O cliente que nunca mais volta: O que causa esse problema?

Além dos esforços para atrair o cliente, também é preciso ter atenção com ações que podem fazer com que o seu cliente nunca mais volte, causando aquele sentimento de insatisfação com algum ponto de contato com sua marca.

Com o consumidor cada vez mais exigente, é preciso observar o tipo de atendimento que está sendo oferecido ao longo de toda a jornada de compra e também a experiência gerada por meio do atendimento e do suporte ao cliente.

Por isso, confira algumas dessas ações que podem afastar os seus clientes e o que pode ser feito para evitar tais inconvenientes. 

Problemas no Atendimento 

Um bom atendimento é uma das melhores formas de atrair clientes e fazer com que eles comprem o seu produto ou serviço. No entanto, o contrário disso, afasta muitos deles da sua marca. 

O atendimento ruim é aquele que não atende às expectativas do cliente ou que ignora as necessidades existentes . Ambas as razões, passam por problemas de comunicação, seja na forma como foi construído o diálogo com o cliente, ou pela ausência desse diálogo.

Nesse sentido, alguns dos principais problemas de atendimento são:

  • Falta de treinamento da equipe de atendimento;
  • Ignorar a necessidade do cliente;
  • Falta de canais e ferramentas que ofereçam suporte no atendimento.

Dessa forma, treinar a equipe para desenvolver habilidades como escuta e empatia, além de ter um suporte eficiente que possa vir a resolver pequenos problemas, podem evitar que o consumidor fique frustrado com o atendimento. 

Não se importar com o Pós-Venda

Outro ponto importante, é não se esquecer do seu cliente após a compra ter sido finalizada. Na jornada do consumidor, é necessário que seja também trabalhado o pós-venda, para manter um bom relacionamento com o cliente.

Pós-venda é a etapa do processo de venda que vem depois da compra e tem o objetivo de reter o cliente para continuar oferecendo valor a ele e gerando ganhos para a marca (Fonte: Rock Content). Assim, essas são as ações que visam manter a proximidade com o cliente e garantir que ele compre novamente.

Além de garantir mais chances de uma nova compra, o pós-venda também contribui para os lucros gerados. Sobre isso, Philip Kotler, mentor de marketing, aponta que reter um cliente custa entre 5 e 7 vezes mais barato do que atrair novos, reforçando a importância de manter um relacionamento com esse grupo.

Logo, invista em marketing de relacionamento após uma venda, para manter a sua marca no radar do cliente e garantir que ele volte a comprar com você. 

Não investir na Experiência do Cliente

Segundo dados do Zendesk, em levantamento de 2020, 50% dos clientes afirmaram que passariam para um concorrente após uma experiência ruim. Ou seja, metade dos clientes podem deixar uma marca tendo como base a experiência que teve com ela.

A experiência do cliente, é essencial para gerar conexão com os consumidores. Tendo como base propor um atendimento produtivo, humanizado e eficiente, ela faz com que o cliente se sinta especial, contribuindo para a fidelização. 

Com isso, não proporcionar experiências únicas e marcantes, que atendam com eficiência o problema do cliente de forma humanizada e planejada, pode fazer com que ele não volte a ter interesse no seu produto ou serviço. 

Assim, invista sempre na qualidade da experiência que o seu cliente terá, pensando em um todo que deve englobar atendimento, equipe, qualidade do produto ou serviço e relacionamento ao longo de toda jornada de compra.

Para você que tem na sua marca um serviço recorrente, como é o caso de assistência funerária, plano de saúde, provedores, dentre outros setores que seguem esse modelo, ter um Clube de Vantagens, contribui para encantar os seus clientes, trabalhar o pós-venda e também oferecer experiências que engajam e fidelizam seus consumidores.

O Clube de Vantagens do Rede Parcerias foi pensado com esse propósito. Por isso, é uma plataforma completa de engajamento de clientes, que envolve descontos, sorteios, concursos, vouchers que você pode adquirir para presentear seu cliente e uma curadoria de diversos outros benefícios gratuitos para os usuários da plataforma.

Dessa forma, você pode levar a plataforma para sua marca e alinhar com outras estratégias para manter o relacionamento próximo com seu cliente.

Quer aprender mais sobre esses e outros assuntos? Não deixe de acessar outros artigos no nosso blog

Banner com CTA para o Clube Demonstrativo do Rede Parcerias