Benefícios dos SVAs para provedores de internet 

Em um mercado extremamente competitivo e com altas taxas de tributação, investir em uma entrega diversificada de serviços ou soluções adicionais, que beneficiam seu cliente com segurança, lazer, saúde e entretenimento, além de gerar mais valor para o seu provedor de internet, colocam a sua marca acima da concorrência. 

Uma das alternativas para esta diferenciação, e que vem chamando cada vez mais a atenção no setor de telecom, é a oferta de Serviços de Valor Adicionado, os chamados SVAs. 

Mas, quais são as oportunidades proporcionadas pelos SVAs? 

Primeiramente, para escolher os SVAs certos para seu provedor é importante estar atento ao perfil de seus clientes e também à sua região de atuação. Assim será possível gerar mais valor ao seu público e impulsionar as vendas ao mesmo tempo.

Os SVAs proporcionam a chance de diversificar o portfólio de produtos e, consequentemente, aumentar o ticket médio e fidelizar clientes. Outro benefício, é a possibilidade de otimização fiscal. Isso ocorre porque o Serviço de Valor Adicionado, por se tratar de um serviço adicional à telecomunicação, é isento de ICMS. 

Em meio à comoditização da internet e forte concorrência, os provedores têm notado aumento nos cancelamentos e estagnação no número de clientes. Posicionar a empresa utilizando um portfólio diferenciado de soluções digitais vem sendo uma solução favorável para se reposicionar no mercado. 

Focar em estratégias de diferenciação e diversificação traz resultados e lucros em primeiro momento, no entanto, após um tempo é necessário aprofundar-se nas expectativas do cliente.  

Conheça seu público-alvo

Entender o seu público-alvo é o primeiro passo para que os SVAs realmente sirvam como incentivo ao cliente e façam a diferença. Para fidelizar clientes é preciso adicionar soluções que façam sentido para eles. Como já dizia Michael LeBoeuf “um cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócios”. 

Estude os hábitos de consumo na sua região e escolha serviços que possam fazer parte do dia-a-dia dos clientes que você deseja conquistar e manter. 

Com o seu cliente já fidelizado, comece a oferecer upgrades, com planos mais completos combinados produtos premium. Assim, é possível aumentar o ticket-médio convertendo os clientes de sua base para estes novos planos. 

Ao montar seu plano para aumentar o ticket da empresa, é importante focar em soluções “essenciais” para o cliente e que ele está acostumado a investir como streamings e IPTVs. 

Um SVA que faz muito sucesso entre clientes de provedores de internet é o clube de benefícios do Rede Parcerias. Este tipo de plataforma de descontos e recompensas tem um impacto muito positivo no relacionamento com clientes, já que acaba fazendo parte do cotidiano do usuário. Depois de contratado ele é personalizado para ficar com a cara do provedor.

Focar na entrega de boas experiências para o cliente é um caminho certeiro para a fidelização de clientes e diferenciação, e é exatamente isso que o provedor de internet consegue fazer ao contratar um clube de benefícios.

Otimize o pagamento de tributos

A otimização fiscal é considerada uma grande vantagem competitiva para o provedor pois ela torna possível aproveitar melhor os recursos financeiros para novos investimentos como expansão de fibra óptica, novos funcionários, serviços e até mesmo contratar SVAs premium.

A grande vantagem da otimização fiscal é a garantia do maior e mais rápido retorno sobre o investimento (ROI) para o provedor, independente se o cliente utilizar ou não o SVA fornecido.

Por meio do serviço de valor adicionado, o provedor de internet tem a oportunidade de gerar valor para diversos perfis de potenciais clientes, aumentando as chances de venda. Assim, gera um aumento de receita ao mesmo tempo em que destaca sua marca no mercado.

Resumidamente, podemos dizer que o SVAs contribui para: 

– Diferenciação de marca entre os concorrentes

– Aumento de ticket-médio

– Otimização de recursos financeiros

– Diversificação estratégica do portfólio de serviços oferecidos

– Geração de valor ao serviço prestado para o cliente final

imagem com os benefícios do SVA

Para finalizar, lembre-se que o SVA é um serviço como qualquer outro. É preciso pensar em estratégias comerciais e de marketing alinhadas para impulsionar vendas e atingir bons resultados. Além disso, estruturar os pilares contábeis e jurídicos da empresa é fundamental para entregar o produto de maneira correta e lançá-lo no mercado com valores de lastro e preço adequados. 

Onde encontrar todos esses benefícios para o provedor? 

O Clube de Vantagens do Rede Parcerias, oferece todos os benefícios destacados neste texto. Com ele é possível realizar sorteios, incluir parceiros locais e oferecer descontos, tudo com a identidade do seu provedor.

Acesse o nosso clube demonstrativo e conheça a nossa solução na prática.