Guia para divulgar o Clube de Vantagens da sua empresa

Seguindo a máxima da propaganda – “Quem não é visto, não é lembrado.” -, as razões para divulgar seus benefícios através do maior número de canais possível são inúmeras e até um pouco óbvias. 

De início, é preciso que você se lembre que divulgar o clube de vantagens é indispensável para o sucesso do clube, visto que os clientes precisam conhecer os benefícios para conseguirem usar.  

No entanto, ainda há quem contrate clubes de benefícios acreditando que basta tê-los e isso já será o suficiente para que eles “trabalhem” pela empresa no relacionamento e fidelização de clientes

Sem a divulgação, a ponte entre o clube e o cliente, simplesmente não existirá. 

Além disso, a comunicação consegue também aproximar sua empresa de seu público, conforme mostra pesquisa no qual 78% dos respondentes considera as interações com os programas de fidelidade importantes para o relacionamento com a marca. 

Porém, como começar essas estratégias de comunicação do seu clube?

Antes de tudo, você precisa analisar o que já está sendo feito para em seguida conseguir aplicar outros formatos de divulgação. Vamos ver como fazer isso!

Mapei a sua comunicação atual

De início, é preciso entender que o foco das suas estratégias de comunicação devem estar no digital

A razão disso vem do tempo médio diário gasto usando a internet do Brasil: 9 horas e 56 minutos, o que faz com que esse seja um meio com maior facilidade para chegar ao seu cliente.

Além de entender se sua empresa já está marcando presença no online, também faça o seguinte mapeamento com a sua equipe:

  • Existe um calendário de comunicação para os seus clientes?

  • Seus times de Atendimento e Comercial estão alinhados com os benefícios do clube para explicá-los e usá-los em discursos de vendas e retenção?

  • Os canais de comunicação da sua empresa estão atualizados?

  • Há alguém responsável pela comunicação do clube?

Feita essa análise inicial, é hora de começar a estruturar as suas novas estratégias de divulgação.

Como estruturar a comunicação online da minha marca

O primeiro passo é conhecer o seu público. Para te ajudar nessa tarefa, você pode criar uma persona.

As Personas são personagens fictícios que permitem ter uma representação de como o seu cliente é e de como ele consome comunicação. 

Assim, você pode listar as características do seu público (como idade, profissão) e também quais conteúdos seriam interessantes e úteis para que eles consumissem.

Em seguida, é hora de alinhar os benefícios que vão ser divulgados. Para isso, você pode estabelecer critérios como: descontos mais condizentes com a época, novidades que chegam a cada mês e benefícios que tem mais ligação com os valores da sua marca.

Feito isso, é hora de entender quais os canais que o seu cliente está presente. Whatsapp, e-mail, Instagram, diversas são as opções, mas é necessário entender quais fazem mais sentido para o seu público.

Por fim, construa o seu calendário de comunicação. Por exemplo, separe todos os meses: datas para enviar e-mails, outras para fazer um post, o tipo de conteúdo que terá cada comunicação, dentre outras demandas necessárias. 

Essa ação ajudará não apenas na organização, mas também a manter uma constância.

4 canais para divulgar o seu Clube de Vantagens

pessoa utilizando as redes sociais

Agora que você já entendeu como estruturar a sua comunicação, vamos ver como fazer isso em alguns canais. 

Construa uma base para disparo de e-mails

Muitos empreendedores acreditam que o e-mail marketing é uma ferramenta antiga, considerando o leque de novas ferramentas de comunicação que temos hoje. Contudo, a verdade é que o e-mail ainda é a melhor forma de comunicação. 

Muitos dos seus clientes podem não ter um perfil na rede que você escolheu, por preferirem outra rede social ou por não usarem, mas todos eles terão um endereço de e-mail.

Assim, crie uma comunicação frequente com seus clientes através dessa ferramenta. Envie e-mails criativos, que compartilhem as novidades do seu clube e todos os benefícios exclusivos que apenas os clientes da sua empresa podem estar utilizando.

Utilize as suas redes sociais para falar sobre o seu clube

Seja através dos stories do Instagram, um vídeo no TikTok ou de uma publicação no Facebook, as redes sociais são um excelente canal de comunicação. Mostre para os seus clientes e possíveis clientes o grande diferencial do seu negócio.

Além disso, aposte em falar sobre os seus novos parceiros, parceiros locais e/ou ofertas especiais que estejam em vigência. Divulgue também suas vantagens exclusivas e não esqueça de criar diálogo com os seus usuários, já elas permitem um contato mais descontraído.

Algumas dicas práticas para fazer essa divulgação são:

  • Insira o clube no Link na Bio ou no botão de destaque nas redes sociais;
  • Faça um Destaque nos Stories do Instagram sobre o Clube;
  • Promova os benefícios em lives e eventos online;
  • Utilize variados formatos que a plataforma oferece, como vídeos e posts no feed. 

Já pensou no YouTube?

Sim, o YouTube é um ótimo canal de divulgação e relacionamento com o cliente. O formato em vídeo é atrativo e dinâmico, uma forma diferenciada de compartilhar informações e novidades.

Pensando no Clube de Vantagens, o YouTube é perfeito para ter conteúdos com tutoriais de uso da plataforma e resgate de benefícios, que poderão ser replicados para outros canais, inclusive offline.  

Então não deixe de também considerar essa opção.

Site

Divulgar o clube de vantagens no seu site, é uma ótima forma de agregar valor a sua marca e também de aumentar o valor percebido do seu serviço. Assim, considere as opções abaixo: 

  • Coloque um botão para o clube na home;
  • Banner com link em conteúdos;
  • Insira esse diferencial na descrição do seu produto ou serviço;

Crie campanhas atrativas para o cliente

Por meio do clube de vantagens, é possível desenvolver campanhas com foco nas necessidades dos clientes e fortalecer ainda mais o relacionamento entre vocês. Além disso, esse material pode ser usado em todos os canais citados anteriormente. 

Assim, explore a sazonalidade e crie ações com benefícios que o seu público vai adorar. Natal, Dia das Mães e o aniversário da sua empresa são, por exemplo, um excelente momento para criar essas campanhas. Por isso, se prepare com antecedência. 

O Rede Parcerias desenvolve o melhor Clube de Vantagens do Brasil

Agora que você já entendeu como divulgar o clube, conte conosco para desenvolver o clube da sua marca.

O Rede Parcerias presta total suporte na comunicação do clube e oferece centenas de vantagens que vão além de descontos, como benefícios gratuitos, sorteios mensais, ações com vouchers, gamificação e muito mais. 

Conheça mais sobre a nossa solução por meio do nosso clube demonstrativo.