Clube Unimed Paraná: um case de sucesso em estratégia de marketing e vendas

A palavra Estratégia vem do grego: stratègós: de stratos (exército) e ago (liderança). O significado original caracterizava a “arte do general”, que deixou de estar ao lado do exército para estar à distância, no alto das colinas, de onde podia observar o campo, adquirindo um maior potencial para selecionar a melhor posição e o melhor conjunto de ações para vencer a batalha e, quiçá, a guerra. 

O tempo passou, mas a essência da importância dessa prática ainda se mantém. Além disso, assim como nas guerras, era preciso um planejamento para conseguir vencer. Quando falamos de marketing e vendas temos uma situação semelhante, pois é preciso um plano para atingir determinado objetivo. Parece óbvio, né? Mas quantos objetivos você tem tentado alcançar atualmente no “piloto automático” sem ter traçado um plano?

A estratégia que percorre desde o marketing até a venda, bem como o acompanhamento para manter esses clientes após a prospecção, foi o tema do último Workshop do Rede Pracerias.

O Workshop “Estratégia? do Marketing às vendas”, contou com a participação de Letícia Moreira (Coordenadora de Customer Success do Rede Parcerias), Andressa Pessoa (Coordenadora de Marketing do Rede Parcerias) e Lucas Damasio (Especialista em Marketing e CX na Unimed Paraná) e trouxeram  diversos insights que podem ser aplicados para maximizar resultados da sua empresa.

Confira o evento na íntegra: 

YouTube video


Tendo como base o conteúdo acima, é possível afirmar que o processo de criação de uma estratégia de marketing precisa de muitos pontos de atenção, porque essa não é apenas um post bonito que passa pelo feed ou um anúncio feito para atrair leads. 

Atualmente, usar as estratégias de Marketing da forma correta, é um pilar essencial para sair à frente, visto que boas campanhas associadas a um produto ou serviço que proporcione uma experiência do cliente de qualidade, são elementos primordiais para impulsionar os negócios. 

Veja as etapas que devem seguidas para montar uma estratégia eficiente:

  • Observação: 

Observar constantemente o cliente, mercado e concorrentes. 

  • Alvo:

Ter um alvo (objetivo) claro e bem definido.

  • Liderança:

É preciso um líder que direcione e engaje o time.

  • Plano:

Qual será o caminho para chegar no objetivo? E o prazo?

  • Planejamento:

Cada passo que precisa ser dado deve ser alinhado e planejado dentro do prazo.

  • Trabalho em equipe:

Todos os colaboradores  devem estar engajados no mesmo objetivo.

  • Execução:

Chegou a hora da ação! Coloque em prática o que foi planejado anteriormente.

  • Análise:

Ao final, é fundamental observar cada detalhe do planejamento e verificar o que funcionou e deve ser aplicado nas próximas ações e o que falhou e deve ser melhorado.  

Portanto, o ponto de partida de uma estratégia de Marketing é o cliente. Entender o cliente é a base para entregar o que ele de fato está buscando e até mesmo superar suas expectativas. 

Tendo esse pensamento em vista, é possível dar novos passados na estratégia e incluir diferenciais para além dos momentos de vendas. Com esse propósito, a Unimed Paraná incluiu o Clube de Vantagens do Rede Parcerias como parte de uma estratégia para engajar os clientes. 

Como já destacado, toda ação de marketing tem um objetivo por trás para que possa ter sentido e trazer resultado. Nesse sentido, o Clube entrou para preencher uma lacuna: os esforços são muitas vezes concentrados apenas para atrair clientes, mas poucos são os diferenciais para manter o relacionamento com o cliente após a venda. Ou seja, o Clube Unimed vem para agregar valor ao cliente.

Um dos motivos para a importância do clube, é fazer com que sejam propostas ações mesmo quando não há necessidade de usar diretamente um serviço da Unimed. Através da plataforma, é possível incentivar atitudes saudáveis que fazem parte do projeto da marca, como: acesso a restaurantes saudáveis, exercícios físicos e materiais que trabalham também a saúde mental, a exemplo do entretenimento e dos cursos para o crescimento profissional.

Assim como ter o clube é importante, promovê-lo através de ações é fundamental. Confira o exemplo de ação promocional feita pela Unimed. Nela, foi atrelado o cartão, que é um elo de identificação do cliente com a marca, aos descontos disponíveis no clube. Por meio disso, é possível associar os valores da marca ao clube e manter um diálogo mais próximo com os clientes. 

YouTube video

Logo, fica evidente que o Clube aliou-se perfeitamente não só a Unimed, mas também ao modelo de estratégia de sucesso. Veja como o modelo acima foi usado para garantir o sucesso da ação.

  • Observação:

Crise financeira e o aumento da concorrência gera a necessidade de reforçar o relacionamento com os clientes pela manutenção da relação de consumo.

  • Alvo:

Evitar a evasão de clientes para a concorrência ou para empresas que ofereçam serviços substitutos ao plano de saúde

  • Liderança:

Líder que motiva o time e engaja com o projeto do clube.

  • Plano:

Utilizar o Clube de Vantagens do Rede Parcerias para gerar valor agregado aos serviços oferecidos e manter um relacionamento constante com o cliente.

  • Planejamento:

Utilizando ações desenvolvidas em parceria com o clube para fortalecer três frentes de atuação da operadora no mercado:

Retenção de clientes

– Relacionamento

– Atração

O objetivo é posicionar o Clube como um recurso promocional que permita acesso a vantagens exclusivas e na participação de sorteios.

  • Trabalho em equipe: 
    1. Engajar o time interno com Clube Unimed e reconhecimento da plataforma como um recurso de valor agregado.
    2. Trabalho de engajamento local das Unimeds do Estado do Paraná.
  • Execução:

Comunicação dirigida cliente a cliente e também as campanhas “de massa” utilizando, como recurso principal, as redes sociais.

  • Análise

Analisamos todas as métricas relacionadas ao Clube e, agora para o final do ano e primeiro semestre do próximo ano, vamos posicionar a plataforma em nossas estratégias de relacionamento para estimular dois indicadores importantes: Quantidade de inscritos e quantidade de acessos mensais. 

Assim como a Unimed Paraná, você pode contar com o Rede Parcerias para criar o melhor Clube de Vantagens para sua marca. Acesse o nosso Clube Demonstrativo e conte com a gente para criar o seu case de sucesso.