Decisão de compra: entenda cada uma das etapas

A Decisão de compra é um processo que caminha junto da Jornada do Cliente e diz respeito ao processo de decisão pela escolha de um produto ou serviço.

Assim, quando o cliente percebe que ele tem uma necessidade e identifica que precisa resolvê-la, ele segue um conjunto de etapas que o levam a fechar com uma determinada marca.

Separamos alguns dos principais critérios adotados pelos consumidores nesse processo de decisão. Confira cada um deles e veja algumas dicas do que você pode fazer para  eles escolherem  a solução vendida pela sua empresa.

Identificar as oportunidades disponíveis

Pesquisar as opções disponíveis para determinada dor e identificar as oportunidades, são as primeiras ações seguidas pelo cliente dentro do funil de conversão. Mas o que sua empresa pode fazer nessa etapa?

Para que o cliente considere o seu serviço uma oportunidade, é preciso que você apareça para ele. Por isso, é necessário investir em estratégias de marketing e comunicação que deem visibilidade a solução oferecida para sua marca.

Algumas exemplos são:

  • Anúncios Pagos;
  • Postagem em mídias sociais;
  • Ter um conteúdo estratégico sobre o tema, como e-books, blogs, etc.

Porém, além das ações que você pode fazer diretamente, também há outras formas indiretas tão importantes quanto. Um exemplo disso é garantir a satisfação dos seus atuais clientes para que eles possam indicar seu produto a familiares e amigos quando estes tiverem a mesma necessidade.

Consideração 

Agora que o cliente já fez uma pesquisa das opções disponíveis, ele entra na fase de considerar qual delas é a melhor. Logo, esse é um momento de destacar os seus diferenciais e porque ele deve escolher a sua marca em vez de um concorrente.

Dessa forma, suas postagens e comunicações devem conter conteúdos meio e fundo de funil que destaquem os diferenciais que você oferece, além de mais detalhes sobre o seu serviço ou produto.

Por outro lado, caso já tenha algum contato com o possível cliente e já possa considerá-lo, busque fazer um acompanhamento mais próximo para incentivá-lo a comprar. Para isso, você pode realizar:

  • Disparo de e-mail marketing;
  • Follow up de vendas;
  • Envio de materiais educativos sobre seu produto.

O principal ponto dessa etapa é entender que o cliente já sabe que precisa da solução e sua empresa deve alinhar a comunicação para mostrar que você oferece a melhor dentre as opções que ele está considerando.

Intenção de compra e Fechamento

Nessa etapa o lead já passou pelo processo de nutrição e recebeu informações que o levaram a intenção de fechar a compra. Todavia, ainda pode estar indeciso com a marca, pois além da sua empresa, os concorrentes também realizam ações pensando em convertê-lo.

O que fazer então para fazê-lo fechar? Além de reforçar seus diferenciais como já vem sendo feito, facilite o processo de compra e reforce também os valores da sua marca para se destacar em meio a concorrência.

De início, deixe sempre disponível um grande número de informações sobre o seu serviço para que o cliente possa sanar as dúvidas que tem. 

Além disso, uma condição exclusiva, promoções ou mesmo uma proposta personalizada, pode ser o empurrãozinho que faltava para o seu cliente fechar a venda. Então não deixe de também ter estratégias nesse sentido.

Avaliação Pós-compra

“O pós-compra é o processo que inicia quando a empresa está em posse do produto adquirido ou do serviço contratado. Nesse sentido, dependendo das informações obtidas anteriormente à finalização de compra, o processo pode resultar em diversas consequências.”

Nessa etapa, é muito importante garantir a satisfação do consumidor. Por isso, além da qualidade do serviço ou produto que você deve oferecer, siga investindo em comunicação para esclarecer dúvidas e sugestões de benefícios que possam melhorar a experiência do cliente. 

Como falamos ao longo dessas etapas, desde o início da tomada de decisão, ter diferenciais é de grande valia para o cliente. No início, esses tornam o produto mais completo e atrativo. Em seguida, contribuem nos critérios de consideração e são decisivos no momento de fechar a venda. 

Pensando nisso, o Clube de Vantagens do Rede Parcerias leva para sua marca dezenas de parceiros e benefícios que tornarão a sua solução mais completa e atrativa para o seu cliente. Visto que além de adquirir o seu serviço, ele também terá uma plataforma de fidelidade da sua marca que agrega valor à rotina deles. 

Quer levar esses diferenciais para sua marca hoje mesmo? Acesse o nosso Clube Demonstrativo e conheça melhor o clube desenvolvido para contribuir na atração, retenção e fidelização de clientes. 

Banner com CTA para o Clube Demonstrativo do Rede Parcerias