Programa de recompensa: como escolher o melhor?

Oferecer um mimo ao cliente ou criar ações que o engajem com a marca, esse é o propósito de um programa de recompensa, uma estratégia de marketing de relacionamento que recompensa e fideliza o seu cliente por meio de diferenciais acrescentados ao produto ou serviço que é vendido.

Oferecer plataformas de vantagens como essa é algo cada vez mais indispensável para as marcas. Segundo a pesquisa Panorama de Fidelização no Brasil 2023, para 83,1% dos respondentes, participar de programas de fidelidade é um marco positivo no relacionamento com a marca, o que comprova a popularidade dessa estratégia.

Porém, para escolher o melhor clube de benefícios para a sua empresa, alguns pontos precisam ser considerados. Por isso, confira neste post, algumas dicas essenciais na hora montar o programa de recompensa da sua marca. 

O que é um programa de recompensa?

Um programa de recompensa é uma plataforma de benefícios que garante a fidelização e satisfação dos clientes por meio das vantagens oferecidas. Ele pode ser usado tanto para incentivar compras por meio da recompensa que será recebida, como também para entregar um algo mais para clientes fiéis.

Assim, o principal objetivo dessa estratégia é garantir um relacionamento de longo prazo, de forma que o público sempre interaja com a marca, enxergue valor nessas trocas e siga tendo a preferência do cliente.

Também é importante lembrar, que empresas que trabalham com serviços recorrentes, seguradoras, provedores, dentre outros; tem no programa uma forma de entregar um algo mais que torna o serviço mais completo e atrativo, por meio dos diferenciais oferecidos. 

Por isso, ao mesmo tempo, que ele é uma estratégia de retenção e engajamento, ele é também uma estratégia de comunicação, que garante a proximidade a partir da forma como são divulgadas as recompensas.

imagem com link para a plataforma de clube de vantagens do Rede Parcerias

Os tipos de programas de recompensa

imagem de cliente segurando um presente

Existem vários tipos de programas de recompensa, cada um adaptado às necessidades e objetivos específicos de uma empresa. Eles podem ser classificados pelo tipo de bonificação oferecido. Vejamos quais são os mais comuns.

O primeiro deles são os de pontos, acumulados por compras, ou ações, e que podem ser trocados por outros benefícios. Neste caso, só é possível receber a recompensa caso atinja o número mínimo estipulado.

Outro modelo conhecido é o cashback, em que os clientes recebem parte do valor gasto em forma de crédito ou dinheiro, como incentivo para comprar novamente. A recompensa pode demorar até 90 dias para ficar disponível e também é necessário uma bancarização do usuário.

No vídeo abaixo, o Eduardo Torres, cofundador do Rede Parcerias, explica melhor como ele funciona:

YouTube video

Por fim, uma estratégia bem popular e instantânea, são os descontos, na própria marca ou em marcas parceiras. Eles também podem ser atrelados a outros tipos de recompensa, formando um programa de vantagens com variados benefícios. 

Sua marca também pode usar a criatividade para oferecer recompensas personalizadas, como brindes, acessos antecipados, experiências exclusivas e muito mais. Quanto mais próxima se manter do cliente, melhor para a experiência que ele tem com a sua marca.

Como montar o seu programa de recompensas

Montar um programa de fidelidade do zero é uma tarefa complexa e que pode demandar profissionais de várias áreas. Dessa forma, buscar uma empresa que monte uma plataforma personalizada, contribui para deixar essa tarefa muito mais simples.

Mas, como buscar a melhor opção? Para isso, é preciso um planejamento, objetivos claros e também atenção ao tipo de recompensa que vai ser oferecido.

Para lhe ajudar nesta tarefa, separamos três dicas essenciais para garantir que o seu programa de relacionamento seja um sucesso. Confira!

Entenda seu público antes de montar o Programa de Recompensa

O primeiro passo de toda estratégia de marketing de relacionamento, é entender o que faz sentido para o seu cliente. Dessa forma, é preciso analisar qual tipo de diferencial ele busca e como alinhar isso às expectativas da sua marca.

Uma boa forma de fazer isso, é por meio de pesquisas com os clientes. Para isso, selecione um grupo de consumidores fiéis aonseu produto ou serviço e alinhe com eles quais ações eles gostariam que sua marca oferecesse com recorrência.

Essas ações podem ser descontos, sorteios, jogos, dentre várias outras. Após identificar quais os diferenciais que fazem sentido tanto para o cliente quanto para sua empresa, busque uma opção que possa ser personalizável para se adaptar às suas demandas. 

Tenha benefícios de qualidade

Além de ser um serviço que oferece benefícios, é também preciso que esses sejam de qualidade para que possam ser realmente usados por seus clientes. 

Se você analisou que desconto é o que faz mais sentido para seu público, veja em quais marcas são oferecidos os melhores descontos, se são instantâneos e se é possível que você inclua também parceiros que você considera importante para complementar o seu serviço ou produto.

Lembre-se: não adianta ter recompensas que demoram para ficarem disponíveis ou que não serão realmente usadas por seus clientes. Logo, em vez de analisar apenas a quantidade de benefícios disponíveis, analise também a qualidade desses.

Escolha um programa com benefícios fáceis de serem usados

Como já destacado no tópico anterior, um bom programa de recompensa é um programa que pode ser usado. No entanto, conforme pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), realizada no fim de 2020, muitos clientes sentem falta do relacionamento através do programa de recompensa.

Conforme a pesquisa, apesar de usuários terem uma visão positiva dessa estratégia de relacionamento, muitos sentem que falta a empatia de escolher um benefício fácil de usar.

Um dos casos citados, é o do programa de pontos: “há a sensação de que é difícil conseguir a quantidade de pontos necessária para uma boa recompensa e alguma fricção no entendimento de suas regras.” (Fonte: Blog TSI

Além disso, a usabilidade também é outro fator importante. Segundo a pesquisa Panorama de Fidelização 2023, mais de 30% dos respondentes afirmaram ter dificuldades em entender as regras para participação dos programas. Por isso, tenha sempre descrições e um design de fácil entendimento para o usuário. 

Exemplos de programas de recompensa

celular ilustrando uma recompensa

Conhecer bons exemplos de programa de recompensa é essencial para saber como implantar um na sua marca. Assim, separamos três cases de sucesso para se inspirar!

Marvel Insider

Além de ser referência no mundo dos super-heróis, a Marvel também se destaca por ter fãs apaixonados pelo mundo inteiro. Para garantir isso, uma das estratégias da marca é ter o seu próprio programa de vantagens: o Marvel Insider.

Dentre as recompensas disponíveis, estão ingressos para filmes, acesso a experiências, eventos e produtos exclusivos. A criação da conta é gratuita, e os usuários acumulam pontos ao engajar com vários tipos de conteúdo, como quadrinhos e trailers. 

Clube Viva o Boticário

Outra grande marca que aposta no programa de fidelidade para fidelizar clientes, é o Boticário. Através do seu Clube Viva o Boticário, a marca oferece diversos conteúdos de valor, além de promoções exclusivas e lançamentos em primeira mão.

O acesso também é gratuito, e podem participar todas as pessoas acima de 16 anos. 

Clube de Vantagens do Rede Parcerias

O Rede Parcerias desenvolve clubes de vantagens para mais de 300 marcas do Brasil, por meio de uma plataforma personalizada e com centenas de recompensas (descontos, sorteios, jogos com prêmios, gratuidades, dentre outros benefícios).

Além disso, também é possível inserir os benefícios exclusivos da sua empresa na plataforma, como um desconto em marca parceira local, uma ação de entrega de vouchers ou sorteio comemorativo da sua empresa.

Com isso, você agrega valor e comunicação na sua relação com o cliente, contribuindo para garantir a retenção e fidelização, além de ter um diferencial para incluir no seu discurso de vendas.

Acesse o clube demonstrativo para conhecer na prática a nossa solução.