Vouchers: a estratégia para engajar clientes

Popularmente conhecidos como vouchers, essa é uma excelente estratégia para engajar clientes, quando usados como um cartão-presente ou mesmo para premiar vencedores em uma determinada ação, como sorteios.

Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Aqui você vai entender o que é voucher, como usá-lo para engajar clientes e como comprar e distribuir direto do seu clube de vantagens. Siga a leitura para conferir!

O que são vouchers?

Os vouchers são um tipo de cartão pré-pago que podem ser usados em um estabelecimento ou marca escolhido na hora da compra, seja ele físico ou online. Além desse tipo focado em resgates, também é comum o voucher de desconto, que pode ser usado em compras futuras.

Dessa forma, essa é uma excelente estratégia para recompensar clientes em programas de fidelização. Afinal, todo mundo gosta de ganhar um presente e isso pode ser usado para incentivar a lealdade.

Como funcionam os vouchers?

Para entregar os vouchers, primeiro é preciso que sua empresa os adquira em uma empresa que faça essa venda. Nessa etapa, certifique-se de decidir em quais marcas deseja emitir o voucher, qual a quantidade e quais serão os valores.

Em seguida, é hora de realizar o pagamento. Como estamos tratando de uma ação de engajamento e fidelização, é ideal que sua empresa faça o pagamento e o distribua gratuitamente para os clientes 

Por fim, você deve liberar o voucher. Em geral, é gerado um código que pode ser resgatado no momento da compra. Dessa forma, você pode enviar para o cliente por e-mail, SMS, ou outro canal de sua preferência.

Como você deve ter percebido, esse processo demanda muitas etapas. Por isso, fazer isso direto do programa de fidelidade é muito fácil.

Aqui no Rede Parcerias, por exemplo, é possível adquirir os vouchers e distribuir para os seus clientes direto do clube de vantagens. Oferecemos diversas opções de marcas para gerar o voucher, e você pode selecionar, fazer o pagamento e já distribuir o número para o cliente direto da plataforma.

imagem com link para a plataforma de clube de vantagens do Rede Parcerias

Como oferecer um voucher para clientes?

É muito importante que não fique nenhuma dúvida para o cliente, pois assim ele conseguirá desfrutar do benefício que ele recebeu sem nenhum problema. Por isso, se atente aos seguintes pontos para garantir a satisfação nessa ação: 

  • Prazos e Validade: defina e deixe claro na comunicação o prazo para resgate e também a validade para uso do voucher;

  • Regras para receber: defina quem são os clientes que irão receber por meios de regras e deixe esses requisitos claros. Por exemplo, caso ele seja uma recompensa por renovar a assinatura do seu serviço até determinada data, explique isso para não haver dúvida; 

  • Especifiquem quais produtos os serviços podem ser usados: em alguns casos os vouchers podem ser usados apenas em determinados produtos. Por exemplo, você pode emitir um voucher para um mês de assinatura em determinado streaming. Então deixe claro que ele deve ser usado nesse serviço e não em outros que a mesma marca pode oferecer. 

Benefícios dos Vouchers para a Fidelização de Clientes

Cliente avalia positivamente uma empresa

Ao longo do texto, já lhe mostramos como essa estratégia é essencial para fidelizar clientes, ou seja, para garantir que eles sempre comprem com a sua marca. Porém, vamos também entender de forma mais detalhada cada um desses benefícios que a sua empresa poderá obter:

  • Encantar Clientes: proporcionar uma experiência positiva e memorável contribui para se tornar uma marca inesquecível para o seu cliente, que além de seguir comprando, terá também mais chances de recomendar o seu serviço para parentes e amigos;

  • Aumentar a Adimplência: principalmente em serviços de recorrência, é essencial manter o cliente próximo para que ele não se esqueça de pagar a assinatura. Assim, entrar em contato com benefícios como esse é uma forma de manter a proximidade;

  • Agregar Valor à Marca: imagina ter a sua empresa associada a diversas marcas grandes que você pode emitir e entregar voucher? Isso certamente gera mais autoridade e confiança para visão do cliente; 

  • Aumentar o engajamento: ao distribuir esses cartões-presente, você pode também perceber um aumento de engajamento em geral, como maiores aberturas nas suas comunicações ou mesmo em adquirir novos serviços. Afinal, o cliente gosta de estar em contato com marcas queridas. 

Como Oferecer Vouchers através do Clube de Vantagens

Os clientes do Rede Parcerias podem adquirir vouchers para distribuir aos seus usuários, e nós cuidamos de toda a operação de distribuição dentro do clube. O cliente escolhe o parceiro, a quantidade de vouchers e o valor de cada um.

Geralmente, disponibilizamos vouchers de grandes marcas como Uber, iFood, C & A, Renner, entre outros. Como vimos, essa ação ajuda a transferir a autoridade dessas marcas para a marca do cliente, aumentando a percepção de valor

E quando você pode distribuir os vouchers? A resposta para essa pergunta é: sempre! Essa é uma ação totalmente da sua escolha. Por isso, segue algumas dicas para já se planejar na escolha desses momentos. 

Datas Comemorativas

Associar essa ação com datas comemorativas, a exemplo do aniversário da sua empresa, ou uma data sazonal, contribui para criar algo criativo para chamar a atenção do cliente. Além disso, é algo que também pode ser planejado. 

Por exemplo, durante o lançamento de um novo produto, um voucher pode ser oferecido como incentivo para os primeiros compradores, ou em épocas como o Natal e o Dia das Mães, vouchers podem ser usados para atrair mais clientes.

Incentivos e Prêmios

Os vouchers quando ofertados como incentivos e prêmios, aumentam o volume de acessos ao clube e promovem a retenção dos usuários. Além disso, eles também fazem com que o usuário se sinta especial, gerando uma maior conexão.

Como resultado, um bom trabalho na experiência do cliente não só melhora indicadores de satisfação, mas também desenvolve potenciais promotores da sua marca.

Experiência Diferenciada

Uma das maiores vantagens de utilizar vouchers é a capacidade de proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes. Receber um voucher pode ser visto como um presente, o que gera uma percepção positiva da marca. Este sentimento de valorização é crucial para o engajamento e a lealdade do cliente.

Cases de Vouchers nos Clubes do Rede Parcerias

Nós, do Rede de Parcerias, temos excelentes cases na implementação de vouchers junto aos nossos clientes. Ao longo do ano de 2021, por exemplo, distribuímos mais de 4.000 vouchers em mais de 25 ações. Confira alguns desses cases:

  • 934 em Affix: Entre vouchers da iFood, L’Occitane, C&A e Assaí
  • 1.296 em Fiat: Entre vouchers da Havaianas, iFood, Rappi, Uber e Submarino
  • 52 em InvestSmart: Entre vouchers da Vivara e L’Occitane
  • 20 em Abyara: Vouchers da Renner
  • 10 em Technip: Vouchers da Tico Pantufas
  • 20 em VivaTelecom: Vouchers da iFood

Veja como o nosso cliente Affix planejou e obteve bons resultados com essa estratégia.

Conclusão

Em resumo, os vouchers são um excelente aliado para suas estratégias de fidelização de clientes, pois eles são uma forma eficaz de engajar, melhorar a satisfação e fortalecer a relação com a marca. 

Portanto, para começar a aplicar essa estratégia na sua empresa, você pode contar com o nosso time. No Rede Parcerias, desenvolvemos clubes de vantagens completos para empresas com clientes recorrentes que desejam fidelizar o seu público.

Acesse o nosso clube demonstrativo para conhecer a nossa plataforma e conte conosco para engajar e encantar os seus clientes.