Conheça 5 Parcerias de Sucesso entre Empresas

Segundo dados da Powerlink, empresa de parcerias globais, as parcerias estratégicas estão se tornando um elemento vital para o crescimento corporativo e muitos empreendimentos já reservam em torno de 20% dos seus ativos para desenvolver e manter tais colaborações.

Além disso, os resultados dessa prática já podem ser mapeados, e incluem: aumento no alcance de público, diferenciais e melhorias para produtos ou serviços, bem como o aumento da qualidade de experiência oferecida ao cliente. 

Porém, parcerias de sucesso entre empresas não são apenas uma tendência futura, mas também o motivo pilar dos bons resultados de marcas já conhecidas do público. Por isso, neste artigo, vamos conhecer algumas empresas que investiram em desenvolvimento mútuo para alavancar resultados e também algumas dicas para sua empresa também fazer isso.

Como fazer parcerias entre empresas

grupo de empresários realiza uma parceria estratégica

Escolher parceiros empresariais de forma estratégica é um passo fundamental para o sucesso duradouro de qualquer empreendimento. Assim, avaliar se a parceria é mutuamente benéfica é crucial, pois garante uma maior probabilidade de sucesso a longo prazo.

Dessa forma, na hora de escolher parceiros para sua marca, se atente a alguns pontos. O primeiro é a flexibilidade e adaptação, ou seja, em um cenário de constante mudança, é essencial que ambos os lados tenham um pensamento inovador e que se adapte às novas necessidades para grandes resultados.  

Além disso, também é indispensável que haja semelhança entre os valores e missão entre as empresas parceiras, tendo em vista que isso contribui para criar comunicações conjuntas e ter também uma maior compatibilidade na criação das estratégias.

Por fim, não se esqueça de prestar atenção ao que o seu cliente diz. Com isso, você pode identificar marcas e benefícios que seria interessante oferecer para o seu público e também se a parceria surtiu efeito, por meio da coleta de feedbacks. 

5 parcerias estratégicas e de sucesso entre empresas: 

Apple e Pixar

De início, uma já conhecida referência entre fãs de animações ou de iphones, é a ligação entre Apple e Pixar. Inicialmente, a Pixar era uma empresa de Hardware que vendia computadores para o desenvolvimento de efeitos especiais. No entanto, os rumos da marca mudaram após ela ser adquirida por um novo dono.

Em 1986, Steve Jobs adquiriu a empresa devido ao perfil semelhante que ela tinha com a Apple. Porém, o resultado não foi o esperado, e a marca só se fortaleceu devido a uma importante decisão de Jobs.

Ele sempre acreditou na importância de ter boas parcerias e, por isso, resolveu juntar a Pixar a mais um empreendimento, a Walt Disney. Juntas, as empresas produziram o longa Toy Story, uma das maiores animações de todos os tempos, fazendo com que a Apple esteja até hoje presente, por meio de easter-eggs, nos filmes da produtora.

Intel e Positivo

A união entre Intel e Positivo é, por sua vez, um caso já duradouro. As duas empresas da área da tecnologia, se juntaram para criar um produto que tivesse um bom custo-benefício: o Positivo-Duo. Desde então, diversos outros produtos já foram lançados de forma colaborativa.

As duas empresas têm, inclusive, planos para melhorar ainda mais o produto que é entregue, ampliando a coparticipação de outras empresas. Uma das ações já feitas, foi uma união com a Vivo para também ofertar internet aos usuários com baixo custo. Logo, isso mostra a importância de sempre ampliar a rede de parcerias de uma empresa.

Spotify e Netflix

Nesse caso, duas empresas de streaming de ramos diferentes. A estratégia da Netflix e do Spotify vai de encontro ao que foi antes apontado: buscar parcerias de mercados distintos, mas complementares.

De ramos diferentes, a união das marcas faz com que as plataformas tenham diversas possibilidades de parcerias para explorar. A última ação que foi feita, buscou promover a série Stranger Things, levando os fãs a ouvirem playlists personalizadas no Spotify e, em contrapartida, fazer com que outros ouvintes também descobrissem o seriado através do sucesso que as playlists geraram.

Agora, as empresas já trabalham para adaptar conteúdos da Netflix para o formato de áudio e fortalecer ainda mais as colaborações já realizadas.

Rock Rio e Posto Ipiranga

parceria posto Ipiranga e rock rio

Neste quarto exemplo, temos uma parceria muito interessante quando se trata de agregar valor à experiência do cliente e que foi feita entre o Posto Ipiranga e Rock in rio de uma maneira bem criativa para contribuir com a satisfação e fidelização dos clientes. 

Durante a edição de 2022 do Rock in Rio, o Posto Ipiranga promoveu um concurso com o intuito de proporcionar aos seus clientes a oportunidade de participar do festival. A proposta era simples: os participantes deveriam redigir um texto criativo de até 2.000 caracteres, narrando uma história que tivesse início no Posto Ipiranga.

Uma comissão avaliou os textos recebidos e escolheu os mais destacados para a segunda fase: a votação popular. Os textos mais votados foram premiados com ingressos para os shows. Esse procedimento permitiu ao posto estabelecer uma conexão mais próxima com os clientes, ao mesmo tempo, em que o festival recebeu uma divulgação mais ampla.

Este exemplo, embora simples, mostra como marcas, mesmo que de áreas diferentes, podem realizar uma parceria desde que tenham propósitos e valores semelhantes. 

Rede Parcerias e a sua Marca

No Clube de Vantagens do RP, você tem acesso a parceiros com os melhores benefícios. Além disso, também pode incluir parcerias locais estratégicas de sua preferência. Tal ação pode alavancar ainda mais os resultados da sua marca. Conheça mais sobre os parceiros do clube através do nosso Clube Demonstrativo.

Em resumo, lembre-se que buscar parcerias estratégicas é essencial tanto para chegar em novos clientes, como também para oferecer diferenciais aqueles que já utilizam o produto ou serviço da sua empresa. Por isso, invista sempre em parcerias que agreguem valor à sua marca.

Aprenda mais sobre esse e diversos outros temas através de outros conteúdos do blog.