto, confirme para que o post possa começar a ser anunciado

Como medir o sucesso de uma campanha de tráfego pago?

Destacamos como é importante monitorar suas campanhas e métricas. Mas, como avaliar o sucesso de uma campanha de tráfego pago? Para isso, aqui estão algumas das principais métricas que podem ajudar a determinar o sucesso de um anúncio:

  • Impressões: Indica o número total de vezes que seu anúncio foi exibido aos usuários. Isso ajuda a entender a visibilidade da sua campanha.
  • Cliques: Mostra quantas vezes seu anúncio foi clicado pelos usuários. Essa métrica é fundamental para avaliar a taxa de engajamento do seu anúncio.
  • Taxa de cliques (CTR): É a porcentagem de pessoas que visualizaram seu anúncio e clicaram nele. Uma alta taxa de cliques indica que seu anúncio é relevante e atraente.
  • Taxa de conversão: Mede o número de usuários que realizaram uma ação desejada após clicarem no anúncio, como uma compra, preenchimento de formulário ou inscrição em newsletter.
  • Custo por clique (CPC): Representa o valor médio que você paga por cada clique em seu anúncio. Essa métrica serve para avaliar a eficiência dos seus gastos com a campanha.
  • Retorno sobre o investimento (ROI): Calcula o retorno financeiro gerado pela campanha em relação aos custos de investimento. O ROI permite avaliar se a campanha está sendo lucrativa.
  • Taxa de rejeição: Indica a porcentagem de usuários que visitaram seu site por meio do anúncio e saíram rapidamente sem realizar qualquer ação adicional. Uma taxa de rejeição alta pode indicar problemas de relevância ou experiência do usuário.
  • Alcance: Refere-se ao número total de usuários únicos expostos ao seu anúncio durante a campanha. 

Essas métricas devem ser analisadas em conjunto para obter uma visão completa do desempenho da campanha. Portanto, é preciso definir metas claras antes de iniciar a ação e adaptar suas estratégias com base nos insights obtidos a partir dessas análises.

Torne os seus anúncios mais atrativos

Tão importante quanto fazer os anúncios, é deixá-los criativos e de forma que agreguem valor e chamem a atenção do público que será impactado. Por isso, destaque nos seus criativos os diferenciais e benefícios da sua solução, como as gratuidades e exclusividades que sua marca oferece.

Caso ainda não tenha nenhuma estratégia de relacionamento na sua marca, uma excelente opção para encontrar essas recompensas que encantarão os seus leads e clientes, é um clube de vantagens.

Por meio dele, são disponibilizadas centenas de benefícios, como descontos, gratuidades, jogos com prêmios, sorteios, revistas, cartões-presente e muito mais. Assim, conheça mais sobre essa ferramenta e a utilize para destacar o seu anúncio em meio a concorrência.

Clique para acessar a versão demonstrativa do clube de vantagens do Rede Parcerias.