Clube de desconto: TUDO que você precisa saber sobre

Quem não gosta de economizar? Segundo pesquisas, os brasileiros adoram e enxergam os cupons de desconto como uma oportunidade de garantir isso. Por essa razão, vamos entender melhor como funciona o clube de desconto.

O clube de desconto é um tipo de programa de fidelidade que oferece descontos exclusivos, ofertas especiais e benefícios personalizados aos participantes, como forma de estabelecer uma ponte sólida entre empresas e clientes que buscam economia e vantagens.

Segundo um levantamento da Eu amo cupons, nos primeiros meses de 2022, a utilização de cupons online cresceu em 188%, o que comprova a popularidade dessa estratégia e sua importância no relacionamento com o cliente. 

Além disso, essas plataformas também são uma excelente ferramenta de comunicação e parcerias estratégicas, visto que é possível oferecer descontos em marcas de destaque nacional e realizar campanhas para se aproximar ainda mais do público de uma empresa ou associação.

Pensando nisso, preparamos um guia completo sobre o assunto. Confira! 

Como montar um clube de desconto em 5 passos

imagem de uma pessoa fazendo compras

Montar esse tipo de plataforma do zero demanda um grande investimento em tecnologia e equipe. Por isso, buscar uma alternativa white label, ou seja, uma empresa que desenvolve um clube personalizado para sua marca; é uma excelente maneira de ter os melhores benefícios e manter a solução atualizada.

No entanto, mesmo neste caso, é preciso estar atento a alguns pontos para que o seu programa de fidelidade seja um sucesso. Assim, confira alguns passos indispensáveis para montar o seu clube de desconto:

1. Defina o público-alvo

O primeiro ponto é decidir para quem será destinado os benefícios. Será para todos os clientes? Ou apenas para uma determinada parcela? Caso seja apenas para parte do público da marca, quais os critérios serão adotados para essa escolha?

Essa ação também é essencial para saber o número de usuários que o seu clube terá. 

2. Escolha da Plataforma

Em seguida, é hora de buscar as opções disponíveis. Nesta etapa, lembre-se de buscar soluções personalizadas para que seja a sua marca que apareça para o cliente. Além disso, também busque as seguintes funcionalidades:

  • Integração
  • Diversidade benefícios
  • Boa experiência para o usuário
  • Parcerias de destaque nacional

3. Crie condições exclusivas

Além de oferecer os descontos de parceiros nacionais, você também pode buscar inserir seus próprios cupons, ou buscar parcerias locais que façam sentido para o seu público. Por isso, esteja atento a esse ponto também no estudo de público-alvo e na escolha da plataforma.

Afinal, quanto mais benefícios, maior o valor percebido pelos clientes. 

4. Inscrição Simples

O clube está pronto? Então é hora de divulgar para os clientes. Aqui, é essencial facilitar a inscrição, por meio de instruções bem detalhadas de como fazer isso. Estar à disposição para esclarecer dúvidas também é algo indispensável. 

Portanto, não esqueça de deixar um FAQ ou uma forma de contato, caso seja necessário. 

5. Estratégias de Comunicação

Por fim, não se esqueça de alinhar com o seu time de marketing as estratégias de comunicação do clube. É preciso que elas sejam sempre feitas para que os clientes conheçam os benefícios e usem.

Algumas empresas, além de desenvolverem o clube de descontos, também oferecem peças de campanhas de comunicação para ajudar sua marca neste processo. Logo, também considere isso na hora de escolher a plataforma que usará. 

Anotou os passos? Então, agora, você já sabe como tirar essa ideia do papel. Não se esqueça também de sempre monitorar os resultados e fazer melhorias para garantir que o seu clube seja um sucesso. 

Vamos conferir outras dicas sobre o assunto.

Clube de Descontos x Clube de Vantagens

Os clubes de descontos e vantagens são uma estratégia de retenção e fidelização feita por meio dos diferenciais que são oferecidos ao cliente. Por meio de uma plataforma criada para atender esse objetivo, a marca se aproxima do seu público e passa a ter um serviço ainda mais completo.

Apesar de complementares, há uma diferença entre um clube que oferece apenas desconto para aqueles que oferecem descontos e outras vantagens. No primeiro caso, como já diz o próprio nome, apenas descontos são oferecidos. 

Por meio dessa estratégia, é construída uma rede de marcas parceiras, que chamamos aqui no Rede Parcerias de uma colaboração em que #todomundoganha. O parceiro por ter a marca divulgada no seu clube, a sua marca por estar associada a diversos parceiros conhecidos nacionalmente e o seu cliente por poder usufruir desse benefício.

Incrível, né? Porém, não é todo dia que o seu cliente deseja fazer uma compra. Portanto, é importante também oferecer outras vantagens para mantê-los engajados e sempre usando a sua plataforma de fidelização.

Neste sentido, o clube de vantagens é alternativa mais completa e que atende melhor ao objetivo de ser uma ferramenta de relacionamento e engajamento do cliente. Vejamos abaixo tudo que é possível oferecer ao cliente neste tipo de plataforma. 

imagem com link para a plataforma de clube de vantagens do Rede Parcerias

Quais vantagens você pode oferecer para o cliente?

cartão presente em cima de um notebook

Para escolher as vantagens que vão ser oferecidas, você deve levar em consideração dois pontos: engajamento e recompensas

Engajar os clientes significa construir um relacionamento com esse grupo. As recompensas, por sua vez, são oferecidas pelas marcas como forma de reforçar ao cliente como a sua empresa os valoriza.

Dessa forma, as vantagens precisam proporcionar boas experiências e recompensar os clientes para que eles se sintam valorizados. Pensando nisso, separamos três benefícios que podem ser disponibilizados no seu clube.

Sorteios

Os sorteios são uma ação simples e eficaz para engajar os clientes. Isso porque eles podem ser usados para diferentes objetivos, como manter a proximidade ao longo dos meses ou celebrar uma data comemorativa. 

Sorteios em lotéricas, sorteios nas redes sociais. Essa já é uma prática conhecida do público e que por isso faz bastante sucesso. A dica é que você tenha sorteios recorrentes no seu clube. Assim, você pode garantir que o cliente entre no clube para pegar um bilhete, acompanhar os resultados e seguir ligado a marca para acompanhar e torcer pela vitória.

A sorte está diretamente ligada às emoções do consumidor participante de um sorteio. Além disso, partem do mesmo conceito de gamificação e todo mundo gosta de se divertir. 

Cartões-presente

Os cartões-presentes são vales em dinheiro para serem usados em uma marca selecionada. Por isso, eles podem ser relacionados a uma ação de engajamento e serem oferecidos aos clientes vencedores.

Nos clubes do Rede Parcerias, por exemplo, são criados jogos e conteúdos interativos, como Quizzes e Jogo da Memória. Para isso, é escolhido um tema e os vencedores recebem os vouchers. 

Essa é uma forma de utilizar a Gamificação, assim como nos jogos em que você recebe uma recompensa ao ganhar uma partida.

Essa recompensa também podem ser usada em datas sazonais, como Dia das Mães, fim de ano e aniversário da sua empresa. Dessa forma, você pode pensar na ação e oferecer os cartões aos vencedores. 

  • Confira como o uso de vale-presente foi um sucesso na estratégia do Clube Affix Sou.

Gratuitos

Por último, também é possível oferecer uma curadoria de gratuitos que estarão sempre disponíveis ao seu cliente. Esses benefícios servem para serem usados por eles no dia-a-dia e também para reforçar valores da sua marca, como o acesso à educação.

Esse tipo de recompensa é essencial para garantir as visitas ao clube, mesmo quando não se tem a necessidade de fazer nenhuma compra. Por isso, lembre-se desse benefício. 

Como divulgar o clube de descontos e vantagens

Foto de uma pessoa com um alto-falante

Como destacado acima, é essencial divulgar o clube e realizar estratégias de comunicação para o sucesso dessa estratégia. Por isso, confira algumas dicas para fazer isso em diferentes mídias:

Site

  • Coloque um botão para o clube na home;
  • Banner com link em conteúdos;
  • Insira esse diferencial na descrição do seu produto ou serviço;

Instagram

  • Coloque o Link na Bio
  • Faça um Destaque nos Stories sobre o Clube;
  • Promova os benefícios em lives e eventos online;
  • Utilize variados formatos que a plataforma oferece, como reels e posts no feed. Abaixo, confira dois exemplos de divulgação de benefícios feitos para as redes e para o feed.

E-mail marketing

Essa ferramenta segue atual e pode ser usada não apenas para e-mails pontuais, mas até mesmo para criar um fluxo só com divulgação de benefícios. Aproveite para criar títulos criativos e também e-mails bonitos e atrativos. 
Por fim, não se esqueça: independente do canal de divulgação escolhido, é preciso manter a constância nas ações de comunicação.

Conclusão

Em resumo, o clube de descontos reúne condições especiais que poderão ser usadas em marcas parcerias. Porém, também é preciso pensar em ações de engajamento para todos os momentos, não apenas nos de compra. 

Por isso, a melhor opção é um clube de vantagens, pois esse engloba os descontos mais uma série de outros benefícios que irão encantar os clientes.

Chegou até aqui e quer conhecer uma solução completa pensada para atrair, reter e fidelizar clientes? Então não deixe de acessar o nosso Clube demonstrativo