Programa de Engajamento: o que é, vantagens e ferramentas

Engajar os clientes, associados ou colaboradores significa investir em interações e experiências que agregam valor ao relacionamento de uma marca com o seu público, visando tornar ele duradouro. 

O engajamento pode acontecer de várias formas, como em avaliações de produto, atendimentos, comentários em redes sociais, dentre vários outros. 

Porém, nosso foco aqui é entender como ele pode entrar na sua estratégia de marketing de relacionamento. Ou seja, como usá-lo para estar próximo do cliente mesmo nos momentos em que ele não deseja fazer uma compra ou falar diretamente com a sua marca. 

A importância de fazer isso, vem dos diversos benefícios gerados:

  • Fidelidade do cliente: quando eles estão engajados, são mais propensos a continuar fazendo negócios com a empresa, o que ajuda a aumentar a fidelidade;

  • Recomendação: um público engajado é mais propenso a recomendar a empresa para amigos e familiares, aumentando assim a chances de crescimento da marca;

  • Aumento das receitas: clientes satisfeitos são mais favoráveis a comprar novamente da mesma empresa, o que aumenta as receitas e as tornam mais previsíveis;

  • Feedbacks: o engajamento também pode fornecer feedbacks valiosos, que ajudam a melhorar a experiência do cliente, além de ideias para novas funcionalidades para o seu serviço.

Por todas essas razões, engajar clientes é fundamental para o sucesso de uma empresa. Mas, como fazer isso?

A melhor solução é criar um programa de engajamento. Dessa forma, você pode reunir o máximo de ações de engajamento possíveis em um lugar. Vamos entender como a partir do tópico abaixo. 

O que é um Programa de Engajamento?

mulher segurado um gift card

O Programa de Engajamento é uma estratégia de relacionamento que consiste em reunir, em um único lugar, diversos benefícios, recompensas e prêmios, que irão agregar valor e criar uma maior proximidade de uma marca com o seu público.

A palavra também funciona como um sinônimo para clube de vantagens, cujo objetivo é reunir em um único lugar, descontos em diversas marcas, gratuidades, além de ações de engajamento, como sorteios, e jogos com prêmios.

Um ponto forte desse tipo de plataforma, é a sua customização. O clube é um modelo white label, ou seja, ele é personalizado com a identidade da empresa ou associação que contrata o público.

Por exemplo, uma determinada marca fictícia chamada Liu, deseja criar um clube de vantagens para os clientes que assinam o seu plano de assinatura de streaming

Ao fazer a contratação, os clientes dela não verão nenhuma referência a marca que desenvolveu o programa de engajamento, pois o logo, cores e nome que aparecerão, será da Liu. Isso faz com essa seja uma alternativa mais acessível, que economize tempo e dinheiro. 

Portanto, o programa de engajamento cria um vínculo de um negócio e seu público por meio de diversos benefícios que engajam e levam um algo mais ao cliente, deixando-o mais satisfeito e contribuindo para a criação de um relacionamento duradouro. 

Qual a diferença entre Interação e Engajamento?

Você sabe a diferença entre interação e engajamento? É muito importante saber isso para ter clareza na hora de montar a sua estratégia.

A diferença entre essas duas práticas, está na profundidade e na qualidade da conexão entre uma pessoa e um determinado conteúdo, marca ou comunidade. 

A interação refere-se a qualquer forma de envolvimento direto ou resposta de um indivíduo a uma ação específica, como curtir ou comentar em uma publicação. Ela é um indicativo de que a pessoa teve algum tipo de contato com a mensagem ou ao estímulo recebido.

Já o engajamento vai além da simples interação. Ele envolve um nível mais profundo de comprometimento e interesse contínuo. 

Um usuário engajado não apenas interage com o conteúdo, mas também se conecta emocionalmente com ele, participa ativamente da comunidade em torno desse conteúdo e muitas vezes se torna um defensor da marca, ou ideia. 

Portanto, o engajamento é um indicador mais forte de que a pessoa se identifica com o que está consumindo e está disposta a investir tempo e energia nessa interação.

Quais os 4 elementos do engajamento?

Como vimos acima, o engajamento representa uma conexão significativa entre uma marca e seu público. No entanto, para que isso seja possível, é preciso levar em consideração os elementos-chave abaixo:

  • Emocional: ocorre quando uma pessoa se conecta emocionalmente com um conteúdo, marca ou comunidade, geralmente fruto de uma história envolvente ou de um senso de pertencimento a uma comunidade;

  • Cognitivo: envolve a participação ativa da pessoa em um conteúdo ou atividade, como a compreensão profunda de um material, a reflexão sobre as ideias apresentadas ou o pensamento crítico sobre um determinado tópico;

  • Comportamental: se refere às ações concretas que uma pessoa realiza como resultado de seu envolvimento, como participar de uma discussão, fazer uma compra ou recomendar uma marca a outros;

  • Social: acontece quando um indivíduo interage com outras pessoas em torno de um determinado conteúdo ou comunidade, como comentários, curtidas, compartilhamentos e outras formas de interação social.

Ao criar o seu programa de engajamento, é importante considerar esses quatro elementos e como eles podem ser integrados para criar experiências significativas para o público-alvo.

O Programa de engajamento em diferentes áreas 

Já vimos como essa estratégia de marketing de relacionamento é extremamente poderosa, devido ao potencial de engajamento que ela oferece. Porém, ele também possui diversos outros objetivos, pois consegue se adequar a vários nichos.

O primeiro ponto, é a comunicação, pois os benefícios não precisam ficarem restritos a plataforma e podem ser usados em e-mails, redes sociais, mensagens, dentre outros canais.

Por exemplo, a empresa pode sempre entrar em contato com uma promoção, um jogo que oferece prêmios ou benefício gratuito que reforça o compromisso da sua marca com o seu público.

Além disso, essa estratégia é também um diferencial que agrega valor ao discurso de vendas

Imagine que um possível cliente está em dúvida sobre qual empresa deve contratar para resolver determinada dor, mas a sua, além de entregar um serviço completo, também oferece um programa repleto de benefícios. Isso certamente fará diferença no momento de decisão.

Partindo disso, vamos conferir também como o programa de engajamento pode entrar na estratégia de algumas áreas específicas, para ficar mais claro como ele é amplo e adaptável, e pode ser usado tanto com clientes, como também colaboradores e associados. 

Diferencial para seguradoras e corretores

No mercado de seguros, o programa de engajamento pode ser usado tanto para os segurados, como para os corretores

No caso dos segurados, ele entrega um diferencial no seguro, oferecendo uma série de benefícios que o cliente pode desfrutar mesmo quando não precisa do serviço contratado, o que aumenta o valor percebido e contribui para que ele siga com a mesma seguradora.

Para os corretores, por sua vez, ele pode ser usado como incentivo, recompensa que irá deixá-los mais motivados. Isso acontece, pois além dos benefícios, também é possível distribuir voucher em dinheiro em diversas marcas.

  • Clique aqui e veja como a Affix, um dos clientes do Rede Parcerias, investiu nesta estratégia de voucher para melhorar o relacionamento com seus corretores. 

Recompensas externas para clientes da área financeira

Com o aumento do número de fintechs e bancos digitais, a criação de uma conta em um concorrente está apenas a alguns cliques de distância. Por isso, investir em recompensas externas para os clientes, se tornou um diferencial competitivo muito importante.

Na prática, você pode incorporar os benefícios do programa de engajamento como uma funcionalidade do seu site e aplicativo. 

Dessa forma, os clientes passam a ter acesso a todos os descontos e benefícios disponíveis e você ainda pode fazer seus próprios sorteios e ações em datas sazonais que considerar importantes.

Uma vantagem desse modelo de fidelidade, quando comparado ao modelo de pontos e cashback, é a sua instantaneidade. Pontos demoram para ser acumulados, e o cashback pode levar entre 90 e 120 dias para estar disponível. 

Ao contrário disso, seu cliente terá os benefícios na hora e pensados a partir de diversas estratégias de engajamento, o que agrega muito mais valor no relacionamento com seu público. 

Benefícios e incentivos para colaboradores

O programa de engajamento também pode ser usado como incentivo para os colaboradores de uma empresa, sendo um dos modelos mais conhecidos dessa modalidade.

Por meio dele, é possível motivar e incentivar os clientes internos de uma marca em uma determinada meta ou objetivo. Com isso, é possível motivar, reconhecer e engajar o público por meio de recompensas exclusivas.

O seu programa de incentivo para colaboradores também pode ser usado como suporte em outras ações de endomarketing. Isso porque você pode usar o clube para distribuir recompensas, fazer sorteios e outras ações diversas com o propósito de engajar.

Alguns exemplos são: gerar e distribuir voucher para recompensar colaboradores por atingirem metas e distribuir prêmios em datas importantes, como aniversário da marca e fim de ano.

Programa de engajamento com forma de reter associados 

O Brasil já conta com mais de 16.000 mil sindicatos e quase 300 mil associações, responsáveis por representar pessoas com interesses em comum. 

Mesmo com o grande número de iniciativas com esse propósito, os gestores precisam enfrentar dois desafios: evitar a inadimplência e garantir a permanência e engajamento dos participantes. 

Uma solução para isso, é investir na qualidade do relacionamento que é feito. Logo, ter um programa de engajamento é uma das melhores opções, pois, através dele, é possível engajar o contribuinte ou associado, oferecer benefícios e ter uma comunicação constante.

Outro ponto importante, é poder usar o clube de vantagens para reforçar os valores da sua associação ou sindicato. 

Por exemplo, caso ela seja da área da educação, é possível evidenciar os benefícios gratuitos e educativos, além de dar destaque às marcas parceiras que tenham compromisso em promover a educação. 

Isso reforça os valores que o coletivo representa e garante uma maior autoridade. 

Conclusão

Em resumo, o programa de engajamento é uma poderosa ferramenta de relacionamento que traz diversos benefícios que podem ser usados por diversas áreas. 

Através da reunião de vários tipos de vantagens, ele é o diferencial que contribui tanto na atração, como na retenção de clientes, colaboradores e associados, o que reforça a importância do seu negócio investir nesta estratégia para alavancar os resultados. 

Chegou até aqui e quer ter essa estratégia na sua marca? Então acesse o nosso clube demonstrativo e veja na prática um desses tipos de plataforma.