Como conseguir clientes para provedor de Internet: 6 dicas infalíveis!

Conseguir novos clientes é uma tarefa essencial para o crescimento de um provedor de internet. Principalmente, em um cenário em que há cada vez mais concorrência.

De acordo com relatório do BTG Pactual, o Brasil conta com 97% dos ISP tendo até 10 mil clientes. Além disso, um levantamento da Anatel, apontou que os provedores regionais concentram 65% de todos os acessos à internet no país.

Com base nesses dados, é possível perceber que se destacar no âmbito local é essencial para conseguir mais clientes. Mas, como fazer isso?

Para captar clientes rapidamente, é preciso diversificar as estratégias de atração, de forma que haja uma maior chance de impactar novos interessados na sua solução.

Pensando nisso, separamos 6 dicas incríveis para atrair novos clientes. Confira!

6 dicas para captar clientes para provedor de internet

Foto de uma pessoa com um alto-falante

1. Use as redes sociais

O Brasil conta com cada vez mais pessoas nas redes sociais, e que passam muitas horas do dia conectadas. Assim, elas se tornam uma excelente ferramenta para atrair novos interessados na sua solução.

Alguns pontos que você precisa considerar são:

  • A rede que vai estar presente: Facebook, Instagram e Twitter… São várias as opções. Por isso, considere quais fazem mais sentido para sua marca e invista na criação de conteúdo;
  • O tipo de conteúdo que vai ser postado: ele será educativo? Comercial? Humorístico? É importante decidir o tom que dará a sua comunicação para conseguir criar conteúdo de qualidade. 

Lembre-se que além de ser um canal para atrair mais vendas, as redes sociais também funcionam como forma de aumentar a visibilidade do seu provedor.

  • Frequência: não adianta postar vários posts em um mês e sumir no outro. É preciso constância para que o seu perfil alcance mais pessoas.

Por fim, caso queira acelerar esse processo, você também pode impulsionar um post ou fazer um anúncio personalizado para o seu público-alvo.

Aprenda a fazer isso através do nosso artigo sobre tráfego pago.

2. Tenha um site

Um site bem projetado é essencial para qualquer provedor de internet. Por isso, não nos referimos aqui a um site qualquer, mas sim aquele que seja intuitivo, informativo e responsivo (se adapta a todos os tipos de telas).

Outro ponto importante, é que você destaque todas as informações importantes para clientes e possíveis clientes, como: pacotes disponíveis, informações de contato, benefícios exclusivos e outros pontos que considerar importante.

Caso precise criar o site do zero ou fazer atualizações, estude também boas práticas para um site corporativo

3. Invista em SEO

Outra forma de usar o site para atrair mais clientes, é por meio do uso eficiente de otimização para motores de busca (SEO). 

Ao otimizar o conteúdo do seu site com palavras-chave relevantes, você melhora sua classificação nos buscadores (como Google), tornando mais provável que as pessoas encontrem seu provedor ao procurar serviços de internet na região.

Além disso, você também pode investir em estratégias de SEO que permitem aumentar esse alcance, como criar um perfil no Google Meu Local (com informações sobre o seu provedor) e também criar um blog com conteúdos relevantes para o seu lead.

4. Peça indicações

A indicação boca a boca ainda é uma das formas mais poderosas de conseguir novos clientes. Isso porque as pessoas confiam na opinião de familiares e amigos. Dessa forma, além de contribuir para aumentar a base de clientes, também constrói uma reputação positiva.

Portanto, motive seus clientes existentes a indicarem seus serviços a amigos, familiares e colegas. Você também pode considerar oferecer descontos ou benefícios para clientes que trouxerem novos assinantes. Assim, você incentiva os clientes a fazerem isso.

Veja como montar um programa de indicação no seu provedor.

5. Tenha um SVA

Uma forma de se diferenciar da concorrência e destacar o seu serviço, é por meio de um SVA (Serviço de Valor Adicionado).

Ele inclui serviços adicionais que o cliente recebe sem pagar nada por isso, o que torna o plano mais atrativo e também contribui para a satisfação dos que já são assinantes. Logo, você aumenta o valor agregado e deixa a experiência mais completa.

Mas, o que incluir no seu SVA?

É possível oferecer material educativo, descontos, entretenimento e muito mais. Considere também ter um conjunto de benefícios, como o clube de vantagens, em que você oferece em uma única plataforma vários tipos de recompensas para os clientes. 

imagem com o texto acesse o clube demonstrativo do Rede Parcerias

6. Trabalhe a sazonalidade

Nossa última dica, é trabalhar a sazonalidade, ou seja, períodos e datas do ano já conhecidas pelo público e que podem ser usadas como estratégia para os seus conteúdos e promoções.

Alguns exemplos de datas sazonais são: feriados, como o Dia das mães e Natal; datas dedicadas a determinados grupos, como o Dia do Cliente; e também datas importantes para o seu próprio provedor, como o aniversário da sua marca.

Mapei essas datas e ofereça promoções especiais para atrair a atenção de clientes que podem estar considerando mudar de provedor.

Bônus: como deve ser o atendimento ao cliente de provedor de internet

Aperto de mão entre empresa e cliente

Um bom atendimento ao cliente é crucial para a retenção de clientes do provedor. Além disso, isso também irá contribuir para fechar vendas e para reputação da sua marca, pois o lead se lembrará da atenção que recebeu.

Por isso, certifique-se de oferecer um suporte técnico eficiente, respostas rápidas a consultas e transparência em relação a problemas e atualizações. Também considere treinar o seu time de atendimento e criar um ambiente aconchegante para receber os clientes.

Outras dicas que também contribuem para um bom atendimento são:

Empatia e Compreensão:

  • Coloque-se no lugar do consumidor e demonstre empatia em todos os contatos.
  • Ouça atentamente às preocupações e perguntas do cliente, mostrando que você valoriza a opinião deles.

Comunicação Clara:

  • Evite jargões técnicos excessivos 
  • Forneça informações de maneira clara e compreensível, evitando ambiguidades.

Personalização do Atendimento:

  • Utilize o histórico do cliente para personalizar as interações, chamando-os pelo nome e lembrando-se de suas preferências.
  • Ofereça soluções personalizadas sempre que possível.

Crie uma Cultura de Atendimento ao Cliente:

  • Incentive todos os membros da equipe a considerar o atendimento ao cliente como uma prioridade.

Por fim, lembre-se que a melhoria do atendimento é um processo contínuo. Ao implementar essas dicas, seu provedor pode criar uma experiência positiva para os clientes, fortalecendo relacionamentos e contribuindo para o sucesso a longo prazo.

Conclusão

Em resumo, captar clientes para um provedor de internet requer uma abordagem estratégica e com uma diversidade de canais. Portanto, ao utilizar as dicas aqui citadas, seu provedor estará no caminho certo para atrair e manter uma base sólida de clientes. 

Além disso, nunca subestime o poder de um atendimento excepcional para consolidar sua reputação no mercado, pois um cliente satisfeito atrai mais clientes.

Gostou das dicas? Então aprenda mais sobre esse e outros assuntos no Blog do Rede Parcerias.