O que é um SVA e como escolher o melhor para o seu provedor  

SVA é a sigla para serviço de valor agregado ou adicionado e diz respeito aos serviços extras que operadoras e provedoras oferecem para clientes. O objetivo dessa estratégia é fornecer interações, vantagens e engajamentos que contribuem para aumentar as taxas de retenção e fidelização. 

Diversos são os benefícios de ter um SVA no provedor, isso acontece porque oferecer um algo a mais para o cliente contribui para deixá-lo mais satisfeito com os serviços. Além disso, ele também funciona como uma forma de se destacar da concorrência, visto que seu provedor oferece mais do que o esperado.

Por exemplo, imagine a seguinte situação: ao buscar um plano de internet, um cliente encontra dois planos com o mesmo valor. Porém, enquanto o primeiro oferece apenas o serviço de internet, o segundo também conta com um portfólio de benefícios extras, com descontos em marcas parceiras, gratuidades, revistas e muito mais. Logo, essa opção certamente se destaca. 

Por fim, esse diferencial também agrega valor à sua marca, pois seu provedor passa a ser associado aos parceiros que possui e por ser uma solução completa e diversificada. Mais do que ser algo importante para o seu marketing, esse também é um ponto essencial no atual cenário de muita concorrência e grande quantidade de anúncios que os clientes recebem.

Segundo pesquisa do CX Trends 2023, para 56% dos entrevistados, não conhecer uma marca é o principal motivo para não interagir com o anúncio. Isso demonstra a importância de fortalecer a marca para que ela possa receber a atenção de possíveis clientes. Sendo essa, uma tarefa que o SVA contribui para colocar em prática. 

Agora que você já entendeu o conceito de serviço de valor adicionado, continue a leitura para conhecer quais os tipos disponíveis e como escolher o melhor para o seu provedor. 

Tipos de serviço de valor agregado

mulher utilizando o computador

Diversos são os tipos de valor agregado que podem ser incluídos no seu provedor, a depender do objetivo de engajamento e relacionamento que você deseja oferecer. Os mais comuns são:

Canais de rádio e TV

Oferecer o acesso a canais de rádio e TV em um único lugar, como um aplicativo próprio da sua marca, é uma excelente forma de agregar valor na sua solução. Isso acontece, porque o cliente passa a ter acesso a esses canais em uma plataforma do seu provedor, sendo um diferencial que agrega valor no relacionamento. 

Streaming 

Outro serviço de mídia, as plataformas de streaming oferecem acessos a filmes, séries e músicas. Dessa forma, além do serviço de internet, o cliente também recebe um acesso a um serviço extra de forma gratuita. 

Conteúdo Educativo 

Com a popularização de estudos através do online, conteúdos educativos também se tornaram uma opção de sva. Cursos, aulas de vários temas, materiais para leitura, diversas são as opções que podem ser oferecidas. Além disso, também diversifique nos tipos de conteúdo oferecidos, para poder atender diversas habilidades e atender as necessidades de mais clientes. 

Clube de Vantagens

Uma opção completa de sva que reúne vários tipos de benefícios, é o clube de vantagens. A proposta dessa estratégia de relacionamento e engajamento é oferecer, em uma única plataforma, diversos tipos de recompensa. São elas:

  • Descontos em marcas parceiras de diversas áreas (saúde, viagem, alimentação…)
  • Sorteios
  • Ações de engajamento com prêmios
  • Acesso a revistas
  • Cursos gratuitos com certificados 
  • E-books, jogos, receitas e outros materiais gratuitos

E muito mais…

Perceba que o clube de vantagens desempenha, sozinho, o papel de vários tipos de sva, visto que contém uma grande variedade de benefícios. Além disso, por conter centenas de marcas parceiras de destaque nacional, ele agrega também valor à sua marca, fortalecendo o seu marketing e branding.

imagem com o texto acesse o clube demonstrativo do Rede Parcerias

Como escolher o melhor SVA em 4 passos

Equipe realizando um planejamento estratégico

Agora que você já conhece os tipos de sva, é preciso também ter atenção na hora de escolher o que vai ser oferecido para o seu cliente. Seu objetivo nesta etapa, deve ser buscar a melhor opção e também alinhá-la a uma estratégia que se conecte com o seu público. Vamos ver como fazer isso em 4 passos:

1. Conheça o perfil dos seus clientes 

Assim como em todas as estratégias de marketing, antes de tudo, é necessário ter um conhecimento claro dos seus clientes. Dados como idade, conteúdos que mais consomem e diferenciais que eles valorizam são essenciais para montar esse perfil e escolher o que oferecer como o seu SVA. 

Além de consultar dados e matérias que você tem acesso por meio de ferramentas que já atendem a esse propósito, fazer uma pesquisa personalizada também é válido. Por exemplo, um e-mail ou mensagem questionando ao cliente quais diferenciais ele queria que seu provedor oferecesse, já com uma listinha de opções que você considera serem possíveis.

Com isso, você já começa a construir uma cultura de engajamento desde antes de disponibilizar os benefícios.

2. Pense em como o SVA vai ser usado na sua estratégia

Em seguida, é preciso considerar a forma com que ele será empregado em sua estratégia. Algumas perguntas que podem ser respondidas para incluí-lo no seu planejamento são: 

  • Para quais planos os diferenciais serão oferecidos?
  • Os mesmos benefícios serão disponibilizados tanto para os clientes novos como para os de longa data?
  • Como pretendo utilizar o SVA em minhas estratégias de marketing de relacionamento?
  • Além dos benefícios regulares, tenho intenção de desenvolver ações sazonais de engajamento?

Certifique-se de realizar essa verificação desde o início para aumentar a eficiência na hora de selecionar a empresa que fornecerá o serviço de valor agregado.

3. Faça uma pesquisa de mercado 

A pesquisa de mercado visa identificar as empresas que disponibilizam o serviço e qual delas entrega a melhor solução. Como já vimos, existem diferentes sva e isso deve ser considerado neste momento de busca. No entanto, outros pontos também são importantes na hora dessa escolha:

  • Busque sites e plataformas que possuam uma boa experiência do usuário. Afinal, eles precisam ter uma experiência positiva, visto que associam isso a sua marca;
  • As recompensas devem ser fáceis de serem acessadas. Por isso, estratégias como cashback e pontos que demoram a estar disponibilizadas ou serem atingidas, não garantem esse propósito;
  • Conheça uma versão demonstrativa do produto. A partir disso, você consegue ver na prática os benefícios e plataforma que vai levar aos seus clientes. 

4. Construa o seu portfólio 

Por fim, é hora de construir o seu portfólio e disponibilizar aos seus clientes. Lembrando que o seu trabalho não termina aqui. Tão importante quanto implantar o sva, é seguir trabalhando com ele em divulgações para que o seu cliente possa conhecer e se sentir motivado a usar os benefícios.

Não se esqueça, como vimos acima, que o clube de vantagens sozinho já consegue assumir o esse papel de portfólio, por contar com uma grande variedade de benefícios, além de também oferecer um suporte em comunicações e divulgações. 

Conclusão 

Em resumo, o SVA é o algo a mais que seu provedor pode oferecer para encantar os seus clientes e se destacar da sua concorrência. Além disso, dentre as várias opções disponíveis, o clube de vantagens se destaca como a opção mais completa, devido à variedade de benefícios oferecidos. 

Gostou do nosso conteúdo? Então, continue aprendendo sobre o tema através do nosso artigo sobre portifólio de SVA.