Sumário
O clube de vantagens é um programa de engajamento de clientes, colaboradores e associados que contribui para a fidelização do público de uma marca. Por ser um diferencial que torna o serviço mais atrativo, ele pode também integrar o discurso de vendas de um negócio. Vamos aprender como fazer isso.
Segundo pesquisa realizada pelo Tudo Sobre Incentivos, para quase 85% dos respondentes, as empresas que oferecem ações de fidelização tendem a ter a sua preferência na hora de escolher onde comprar. Esse cenário reflete o novo tipo de consumidor que temos: alguém que procura experiências personalizadas e diferenciadas.
Neste contexto, o marketing interativo serve como ponte para um diálogo e interações positivas entre uma marca e seu público. Na prática, oferecer benefícios, trabalhar o engajamento e fazer comunicações que promovam o relacionamento, faz com que o cliente tenha acesso às ações de fidelização que ele busca através das boas experiências que são geradas.
O clube de vantagens vem exatamente para garantir esse objetivo. Por isso, você pode usá-lo desde o momento da venda para gerar um interesse maior por parte do seu lead. É fazer ele perceber como sua marca busca entregar sempre mais do que o esperado, algo que faz com que a sua solução se destaque.
O Clube de Vantagens como parte da estratégia de marketing e vendas
Para oferecer esse algo a mais ao cliente, é preciso que os seus times de marketing e vendas o conheçam e incluam o clube em comunicações e discursos de vendas. Assim, segue algumas ações alinhamento que você precisa, antes de tudo, fazer com a sua equipe:
- Ter uma estratégia de marketing e venda bem estruturada: é preciso ter uma estratégia definida para saber como usar o clube de forma mais inteligente em comunicações com o lead e cliente;
- O valor entregue ao público: antes de pensar no algo a mais, é preciso saber exatamente o que sua marca entrega, pois ele vem para agregar no que a solução que já oferece aos clientes;
- O time de marketing precisa promover o clube em comunicações: seja em blogs, e-mail, redes sociais, é preciso que o clube seja usado como forma de dá mais um motivo para que o cliente tenha interesse em fechar a compra;
- O time de vendas precisa conhecer o clube: conhecer muito bem o que vai vender é essencial. Isso também é válido para os benefícios que vão ser entregues. Logo, apresente o clube ao seu time para que ele possa estar presente no momento das vendas.
Dicas para práticas incluir o clube no discurso de vendas
Agora que você já entendeu a importância de instruir os times de marketing e vendas com os benefícios do clube de vantagens, é hora de inseri-lo no seu pitch de vendas.
O primeiro passo, é entender que o seu cliente não compra o produto, e sim o benefício que aquele produto trará. Ou seja, a facilidade que aquela empresa irá proporcionar na sua vida. Como destacamos no início, o novo modelo de clientes busca experiências. Por isso, antes de inserir o clube como diferencial, você precisa mostrar como o seu serviço vai melhorar a vida do cliente.
Veja só um exemplo (usando uma empresa fictícia):
A Saúde+ é um plano de saúde que proporciona bem-estar e qualidade de vida às pessoas através de uma rede credenciada de médicos especialistas em todo o Brasil.
Perceba que fica bem claro que é a proposta de valor da Saúde+: proporcionar o bem-estar e qualidade de vida aos clientes.
Com o pitch pronto, o clube vem para agregar a proposta de valor.
A Saúde+ é um plano de saúde que proporciona bem-estar e qualidade de vida às pessoas através de uma rede credenciada de médicos especialistas em todo o Brasil.
Temos ainda um clube de vantagens para você economizar nas suas compras, participar de sorteios, acessar cursos gratuitos, além de diversos outros benefícios e premiações ao longo do ano.
Perceba como ele entrou como um algo a mais que proporciona mais do que clientes esperam, trazendo experiências e interações assim como eles esperam. É isso que você precisa fazer nas suas comunicações para gerar ainda mais vendas.
Resumindo:
- Estruture seu pitch/discurso de vendas com a proposta do seu produto;
- Inclua o clube como um algo a mais, destacando os principais benefícios que ele oferece;
- Invista na comunicação: a venda acontece após despertarmos interesse do potencial cliente. Assim, comunique o clube de vantagens como um diferencial da sua empresa nos seus principais canais.
Agora, você já sabe. O cliente busca os benefícios do produto e deseja cada vez mais boas experiências e interações para compra de uma marca. Portanto, use o clube de vantagens para agregar valor à sua marca e saia na frente da concorrência, por meio dessa poderosa estratégia de relacionamento e engajamento de clientes.
Este artigo é baseado na quinta edição do Workshop Parcerias de Sucesso. Você pode acessar o conteúdo completo através do vídeo abaixo: