Programa de incentivo: o que é e segredos para o sucesso

Oferecer uma experiência completa ao seu público, que não apenas o satisfaça como também o encante, deve ser um dos principais objetivos de qualquer empresa, vista a infinitude de informações e escolhas que ele tem em mãos na atualidade.

Nessa jornada, o programa de incentivo vêm sendo uma aposta, já que une desde a oferta de produtos e serviços parceiros até a gamificação, recompensando os clientes, colaboradores ou associados mais engajados. 

Ao longo deste artigo, vamos conhecer os objetivos dessa estratégia e como escolher o melhor para o seu público.  

O que é um Programa de Incentivo?

imagem com os benefícios de um programa de incentivo

O programa de incentivo é uma estratégia que as empresas usam para motivar e incentivar colaboradores, clientes ou parceiros de negócios a alcançar determinadas metas. 

Esses programas podem ser implementados em diversos níveis, desde incentivos para vendas e marketing, a programas de engajamento completos. 

O objetivo dele é, portanto, estimular o desempenho, a produtividade e a lealdade, o que geralmente leva a um aumento no sucesso e lucratividade da empresa.

imagem com link para a plataforma de clube de vantagens do Rede Parcerias

Os objetivos por trás de um Programa de Incentivo

Um programa de incentivo pode ter diversos objetivos, dependendo das metas e prioridades da empresa ou organização que o implementa. No entanto, todos precisam garantir a motivação, reconhecimento e recompensa daqueles que irão utilizá-lo. 

Neste contexto, alguns dos objetivos que você pode traçar para o seu programa são:

  • Melhoria do desempenho: quando usado para motivar e incentivar colaboradores a terem um melhor desempenho em alguma área ou habilidade;

  • Fidelização de clientes: essa estratégia também pode ser utilizada para incentivar os clientes a seguirem comprando produtos ou assinando um serviço de uma marca;

  • Aumento da motivação e satisfação: um programa de incentivo pode ser criado para melhorar a motivação e satisfação dos colaboradores e clientes da empresa, oferecendo recompensas ou benefícios especiais que sejam valorizados por eles;

  • Recompensar clientes fiéis: também é possível oferecê-lo como recompensa para os clientes que são fiéis a sua marca, ou seja, que consomem de forma recorrente o seu produto ou serviço. 

Um mesmo programa de incentivo pode ser usado para atender mais de um objetivo. No entanto, eles precisam ter um propósito semelhante. 

Por exemplo, caso você deseje engajar e recompensar clientes e colaboradores, seriam necessários dois programas, pois são públicos diferentes e que você precisaria fazer comunicações diferentes. 

Tipos de Programas de Incentivo que podem ser usados pelas empresas

Após traçar o objetivo que essa estratégia terá na sua empresa, é hora de escolher o tipo que será utilizado. Nesse momento, é preciso saber quais são os tipos de recompensas oferecidas e qual o propósito de relacionamento de cada uma delas. 

Vamos conhecer algumas modalidades, bem como as razões do clube de vantagens ser a melhor opção para marcas que querem engajar, recompensar e motivar o seu público. 

Programa de pontos/milhas

Provavelmente você já viajou de avião e deve ter percebido, durante a compra da passagem ou após o voo, notificações sobre o acúmulo de milhas para cada trajeto realizado.

Empresas aéreas, postos de combustível e aplicativos de transporte são destaques no investimento em programas de milhas, pois esperam que seu cliente volte a comprar ao oferecer passagens de graça e descontos exclusivos em troca dos pontos acumulados.

No entanto, a dificuldade e demora em acumular os pontos necessários para uma recompensa, faz com que ele não seja uma boa opção para programas de incentivo. 

Isso foi apontado pela pesquisa ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), realizada no fim de 2020, em que muitos clientes destacam como é difícil entender as regras e ter a quantidade de pontos necessária para uma boa recompensa.

Por isso, caso o seu objetivo seja ter um relacionamento mais próximo do seu público, recompensas mais fáceis e rápidas de acessar, são uma melhor opção.

Cashback

O cashback pode ser considerado uma evolução do programa de pontos, já que seguem uma ideia de resgate bastante similar. O administrador é comissionado pelas transações e devolve uma parte para o usuário, mas, desta vez, em dinheiro.

Nessa modalidade, o resgate pode demorar até 90 dias para acontecer, um tempo muito expressivo, visto que o incentivo para motivar e recompensar precisa ser constante. 

Outro problema, é que os usuários das plataformas de cashback são bancarizados, pois recebem essa recompensa através de contas.

No vídeo abaixo, o Eduardo Torres, cofundador do Rede Parcerias, traz alguns detalhes sobre isso: 

YouTube video

Clubes de desconto

Certamente você já pediu alguma refeição delivery em aplicativos como o IFood, UberEats e Rappi. E não só deve ter percebido, como utilizado os cupons de descontos oferecidos ao longo do dia.

Esse tipo de incentivo, apresenta seu valor quando o assunto é manter os usuários engajados no consumo, principalmente aqueles que acabaram de conhecer a solução. 

Assim, plataformas de clubes de desconto, reúnem cupons em várias marcas para aumentar o sucesso dessa estratégia.

Porém, é válido ressaltar que nem sempre o cliente pode precisar fazer uma compra. Por isso, ter apenas essa estratégia para o engajamento, acaba não sendo suficiente. 

Clube de Vantagens 

O Clube de Vantagens é um programa de incentivo completo cujo objetivo é reunir diversos tipos de recompensas, em uma plataforma que agrega valor à marca e melhora o relacionamento com o público. 

Diferente de outros tipos de programa desse tipo, seus incentivos são frutos de parcerias estratégicas e sua comunicação pode ser automatizada, atenuando os esforços da sua equipe e, ainda assim, mantendo a pessoalidade necessária.

Além de descontos, sorteios e benefícios gratuitos, os clubes de vantagens também podem explorar a Gamificação, uma excelente estratégia para você oferecer recompensas ao seu público por meio de jogos.

Por fim, também é possível distribuir vouchers ou cartões-presente para motivar clientes fiéis ou colaboradores por metas batidas.

Como criar um programa de incentivo?

Criar um programa de incentivo eficaz requer planejamento cuidadoso e uma compreensão profunda dos objetivos dessa ação e também do público-alvo. Por isso, aplique os seguintes passos na hora de criar essa estratégia para sua marca:

  • Defina seus objetivos: identifique claramente o que deseja alcançar, como crescer as vendas, melhorar a retenção de clientes ou aumentar a produtividade da equipe;

  • Conheça sua audiência: entender quem são seus participantes e o que os motiva é fundamental. Considere suas necessidades, interesses e o que os incentiva a agir;

  • Escolha as recompensas certas: As recompensas devem ser atrativas e alinhadas com os interesses de seus participantes;

  • Defina as regras do programa: estabeleça claramente como os participantes podem ganhar as vantagens, incluindo quais ações ou metas são necessárias e os critérios para fazer parte;

  • Comunique o programa de forma eficaz: garanta que todos os participantes entendam claramente como o programa funciona, quais são as recompensas disponíveis e como podem participar;

  • Monitore e avalie o desempenho: acompanhe o progresso do programa regularmente e faça ajustes conforme necessário para garantir que ele atenda aos seus objetivos;

Em resumo, ao adaptar o programa às necessidades e preferências de sua audiência, você pode criar uma iniciativa eficaz que motive e recompense seus participantes de forma significativa.

Não se esqueça também da importância de seguir acompanhado os resultados após a implantação, pois é necessário sempre fazer ajustes e comunicação para garantir que seu público utilize a plataforma. 

Como divulgar o programa de incentivo? 

Foto de uma pessoa com um alto-falante

Como foi dito acima, divulgar seu programa de incentivo de forma eficaz é fundamental para garantir a participação e o engajamento dos seus colaboradores, clientes ou associados.

Para fazer isso, é importante ter uma constância, com um calendário de comunicação que envolva ações em diferentes canais.

Aqui estão algumas estratégias que você pode adotar e incluir no seu planejamento:

  • E-mail marketing: envie e-mails personalizados destacando os benefícios do programa, como as recompensas disponíveis e como os participantes podem se inscrever;

  • Redes sociais: utilize suas redes sociais para promover o programa, compartilhando conteúdo relevantes, ofertas e incentivando a participação.

  • Campanhas de incentivo: crie campanhas temáticas para promover o programa, como as que utilizam a sazonalidade; oferecendo recompensas que se conectem ao tema da comunicação;

  • Comunicação interna: utilize os canais de comunicação interna da empresa, como murais, intranet e reuniões, para informar os colaboradores sobre o programa e incentivar a participação, caso ele seja destinado para esse público;

  • Feedback e reconhecimento: reconheça publicamente os participantes que alcançarem bons resultados no programa, incentivando outros a participarem também. Isso pode ser, por exemplo,publicado nas redes sociais da sua empresa.

Com essas estratégias, você pode aumentar a visibilidade e o engajamento do seu programa de incentivo, incentivando seus colaboradores ou clientes a participarem e alcançarem bons resultados.

Conclusão

Em resumo, o programa de incentivo é uma estratégia que visa motivar, reconhecer e engajar o público de uma marca através de recompensas exclusivas. 

Nesse sentido, o clube de vantagens funciona como a modalidade mais completa, pela diversidade de benefícios e também pela facilidade de acesso e uso por parte dos usuários da plataforma. 

Agora que você já entendeu o que é e qual o melhor tipo de programa de incentivo, vamos montar um para sua marca? 

Preencha o formulário para receber o acesso ao nosso Clube Demonstrativo e veja na prática como ficará a sua plataforma.