Serviço de Valor Adicionado (SVA): como montar um para o seu Provedor de Internet

O Serviço de Valor Adicionado (SVA) ganha cada vez mais importância nos planos de provedores de internet. 

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2020, durante a pandemia o número de usuários de internet no Brasil chegou a 152 milhões. Com isso, além de ter mais assinantes de planos de internet, cresce também o número de provedores, o que faz necessário estratégias para se destacar no setor.

O SVA vem para oferecer os diferenciais ao plano, algo que destaca a empresa em relação à concorrência e também contribui para deixar a marca mais forte, devido à qualidade do serviço que oferece. Por isso, neste artigo separamos todas as informações que você precisa para entender e estruturar essa estratégia no seu provedor. Siga a leitura para descobrir!

O que é um Serviço de Valor Agregado (SVA)?

Segundo a Anatel, o SVA é toda e qualquer prestação de serviço auxiliar à atividade de telecomunicações.

Assim, eles são os serviços adicionais que o seu provedor oferece e faz com que o serviço seja mais completo, tornando-o mais atrativo aos clientes e também contribuindo para melhorar a experiência dos que já são assinantes.

Os SVAs são projetados para melhorar a experiência dos assinantes e aumentar os índices de retenção e fidelização de clientes. Por isso, eles são especialmente relevantes em um ambiente altamente competitivo, onde as operadoras buscam maneiras de se destacar no mercado e criar relacionamentos mais profundos com seus clientes.

O que é SCM?

Outra sigla bem conhecida do universo de telecom, e que pode ser confundida com SVA, é o SCM. 

O SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) é uma designação regulatória que abrange uma ampla gama de serviços de comunicação multimídia, como acesso à internet de banda larga, serviços de voz pela internet (VoIP), televisão por assinatura via internet e outros serviços de comunicação multimídia.

A definição exata de SCM pode variar conforme a legislação e regulamentação de cada país, mas, em geral, engloba serviços que envolvem a transmissão de informações por meio de redes de comunicação eletrônica. 

Dessa forma, o principal objetivo da regulamentação do SCM é garantir a qualidade dos serviços de comunicação, a proteção dos direitos dos consumidores e a concorrência justa no mercado de telecomunicações. 

Qual a diferença entre SVA e SCM?

Com base nos conceitos acima, é possível perceber a diferença entre os dois conceitos. No caso do SCM, ele é a infraestrutura que fornece conectividade de rede e é regulamentado devido a sua importância de conectividade para toda a população.

No caso do SVA, por sua vez, eles são os serviços adicionais oferecidos sobre essa infraestrutura, tendo uma regulamentação menos rigorosa.

Portanto, os provedores de SCM são geralmente empresas de telecomunicações e provedores de acesso à Internet, enquanto SVAs são fornecidos por uma variedade de empresas, incluindo aquelas que oferecem serviços de entretenimento, informações e valor agregado sobre as redes de telecomunicações.

Quais são os tipos de SVAS?

Diversos são os tipos que você pode oferecer para o seu cliente e, geralmente, eles são diferenciados pela recompensa que é oferecida. Assim, conheça alguns exemplos de SVA que você utilizar no seu provedor: 

  • Serviços de Entretenimento e streaming: pode incluir streaming de vídeo, música, jogos, notícias, entre outros, oferecidos diretamente pelos provedores de telecomunicações;
  • Serviços de Informação: revistas, jornais e outros meios de receber atualizações;
  • Canais de TV e rádios gratuitos: que podem ser disponibilizados, por exemplo, através de um site do seu provedor; 
  • Conteúdos educativos: cursos, e-books, aulas e instruções sobre determinado tema;
  • Clube de vantagens: uma plataforma completa de benefícios que engloba num único lugar, descontos, sorteios, jogos com prêmios, materiais educativos, revistas, jornais e muito mais. 

Você também pode ter mais de uma dessas opções, montando o seu portfólio de SVA, com vários tipos de benefícios e diferenciais para fidelizar os clientes.

Quais impostos incidem sobre o SVA?

Dependendo da natureza do SVA e da regulamentação local, também podem existir impostos específicos relacionados a determinados tipos de serviços, como entretenimento, telecomunicações, e outros.

Caso a opção escolhida seja entendida como indispensável para comunicação entre pessoas, ele pode ser tributado com ICMS (Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços).

Como montar um serviço de valor agregado

Montar o seu serviço de valor agregado não precisa ser uma tarefa difícil e assustadora. Porém, ele também precisa estar alinhado a estratégias que garantiram o seu sucesso. Por isso, separamos três dicas infalíveis para estruturar o seu SVA. 

1. Pense em como o SVA vai ser usado na sua estratégia

O primeiro passo é pensar em como ele vai ser usado na sua estratégia. Por ser um diferencial que agrega valor ao produto, o serviço pode ser usado desde o momento da atração até a fidelização de clientes. 

Por isso, realize o seguinte mapeamento para incluí-lo no seu planejamento:

  • Para quais planos serão oferecidos os diferenciais?
  • Os mesmos diferenciais serão oferecidos para clientes novos e os de longa data?
  • Como pretendo usar o SVA em estratégias de marketing de relacionamento?
  • Além dos benefícios fixos, pretendo desenvolver ações sazonais de engajamento?

Faça esse checklist desde o início para ser mais eficiente na hora de escolher a empresa que forneça o SVA. 

2. Busque benefícios relevantes para o seu público

Agora que você já sabe como usar o SVA na sua estratégia, é hora de buscar os benefícios necessários e os parceiros que vão oferecê-los aos clientes. 

De início, é preciso ter atenção em alguns pontos na hora da escolha dos benefícios, pois esses não podem ser meramente ilustrativos e precisam ser realmente utilizáveis para o seu cliente.

Por isso, preze pela qualidade e diversidade. Ou seja, caso as recompensas a serem oferecidas seja acesso a jogos e streamings, analise a qualidade dos benefícios e se possuem opções para diferentes gostos.

Outro ponto importante, é buscar empresas que oferecem não apenas o SVA, mas também a possibilidade de você  incluir parceiros de sua preferência.

Segundo a Anatel, os provedores regionais concentram 65% de todos os acessos à internet no Brasil. Assim, ter também recompensas locais que estão próximas do seu cliente, é mais uma forma de ser lembrado por eles.

Dessa forma, você pode buscar descontos em estabelecimentos locais ou benefícios online que tenham a ver com o público de sua localidade. Com isso, tanto você quanto o seu parceiro conseguem se beneficiar.

Clube de Vantagens: uma alternativa completa de SVA

Como destacado acima, o clube de vantagens é um SVA que oferece diversos tipos de benefícios. Sendo por isso, uma excelente alternativa para atração, retenção e fidelização de clientes. 

Um exemplo desse tipo de plataforma, é o Rede Parcerias, que conta diversas vantagens e que não está sujeita a nenhuma tributação. Alguns dos benefícios disponíveis são: 

  • Sorteios mensais;
  • Benefícios gratuitos (livros, jogos, revistas, cursos…)
  • Descontos em Grandes Parceiros Nacionais;
  • Jogos com prêmios;
  • Quizzes e Charadas premiadas;
  • Aquisição de cartão presente em marcas selecionadas para presentear clientes.

Além disso, todos os benefícios são instantâneos, todos os meses tem novidade e seu provedor receberá apoio em comunicações (e-mail. posts para redes sociais) para divulgar o clube. 

Por fim, você também está no controle do seu clube, podendo realizar um sorteio de sua preferência, incluir parceiros locais e ter um clube que é personalizado com sua identidade, sua logo, cores e categorias em destaque de sua preferência. 

Dicas anotadas? Agora que você já sabe como montar um SVA para sua marca e qual é a melhor opção, não deixe de explorar tudo que esse serviço pode oferecer. Isso porque engajar o cliente contribui para torná-lo fiel à sua marca e também aumenta as chances dele recomendar o seu provedor a outras pessoas. 

Acesse também o nosso Clube Demonstrativo e veja na prática todos os benefícios que serão oferecidos aos seus clientes através da plataforma do Rede Parcerias.