Programa de engajamento: o segredo para engajar clientes, colaboradores e associados

Engajar os clientes significa investir em  interações e experiências que agregam valor ao relacionamento de uma marca com o seu público, visando tornar ele duradouro. Essa estratégia também pode ser usada com colaboradores, associados e todos os negócios que possuem alguma espécie recorrência ou contrato fixo.

O engajamento pode acontecer de várias formas, como em avaliações de produto, atendimentos, comentários em redes sociais, dentre vários outros. Porém, nosso foco aqui é entender como ele pode entrar na sua estratégia de marketing de relacionamento. Ou seja, como usá-lo para estar próximo do cliente mesmo nos momentos em que ele não deseja fazer uma compra ou falar diretamente com a sua marca. 

A importância de fazer isso, vem dos diversos benefícios gerados:

  • Fidelidade do cliente: quando eles estão engajados, são mais propensos a continuar fazendo negócios com a empresa, o que ajuda a aumentar a fidelidade.
  • Recomendação: um público engajado é mais propenso a recomendar a empresa para amigos e familiares, aumentando assim a chances de crescimento da marca.
  • Aumento das receitas: clientes engajados são mais favoráveis a comprar novamente da mesma empresa, o que aumenta as receitas e as tornam mais previsíveis. 
  • Feedbacks: o engajamento também pode fornecer feedbacks valiosos e que ajudam a melhorar a experiência do cliente, além de ideias para novas funcionalidades que que podem tornar o seu produtos ou serviços melhores e mais adequados às necessidades do cliente.

Por todas essas razões, engajar clientes é fundamental para o sucesso de uma empresa. Mas, como fazer isso?

A melhor solução é criar um Programa de Engajamento. Dessa forma, você pode reunir o máximo de ações de engajamento possíveis em um lugar. Vamos entender como a partir do tópico abaixo. 

O que é um programa de engajamento?

mulher segurado um gift card

O programa de engajamento é uma estratégia de  relacionamento que consiste em reunir, em um único lugar, diversos benefícios, recompensas e prêmios, que irão agregar valor e criar uma maior proximidade de uma marca com o seu público.

A palavra funciona como um sinônimo para programa de fidelidade, e tem como uma de suas principais formas o clube de vantagens.

O clube de vantagens busca reunir em um único lugar, descontos em diversas marcas, gratuidades, além de ações de engajamento, como sorteios, e jogos com prêmios.

Aqui, no Rede Parcerias, oferecemos diversas opções de jogos para engajar os clientes dentro do clube, como quebra-cabeça, quiz e jogo de memória. Os vencedores ganham prêmios, enquanto se divertem e interagem.

A plataforma do clube é um modelo white label. Ou seja, ela é customizada com  a identidade da empresa ou associação que contrata o público.

Por exemplo, uma determinada marca fictícia chamada Liu, deseja criar um clube de vantagens para os clientes que assinam o seu plano de assinatura de streaming. Ao fazer a contratação, os clientes dela não verão nenhuma referência a marca que desenvolveu o programa de engajamento, pois a logo, cores e nome que aparecerá, será da Liu.

Outra vantagem que também é oferecida aos usuários, são os benefícios gratuitos. Aqui, temos outra chance de engajar os clientes através de diversos benefícios que podem ser usados gratuitamente para educar, divertir e atender outras dores dos clientes. Dessa forma, haverá uma interação do consumidor com a marca, sem este precisar efetuar uma compra. 

Alguns dos que estão disponíveis nos clubes do RP são:

  • Ebooks e receitas
  • Jogos
  • Revistas, Gibis, Coquetel 
  • Cursos gratuitos e com certificados

E muito mais…

Em resumo, o programa de engajamento cria um vínculo de um negócio e seu público através de diversos benefícios que engajam e levam um algo mais ao cliente, deixando-o mais satisfeito e contribuindo para a criação de um relacionamento duradouro. 

O Programa de engajamento em diferentes áreas 

Já vimos como essa estratégia de marketing de relacionamento é extremamente poderosa, devido ao potencial de engajamento que ela oferece. Porém, o programa de engajamento também possui diversos outros objetivos, pois consegue se adequar a vários nichos.

Começando pela comunicação, os benefícios não ficaram restritos ao clube. Eles devem ser usados em e-mails, redes sociais, mensagens, dentre outros canais. Assim, a empresa pode sempre entrar em contato com uma promoção, um jogo que oferece prêmios ou benefício gratuito que reforça o compromisso da sua marca com o seu público.

O clube de vantagens é também um diferencial que agrega valor ao discurso de eventos. Imagine que um possível cliente está em dúvida sobre qual empresa deve contratar para resolver determinada dor, mas a sua, além de entregar um serviço completo, também oferece um programa repleto de benefícios, isso certamente fará diferença no momento de decisão.

Vamos conferir também como o programa de engajamento pode entrar na estratégia de algumas áreas específicas, para que fique mais claro como ele é amplo e adaptável, e pode ser usado tanto para fidelizar clientes, como também  colaboradores e associados. 

Diferencial para seguradoras e corretores

No mercado de seguros, o programa de engajamento pode ser usado tanto para os segurados, como para os corretores

No caso dos segurados, ele entrega um diferencial no plano de seguros, oferecendo uma série de benefícios que o cliente pode desfrutar mesmo quando não precisa de algum serviço do plano, o que aumenta o valor percebido e contribui para que ele siga com a mesma seguradora.

Para os corretores, por sua vez, ele pode ser usado como incentivo, recompensa que irá deixá-los mais motivados. Isso acontece, pois além dos benefícios, também é possível distribuir vouchers em dinheiro em diversas marcas.

Clique aqui e veja como a Affix, um dos clientes do Rede Parcerias, investiu nesta estratégia de vouchers para melhorar o relacionamento com seus corretores. 

Recompensas externas para clientes da área financeira

Com o aumento do número de fintechs e bancos digitais, a criação de uma conta em um concorrente está apenas a alguns cliques de distância. Por isso, investir em recompensas externas para os clientes, se tornou um diferencial competitivo muito importante.

Na prática, você pode incorporar os benefícios do clube de vantagens como uma funcionalidade do seu site e aplicativo. Assim, os clientes passam a ter acesso a todos os descontos e benefícios disponíveis e você ainda pode fazer seus próprios sorteios e ações em datas sazonais que considerar importantes.

Uma vantagem desse modelo de fidelidade quando comparado ao modelo de pontos e cashback, é a sua instantaneidade. Pontos demoram para ser acumulados e o cashback, por sua vez, pode levar entre 90 e 120 dias para estar disponível. 

Ao contrário disso, seu cliente terá benefícios na hora e pensados a partir de diversas estratégias de engajamento, o que agrega muito mais valor no relacionamento com seu público. 

Confira, através do vídeo abaixo, outros motivos para o cashback não ser a melhor opção para oferecer benefícios aos clientes:

YouTube video

Benefícios e incentivos para colaboradores

O programa de engajamento também pode ser usado como incentivo para os colaboradores de uma empresa. Por meio dele, é possível motivar e incentivar os clientes internos de uma marca em uma determinada meta ou objetivo. Com isso, é possível motivar, reconhecer e engajar o público através de recompensas exclusivas.

O seu programa de incentivo para colaboradores também pode ser usado como suporte em outras ações de endomarketing. Isso porque você pode usar o clube para distribuir cartão presente, fazer sorteios e outras ações diversas com o propósito de engajamento.

Alguns exemplos são: gerar e distribuir vouchers para recompensar colaboradores por atingirem metas e distribuir prêmios em datas importantes, como aniversário da marca e fim de ano.

Programa de engajamento com forma de reter associados 

O Brasil já conta com mais de 16.000 mil sindicatos e quase 300 mil associações, que são responsáveis por representar pessoas com interesses em comum. Mesmo com o grande número de iniciativas com esse propósito, os gestores precisam enfrentar dois desafios: evitar a inadimplência e garantir a permanência e engajamento dos participantes. 

Uma solução para isso, é investir na qualidade do relacionamento que é feito. Por isso, ter um programa de engajamento é uma das melhores opções, pois através deles, é possível engajar o contribuinte ou associado, oferecer benefícios e ter uma comunicação constante.

Outro ponto importante, é poder usar o clube de vantagens para reforçar os valores da sua associação ou sindicato. Por exemplo, caso ela seja da área da educação, é possível evidenciar os benefícios gratuitos e educativos, além de dar destaque às marcas parceiras que tenham compromisso em promover a educação. Isso reforça os valores que seu coletivo representa e garante uma maior autoridade. 

Conclusão

Em resumo, o programa de engajamento é uma poderosa ferramenta de relacionamento que traz diversos benefícios que podem ser usados por diversas áreas. Através da reunião de vários tipos de vantagens, ele é o diferencial que contribui tanto na atração, como na retenção de clientes, colaboradores e associados, o que reforça a importância do seu negócio investir nesta estratégia para alavancar os resultados. 

Continue aprendendo sobre o assunto através de outros conteúdos do nosso Blog.

banner com o link para o clube de vantagens do Rede Parcerias