As principais Tendências de Marketing para 2024

Provavelmente, a cada novo ano, você se depara com diversos artigos que pontuam as principais tendências de Marketing. Isso acontece porque o Marketing está em constante mudança e acompanha-las é essencial. 

Se você não sabe por quais caminhos seguir, esta é a hora de se atualizar e começar a entender as preferências do seu público e onde você precisa estar constantemente presente. 

Pesquisas internas são sempre bem-vindas, além de estar sempre em contato com o seu público.  Mas, se você quer se destacar em um mercado já competitivo, é preciso estar atento para incorporar as novidades à sua estratégia.

Por isso, reunimos neste post as principais tendências de marketing para 2024 que sua empresa precisa ficar de olho. Confira!

Marketing de Influência permanece sendo uma boa alternativa

imagem de uma pessoa realizando um live commerce

A estratégia com influenciadores não é uma novidade e é algo que permanecerá. Isso porque os influenciadores conseguem se conectar com os seguidores, o que pode ser usado para aumentar a visibilidade e confiança em uma marca. 

Porém, para este ano, as marcas devem ficar mais atentas sobre quais influenciadores representam melhor os seus propósitos. 

Já passou a fase em que apenas números de seguidores ou visualizações importam. A influência tampouco está em qualquer tipo de engajamento, já que nenhum negócio quer estar associado a “cancelamentos” ou algo do tipo. 

Porém, o Marketing de Influência continua em alta ao ser levado a sua máxima: “Se alguém que eles conhecem e confiam sugere um bem ou serviço, as pessoas ficam mais dispostas a experimentá-lo.” – Harrison Co

Conteúdo em Vídeo veio para ficar

A alta do TikTok já desenhava o caminho dos conteúdos em vídeo para o Marketing. É claro que, há muitos anos, o YouTube já era o responsável pela popularização desse tipo de conteúdo. 

No entanto, nos últimos anos, especialmente, o formato em vídeo foi adaptado também para outras redes sociais. 

Se a tendência era os vídeos curtos, agora pode-se afirmar que permanece a ideia de objetividade, mas que o tempo e formato estarão associados a plataforma específica, de acordo com público e objetivos próprios de cada empresa. 

Nessa tendência, o valor está em ser um tempo bem aproveitado, com conteúdo rico e informações relevantes. 

Dados e Marketing caminhando lado a lado

Colaboradora faz análise de dados

Na era da informação, não faz mais sentido ter estratégias baseadas em puro achismo. Os dados estão por aí, cada dia em maior quantidade e melhor qualidade, e o Marketing deve usá-los a seu favor.

A quantidade de dados gerada nos últimos 30 anos é maior do que em todo o resto da história da humanidade. Nem toda informação é capaz de ser utilizada, mas é fato que empresas que ainda não trabalham com dados estão ficando para trás.

Dados relevantes podem estar em pesquisas internas e externas, em relatórios de uso e outros, e devem ser utilizados para guiar melhorias e para ser mais eficiente na hora de se comunicar com o público.

Ser uma empresa transparente está sempre em alta

Para conseguir entregar uma experiência personalizada para o cliente, é preciso conhecê-lo. O único problema é que o crescimento do uso de dados trouxe também grandes preocupações para o mercado.

Mas, se por um lado o público ficou receoso com as empresas de reputação questionável, quando se trata de negócios com transparência, o resultado foi o completo oposto.

Portanto, adotar uma política de transparência se tornou essencial com a Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor em 2020. Além de agradar ao consumidor, a adoção de princípios transparentes passa a ser importante para evitar punições legais.

ESG é a sigla do momento 

Uma mão segura uma planta em referência ao marketing verde e ESG

A sigla ESG significa ‘Governança Ambiental, Social e Corporativa’ e diz respeito a práticas sustentáveis adotadas pelas empresas em prol de políticas sociais, indo além do papel da corporação.

A cada dia que passa, práticas sustentáveis tornam-se uma exigência dos consumidores, que buscam, para além de um consumo consciente, a identificação com os valores das empresas que compram.

Ambientalmente, isso envolve práticas sustentáveis, como redução de emissões de carbono e uso responsável dos recursos naturais. 

Socialmente, inclui ações voltadas para diversidade, equidade e inclusão, bem como iniciativas de responsabilidade social corporativa. Já o aspecto de governança abrange questões de transparência, ética e gestão responsável.

Por fim, o comprometimento com o ESG não apenas promove o bem-estar das comunidades e do meio ambiente, mas também pode contribuir para a construção de uma reputação positiva e atração e de talentos.

6. Programas de fidelidade como estratégia de fidelização 

Com um mercado cada vez mais competitivo, e um cliente cada vez mais exigente, também é necessário ter estratégias de marketing para o momento após a venda. Essa ação garante a fidelização dos clientes.

Neste sentido, os programas de fidelidade se tornaram uma tendência de marketing devido à sua capacidade de criar laços duradouros entre as marcas e seu público. 

Esses programas oferecem uma série de benefícios, como descontos exclusivos, recompensas, acesso antecipado a produtos e serviços, entre outros, incentivando os clientes a seguirem comprando ou a manterem a sua assinatura.

Além disso, eles permitem que as empresas coletem dados valiosos sobre o comportamento de compra e preferências dos clientes, o que pode ser usado para personalizar ofertas e aprimorar a experiência. 

Assim, esse tipo de plataforma não apenas aumenta a satisfação do cliente, mas também melhora a eficácia das campanhas de marketing e impulsiona as vendas.

 Conteúdos em Podcast conectam marcas e seu público

Gravação de podcast em estúdio

Segundo dados da YouGov, multinacional de pesquisa de mercado on-line, mais de 20% da população brasileira ouve Podcast, o que demonstra uma popularidade desse formato de mídia. 

Os podcasts são programas de áudio disponibilizados online, geralmente em formato de episódios, que os ouvintes podem baixar ou ouvir quando estão conectados a internet. 

Eles abordam uma ampla variedade de tópicos, desde notícias e entretenimento até educação e negócios. Esse formato tem crescido em popularidade devido à sua facilidade e diversidade de conteúdo.

Afinal, as pessoas podem ouvi-los em qualquer momento e ficarem informadas sobre qualquer tema de interesse delas.

Para o marketing, os podcasts representam uma ferramenta poderosa para engajar audiências de forma mais profunda e pessoal. 

Dessa forma, as marcas podem se conectar com seu público-alvo de maneira autêntica e envolvente, oferecendo conteúdo relevante e de qualidade que pode educar, entreter e inspirar os ouvintes.

Use Campanhas Sazonais para se conectar com clientes e leads

Aproveitar datas comemorativas é sempre uma tendência de marketing, visto que feriados e dias importantes para um determinado grupo, sempre chamam a atenção e permitem se conectar com clientes e potenciais clientes.

A dica para este ano, é que você tenha um planejamento com as datas comemorativas do seu segmento, como estratégia para sempre realizar ações sazonais e se aproximar do seu público. 

O varejo, por exemplo, costuma explorar datas fortes de troca de presentes, como Natal e Dia das Mães, para incentivar as compras. Por isso, é importante ter também clareza do que se espera dessa ação.

Logo, na hora de montar o seu planejamento, faça o seguinte checklist na sua empresa:

  • Quais as datas tem valor para meus clientes?
  • Que diferencias iremos entregar?
  • Com quais ferramentas e canais iremos promover a campanha?

Com essas informações, é possível ter clareza no planejamento e execução da sua campanha sazonal. 

Experiência do cliente como foco

Cliente dando avaliação positiva para empresa

O que vem a sua mente quando ouve a palavra experiência? Provavelmente alguma cena marcada em sua memória que te trouxe uma sensação boa. Como a experiência de uma viagem, de um jantar ou até mesmo de uma compra na sua loja favorita. 

Da mesma forma, é possível criar uma experiência do cliente inesquecível, por meio do atendimento e das interações, como cheiros, tato, som. Isso faz com ele se sinta especial e sempre retorne ao seu negócio.

Para 2024, é importante não apenas estar atento às estratégias de atração de clientes, mas também a experiência oferecida, pois na era do digital, momentos negativos podem sempre ser compartilhados com amigos e familiares, gerando uma repercussão negativa para uma marca

Além disso, você sabe quantas experiências precisa proporcionar para o cliente para compensar uma única negativa? 12!! Isso mesmo, quando ocorre um problema ocasionado pela empresa e gera uma insatisfação no cliente, são necessárias 12 experiências positivas para compensar sua frustração. 

Dessa forma, impedir que esses problemas aconteçam é inviável, mas minimizar e preveni-los é possível e fundamental para otimizar a experiência do seu cliente.

Inteligência artificial ganha força

Já ouviu falar ChatGPT? Caso não, há uma grande chance de você já ter ouvido falar de pelo menos alguma outra inteligência artificial que surgiu nos últimos anos.

A IA refere-se à capacidade de máquinas e sistemas computacionais realizarem tarefas que normalmente requerem inteligência humana. Dessa forma, por meio de prompts (comandos) é possível fazer com que elas realizem diversas atividades.

No contexto do marketing, a inteligência artificial está se tornando uma tendência importante devido à sua capacidade de automatizar processos, personalizar a experiência do cliente e gerar insights valiosos a partir de grandes volumes de dados. 

Além disso, a inteligência artificial também pode ser usada para aprimorar a automação de marketing, melhorar a eficiência das campanhas publicitárias e otimizar o atendimento ao cliente por meio de chatbots e assistentes virtuais.

Dessa forma, aprender a usá-la de maneira efetiva, é uma maneira de passar a ter uma ferramenta que aprimore estratégias e preste suporte a profissionais e times de marketing.

Conclusão

Em resumo, para conquistar um lugar de destaque no mercado atual, é preciso que as empresas entreguem muito mais do que bons produtos e serviços, buscando também atualizações e as novas ferramentas disponíveis para se destacar.

Dessa forma, esteja sempre atento as tendências do Marketing 2024 e não deixe de atualizar a sua estratégia para entregar mais relacionamento ao seu cliente, sempre visando a máxima satisfação e a identificação entre empresa e público.

Se você ainda não incorporou as tendências mencionadas acima a sua estratégia, não perca tempo e passe na frente da concorrência!

Acesse também o nosso Blog e aprenda mais sobre esse e outros assuntos.