Sumário
- 1 O que é um Serviço de Valor Agregado (SVA)?
- 2 O que é SCM?
- 3 Qual a diferença entre SVA e SCM?
- 4 Quais são os tipos de SVAs?
- 5 Qual a importância de ter um SVA no seu provedor?
- 6 Quais impostos incidem sobre o SVA?
- 7 Como montar um serviço de valor agregado
- 8 Clube de Vantagens: uma alternativa completa de SVA
O Serviço de Valor Adicionado (SVA) ganha cada vez mais importância nos planos de provedores de internet.
Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2020, durante a pandemia o número de usuários de internet no Brasil chegou a 152 milhões. Com isso, além de ter mais assinantes de planos de internet, cresce também o número de provedores, o que faz necessário estratégias para se destacar no setor.
O SVA vem para agregar diferenciais ao plano, algo que destaca a empresa em relação à concorrência e também contribui para deixar a marca mais forte, devido à qualidade do serviço que oferece.
Por isso, neste artigo separamos todas as informações que você precisa para entender e estruturar essa estratégia no seu provedor. Siga a leitura para conferir!
O que é um Serviço de Valor Agregado (SVA)?
Segundo a Anatel, o SVA é toda e qualquer prestação de serviço auxiliar à atividade de telecomunicações.
Assim, eles são os serviços adicionais que o seu provedor oferece e faz que fazem com que o serviço seja mais completo, tornando-o mais atrativo aos clientes e também contribuindo para melhorar a experiência dos que já são assinantes.
Os SVAs são projetados para melhorar a experiência dos assinantes e aumentar os índices de retenção e fidelização de clientes. Assim, eles são especialmente relevantes em um ambiente altamente competitivo, onde as operadoras buscam maneiras de se destacar no mercado e criar relacionamentos mais profundos com seus clientes.
O que é SCM?
Outra sigla do universo de telecom, e que pode ser confundida com SVA, é o SCM.
O SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) é uma designação regulatória que abrange uma ampla gama de serviços de comunicação multimídia, como acesso à internet de banda larga, serviços de voz pela internet (VoIP), televisão por assinatura via internet e outros serviços de comunicação multimídia.
A definição exata de SCM pode variar conforme a legislação e regulamentação de cada país, mas, em geral, engloba serviços que envolvem a transmissão de informações por meio de redes de comunicação eletrônica.
Dessa forma, o principal objetivo da regulamentação do SCM é garantir a qualidade dos serviços de comunicação, a proteção dos direitos dos consumidores e a concorrência justa no mercado de telecomunicações.
Qual a diferença entre SVA e SCM?
Com base nos conceitos acima, é possível perceber a diferença entre os dois conceitos. No caso do SCM, ele é a infraestrutura que fornece conectividade de rede e é regulamentado devido a sua importância de conectividade para toda a população.
No caso do SVA, por sua vez, eles são os serviços adicionais oferecidos sobre essa infraestrutura, tendo uma regulamentação menos rigorosa.
Portanto, os provedores de SCM são geralmente empresas de telecomunicações e provedores de acesso à Internet, enquanto SVAs são fornecidos por uma variedade de empresas, incluindo aquelas que oferecem serviços de entretenimento, informações e valor agregado sobre as redes de telecomunicações.
- Confira também o nosso Guia de Marketing para Provedores de Internet.
Quais são os tipos de SVAs?
Diversos são os tipos de SVA que você pode oferecer para o seu cliente e, geralmente, a diferença é o tipo de recompensa entregue. Assim, conheça alguns exemplos que você utilizar no seu provedor:
- Serviços de Entretenimento e streaming: pode incluir streaming de vídeo, música, jogos, notícias, entre outros, oferecidos diretamente pelos provedores de telecomunicações;
- Serviços de Informação: revistas, jornais e outros meios de receber atualizações;
- Canais de TV e rádios gratuitos: que podem ser disponibilizados, por exemplo, através de um aplicativo do seu provedor;
- Conteúdos educativos: cursos, e-books, aulas e instruções sobre determinado tema;
- Clube de vantagens: uma plataforma completa de benefícios que engloba em um único lugar, diversas recompensas, como descontos e gratuidades.
Você também pode ter mais de uma dessas opções, montando o seu portfólio de SVA, com vários tipos de benefícios e diferenciais para fidelizar os clientes.
Qual a importância de ter um SVA no seu provedor?
Como vimos, diversos são os benefícios de ter um SVA no seu provedor, isso acontece porque oferecer um algo a mais para o cliente constribui para deixá-lo mais satisfeito com os serviços, aumentando as taxas de fidelização e evitando os temidos cancelamentos.
Além disso, ele também funciona como um diferencial competitivo que destaca a sua empresa. Por exemplo, imagine a seguinte situação: ao buscar um serviço de internet, um cliente encontra dois planos com o mesmo valor.
Porém, enquanto o primeiro oferece apenas o serviço de internet, o segundo oferece também um portfólio de benefícios extras, com descontos em marcas parceiras, gratuidades, revistas e muito mais. Logo, essa opção certamente se destaca.
Por fim, esse diferencial também agrega valor à sua marca, pois seu provedor passa a ser associado aos parceiros que possui e por ser uma solução completa e diversificada.
No atual cenário de muita concorrência e grande quantidade de anúncios que os clientes recebem, esse é um ponto que pode entrar no seu discurso de vendas, para torná-lo mais chamativo e atrair mais clientes.
Quais impostos incidem sobre o SVA?
Dependendo da natureza do SVA e da regulamentação local, também podem existir impostos específicos relacionados a determinados tipos de serviços, como entretenimento, telecomunicações, e outros.
Caso a opção escolhida seja entendida como indispensável para comunicação entre pessoas, ele pode ser tributado com ICMS (Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços).
Por outro lado, alternanativas como o clube de vantagens estão insetas de impostos, sendo uma excelente alternativa para o seu provedor.
- Confira este artigo sobre a tributação de SVA.
Como montar um serviço de valor agregado
Montar o seu serviço de valor agregado não precisa ser uma tarefa difícil e assustadora. Porém, ele também precisa estar alinhado a estratégias que garantiram o seu sucesso. Por isso, separamos três dicas infalíveis para estruturar o seu SVA.
1. Conheça o perfil dos seus clientes
Assim como em todas as estratégias de marketing, antes de tudo é necessário ter um conhecimento claro dos seus clientes. Dados como idade, conteúdos que mais consomem e diferenciais que eles valorizam são essenciais para montar esse perfil e escolher o que oferecer como o seu SVA.
Além de consultar dados e matérias que você tem acesso por meio de ferramentas que já tendem a esse propósito, fazer uma pesquisa personalizada também é válido.
Por exemplo, um e-mail ou mensagem questionando ao cliente quais diferenciais ele queria que seu provedor oferece, já com uma listinha de opções que você considera serem possíveis.
Com isso, você já começa a construir uma cultura de engajamento desde antes de colocar o seu site em funcionamento.
2. Pense em como o SVA vai ser usado na sua estratégia
O primeiro passo é pensar em como ele vai ser usado na sua estratégia. Por ser um diferencial que agrega valor ao produto, o serviço pode ser usado desde o momento da atração até a fidelização de clientes.
Logo, realize o seguinte mapeamento para incluí-lo no seu planejamento:
- Para quais planos serão esses diferenciais?
- Os mesmos diferenciais serão entregues para clientes novos e os de longa data?
- Como pretendo usar o SVA em estratégias de marketing de relacionamento?
- Além dos benefícios fixos, pretendo desenvolver ações sazonais de engajamento?
Faça esse checklist desde o início para ser mais eficiente na hora de escolher a empresa que forneça o SVA.
3. Busque benefícios relevantes para o seu público
Agora que você já sabe como usar o SVA na sua estratégia, é hora de buscar os benefícios necessários e os parceiros que vão oferecê-los aos clientes.
De início, é preciso ter atenção em alguns pontos na hora da escolha dos benefícios, pois esses não podem ser meramente ilustrativos e precisam ser realmente utilizáveis para o seu cliente.
Por isso, preze pela qualidade e diversidade. Ou seja, caso as recompensas disponibilizadas seja acesso a jogos e streamings, analise a qualidade dos benefícios e se possuem opções para diferentes gostos.
Outro ponto importante, é buscar empresas que oferecem não apenas o SVA, mas também a possibilidade de você incluir parceiros de sua preferência.
Segundo a Anatel, os provedores regionais concentram 65% de todos os acessos à internet no Brasil. Assim, ter também recompensas locais que estão próximas do seu cliente, é mais uma forma de ser lembrado por eles.
Dessa forma, você pode buscar descontos em estabelecimentos locais ou benefícios online que tenham a ver com o público de sua localidade. Com isso, tanto você quanto o seu parceiro conseguem se beneficiar.
- Confira alguns cases de parcerias de sucesso entre empresas e veja como fazer isso no seu provedor.
Clube de Vantagens: uma alternativa completa de SVA
Como destacado acima, o clube de vantagens é um SVA que oferece diversos tipos de benefícios. Sendo, por isso, uma excelente alternativa para atração, retenção e fidelização de clientes.
Um exemplo desse tipo de plataforma, é o Rede Parcerias, que conta diversas vantagens e que não está sujeita a nenhuma tributação. Alguns dos benefícios disponíveis são:
- Sorteios mensais;
- Benefícios gratuitos (livros, jogos, revistas, cursos…)
- Descontos em Grandes Parceiros Nacionais;
- Jogos com prêmios;
- Quizzes e Charadas premiadas;
- Aquisição de cartão presente em marcas selecionadas para presentear clientes.
Além disso, todos os benefícios são instantâneos, todos os meses tem novidade e seu provedor receberá apoio em comunicações (e-mail, posts para redes sociais) para divulgar o clube.
Por fim, você também está no controle do seu clube, podendo realizar um sorteio de sua preferência, incluir parceiros locais e ter um clube que é personalizado com sua identidade, sua logo, cores e categorias em destaque de sua preferência.
Dicas anotadas? Agora que você já sabe como montar um SVA para sua marca e qual é a melhor opção, não deixe de explorar tudo que esse serviço pode oferecer.
Isso porque engajar o cliente contribui para torná-lo fiel à sua marca e também aumenta as chances dele recomendar o seu provedor a outras pessoas.
Acesse também o nosso Clube Demonstrativo e veja na prática todos os benefícios que serão oferecidos aos seus clientes através da plataforma do Rede Parcerias.