O que é Marketing de engajamento? + dicas e ferramentas

Com a interação entre marcas e clientes se tornando mais humanizada e participativa, o marketing de engajamento tornou-se fundamental para qualquer empresa. Segundo a Twilio, 66% dos consumidores abandonam uma marca se a experiência não for personalizada.

Logo, as empresas que ainda não se adaptaram a essa nova dinâmica de comunicação estão adotando o marketing de engajamento, pois ele é uma estratégia de fortalecimento do relacionamento com o cliente, reconhecendo a importância de interações autênticas.

Continue lendo para entender mais sobre como funciona essa estratégia. 

O que é marketing de engajamento?

A ideia de que a relação entre empresa e cliente se baseia com foco nas vendas ficou no passado. Hoje, os profissionais que são referências no âmbito da propaganda e marketing já entendem a necessidade de uma comunicação bilateral

Isso quer dizer que o relacionamento entre quem vende o produto e o seu público-alvo deve ser aberto. Afinal, estamos vivendo a era das redes sociais, na qual tudo é visto, comentado e compartilhado. 

Assim, o conceito de marketing de engajamento diz respeito a uma série de estratégias voltadas para o estreitamento do relacionamento com o consumidor. E o seu principal objetivo é adquirir interesse, identificação, engajamento e, por fim, conversão. 

No entanto, não existe uma fórmula mágica que pode ser implementada em todos os negócios, já que cada empresa tem suas singularidades. Então, qual a melhor forma para gerar o tão sonhado engajamento? Continue lendo para descobrir!

Qual a importância do engajamento?

As ações de engajamento são essenciais em um mercado que exige maior personalização, pois ajudam as marcas a se destacarem ao oferecer experiências relevantes, o que, por sua vez, aumenta a retenção e a lealdade dos clientes.

Além disso, segundo um relatório da Twilio, 57% dos consumidores gastam mais em uma empresa que personaliza as experiências. Portanto, empresas que investem em marketing de engajamento observam um aumento significativo na satisfação do cliente e na receita.

Afinal, essas ações permitem que as empresas obtenham insights sobre seus consumidores, aprimorando produtos e serviços. Visto que, ao entender suas preferências e comportamentos, é possível ajustar as estratégias de comunicação e vendas de forma mais precisa.

Como engajar seu cliente: 5 estratégias de engajamento

imagem sobre estratégias de engajamento

Engajar seus clientes é importante para fortalecer o relacionamento e garantir a fidelidade à marca. Portanto, vamos te apresentar cinco estratégias práticas para aumentar o engajamento do cliente, desde o posicionamento da sua marca até o monitoramento de resultados:

Branding

O branding é o processo de criação e gerenciamento da identidade de uma marca no mercado, e esse processo deve ser alinhado aos seus valores. Conheça os principais objetivos do branding:

  • Diferenciação: destacar a marca dos concorrentes, tornando-a fácil de reconhecer;
  • Relevância: Garantir que a marca atenda às expectativas do público;
  • Consistência: Manter a comunicação e imagem consistentes em todos os pontos de contato com o cliente (redes sociais, embalagens, publicidade e atendimento).

Quando as estratégias do branding são bem aplicadas podem alavancar uma pequena empresa, afinal segundo dados do Edelman, 69% dos consumidores confiam em marcas devido ao seu impacto na sociedade. 

Por isso, investir em branding também trata-se de construir confiança e conectar-se emocionalmente com o público. Dado que, quando uma marca mantém consistência nas interações, ela se destaca no mercado e conquista a lealdade dos consumidores.

Conteúdo

Essa estratégia se define pela produção de conteúdos para atrair e engajar o público alvo de uma empresa. Assim, o objetivo é fornecer informações de cunho educacional ou de entretenimento, sem promover diretamente o produto ou serviço oferecido. 

Nesse sentido, ao invés de focar em conteúdos puramente promocionais, é mais eficaz investir em tópicos que realmente interessem ao seu público e estejam presentes no seu cotidiano, agregando valor ao que está sendo produzido.

Dessa forma, você atrai mais visitantes para seus sites e redes sociais, aumentando as chances de gerar leads qualificados e vendas. Além disso, esses leads tendem a ser mais preparados, já que foram educados pelos conteúdos que sua empresa oferece.

Tráfego qualificado

Tráfego qualificado se refere aos visitantes de um site que tem mais chances de se converter em leads ou clientes. Ou seja, eles são considerados qualificados porque seus comportamentos indicam que estão mais próximos de realizar a ação desejada pela empresa. 

Além disso, para garantir que seu tráfego seja qualificado, é importante a produção de conteúdos que atendam o seu público. Portanto, é necessário publicar materiais que as pessoas terão interesse em compartilhar com sua rede de contatos:

Vamos imaginar uma empresa de cuidados pessoais: se uma esteticista tem acesso a esse conteúdo e acha que outras profissionais da área deveriam saber daquelas informações, ela vai querer compartilhar nas suas redes sociais. Aumentando assim, o número de acessos qualificados. 

Nesse sentido, um dos maiores benefícios de ter mais visitantes propensos a converter é ter um ROI mais eficiente. E isso reduz o desperdício de recursos em campanhas que não geram resultados. 

Relacionamento

O relacionamento é a interação contínua entre a empresa e o consumidor, baseada em confiança e comunicação eficaz para atender às expectativas e necessidades dos clientes. 

Ou seja, manter um bom relacionamento é chave para o engajamento dos clientes, porque é possível construir  fidelização, além de incentivar interações contínuas. Assim, os clientes engajados tendem a defender a marca, mesmo em momentos críticos.

Afinal, essa estratégia além de aumentar o engajamento com a marca nas redes sociais, manter um relacionamento mais próximo também facilita o recebimento de feedbacks diretos, ajudando a identificar pontos de melhoria e novas oportunidades. 

Monitoramento

O monitoramento é o processo de acompanhamento e avaliação da presença da marca nas redes sociais e outros canais de comunicação. Então, a ideia é compreender como a marca está sendo vista pelo público e tomar decisões estratégicas.

Um exemplo da importância do monitoramento é o da marca de maquiagem Boca Rosa, que, após um rebranding, realizou a pré-venda de novos produtos, mas enfrentou críticas nas redes sociais devido a defeitos em alguns lotes.

Entretanto, monitorando as redes, Bianca Andrade (empresária da Boca Rosa) decidiu adiar o lançamento para corrigir os problemas e atender às expectativas dos clientes.

Conforme esse exemplo, é possível entender que o monitoramento é muito importante para a melhora contínua da marca, além da prevenção de crises, minimizando danos à reputação. 

Ferramentas de marketing de engajamento: quais as melhores?

imagem sobre ferramentas de engajamento

Saber sobre as estratégias de engajamento dos clientes é fundamental. Agora, você vai entender melhor sobre quais melhores ferramentas para aplicar essas estratégias:

Redes Sociais

Não é novidade que as redes sociais regem o nosso dia a dia há um bom tempo. Segundo a Opinion Box, são os aplicativos onde os brasileiros mais dedicam sua atenção. Portanto, é fundamental que as marcas estejam presentes nas plataformas para aumentar seu alcance.

Nesse sentido, utilizar as mídias sociais é indispensável para as marcas que desejam aumentar a visibilidade das suas campanhas, além de contribuir para o estreitamento das relações com os consumidores. 

Por fim, ter a sua empresa presente nas redes sociais traz mais autoridade e credibilidade à marca. Visto que, é um espaço que os consumidores podem interagir e dar feedbacks. 

CRM

Para Brent Frei, fundador da Onyx Software, essa é a definição de CRM: “é um conjunto de processos e tecnologias para gerenciar relacionamentos com clientes efetivos e potenciais e com parceiros de negócios por meio do marketing, vendas e serviços, independentemente do canal de comunicação”

Ou seja, o CRM é um conjunto de práticas que gerenciam e analisam as interações com os clientes ao longo do ciclo de relacionamento. 

Assim, o uso dessa ferramenta é importante para organização do processo de vendas. Além disso, os dados centralizados em uma única plataforma facilita a tomada de decisões estratégicas. 

Portanto, com o uso do CRM torna-se mais fácil a compreensão das preferências dos consumidores, o que ajuda na personalização da comunicação. Esse conjunto de fatores resulta em um relacionamento mais forte entre cliente e empresa.

Programa de Engajamento

Programas de engajamento consistem em estratégias de relacionamento que reúnem em uma única plataforma diversos benefícios. Tudo isso com o intuito de agregar valor e aproximar a marca do seu público. 

Portanto, o clube de vantagens é utilizado como sinônimo dessa estratégia. Visto que, ao oferecer descontos, gratuidades e ações de engajamento consegue estabelecer um vínculo com os usuários, aumentando o engajamento e sendo o “a mais” da marca. 

De acordo com o Yotpo, 56% dos consumidores estão dispostos a gastar mais com uma marca que gostam, mesmo que existam opções mais baratas. Então, usar uma plataforma para incentivar o engajamento pode incentivar a lealdade dos clientes. 

Ferramentas de coleta de feedback

No contexto que está sendo abordado, o feedback é a opinião dos consumidores em relação a um produto ou sobre a marca. Essas opiniões podem ser positivas ou negativas e auxiliam o negócio a oferecer uma melhor experiência aos consumidores. 

É pelo feedback que será possível entender as percepções do público em relação a sua marca e ele pode ser recebido através de algumas ferramentas, como:

  • redes sociais: verifique sempre menções, comentários e mensagens nas redes mais utilizadas pelo seu público e forneça respostas rápidas;
  • pesquisas de satisfação: são importantes para entender o que os clientes desejam e melhorar suas experiências, um exemplo de pesquisa muito utilizada é o NPS; 
  • avaliações online: sites como o Google Meu Negócio permitem coletar opiniões públicas dos consumidores e servem como um guia para futuros clientes. 

Além dessas, existem outras formas de coletar feedbacks e todas são bem-vindas, sejam públicas ou privadas. Ao implementar essa ferramenta é possível alinhar a marca ao consumidor dia após dia. 

Case de sucesso: Unimed Grande Florianópolis e Rede Parcerias 

A Unimed Grande Florianópolis em conjunto ao Rede Parcerias, priorizou o relacionamento com o cliente, criando o Meu Clube Unimed, em julho de 2019.

Nesse sentido, a iniciativa agregou valor e credibilidade à marca, oferecendo benefícios exclusivos para mais de 150 parceiros e proporcionando lazer, saúde e educação a clientes e colaboradores.  

Após lançar o clube, a Unimed divulgou a novidade com ações participativas nas redes sociais, investindo em anúncios digitais. E para ampliar a visibilidade, utilizou técnicas de SEO e firmou parcerias sazonais em rádios. 

A partir disso, em agosto de 2019, o Meu Clube Unimed registrou 1.180 visitas e 3.500 visualizações. Em dezembro, os números subiram para mais de 18 mil sessões e 45 mil páginas visualizadas, reforçando o interesse pela marca e gerando resultados positivos contínuos.

Conclusão

Por fim, é possível compreender que o marketing de engajamento tem um papel importante na construção de relacionamento entre marcas e consumidores. Visto que, ele permite que as empresas se destaquem em um mercado cada vez mais competitivo

Além disso, investir em ferramentas de engajamento, como redes sociais, CRM e programas de fidelidade, fortalece ainda mais o vínculo com os consumidores e proporciona insights para aprimorar a comunicação e os produtos oferecidos. 

E, no Clube de Vantagens do Rede Parcerias oferecemos aos usuários diversas ações para aumentar o engajamento da sua empresa.

Gostou e quer saber mais? Acesse nossa plataforma demonstrativa.