GUIA completo sobre Marketing para Provedores de Internet

No cenário atual, em que a concorrência entre ISPs está mais acirrada devido ao crescimento do número de provedores de internet locais, o marketing vem como uma ferramenta essencial para se destacar no mercado.

Além disso, essa também já é uma tendência entre empresas de visar nichos, pois em um cenário em que as pessoas são o tempo inteiro impactadas por anúncios, é preciso que sua empresa seja vista para ser lembrada. 

Pensando nisso, preparamos um guia completo com todas as informações e estratégias de marketing que você precisa para começar a aplicar no seu negócio. 

A importância do Marketing para Provedores de Internet

Além da visibilidade que já mencionada, a importância de investir em marketing para provedores de internet vem também de diversos outros benefícios, alguns dos principais são:

  • Captação de novos clientes
  • Criação de uma identidade forte
  • Relacionamento próximo e duradouro com aqueles impactados por sua marca
  • Retenção de clientes 

Além disso, o marketing ajuda a educar os consumidores sobre novos serviços, tecnologias e formas de uso. Tudo isso aumenta a percepção de valor no seu produto e também gera mais confiança na sua marca.

Estratégia de Marketing para Provedor de Internet

Equipe reunida para criar uma estratégia de marketing.

Para montar a estratégia de marketing do seu provedor, você precisa antes de tudo dividir ela em dois grupos: a de atração, ou seja, o que vai ser feito para atrair novos clientes; e fidelização, o que vai ser feito para reter os seus consumidores atuais.

Depois disso, é preciso traçar objetivos. Por exemplo, você pode determinar uma meta de quantos clientes deseja conseguir por mês, para a partir disso verificar se suas estratégias de marketing já são suficientes para isso, ou se é preciso ampliar o investimento.

Feito esse objetivo para a atração, você também precisa ter outro para reter os clientes. Afinal, o marketing não termina no momento da venda.  Alguns exemplos que você priorizar são: aumento da satisfação, redução de cancelamentos e criação de um relacionamento mais próximo. 

Como fazer Marketing Digital para Provedor de Internet

Falar de marketing sem considerar os digitais não é mais uma possibilidade. Segundo dados do Data Report 2024, o Brasil já conta com mais de 187 milhões de internautas, quase 90% da população.

Neste contexto, o marketing digital se tornou uma necessidade para provedores de internet e outras empresas que desejam se destacar e serem lembradas por seu público-alvo. Mas, como fazer e ter sucesso nesta estratégia.

Para isso, é preciso identificar os canais de comunicação que o seu público está presente e investir na criação de conteúdo de qualidade. Cada canal tem as suas especificidades. Assim, separamos abaixo algumas dicas do que você pode fazer em cada um deles. 

1. Redes Sociais

As redes sociais são uma excelente ferramenta para gerar engajamento e interação. Além disso, esse é canal que a maioria das pessoas marca presença. O Data Report apontou que mais de 65% dos brasileiros possuem um perfil nas redes e esse valor cresceu em 1,4% entre 2023 e 2024. 

Dessa forma, é possível usá-la tanto para atração e retenção de clientes, pois você pode responder dúvidas, compartilhar novidades e também depoimentos de clientes satisfeitos. Para isso, leve sempre em consideração dois pontos:

  • Conteúdo relevante: em vez de usar o perfil apenas para promover o seu provedor e tentar gerar vendas, use para realmente compartilhar dicas, participar de trends e produzir conteúdos que possam aproximar os seus clientes e possíveis clientes. 

  • Humanização da marca: apesar de ser um perfil de marca, as pessoas sempre se conectam melhor com as pessoas. Assim, mostra o dia do seu time e compartilhe outros momentos legais que podem gerar conexão.

No workshop abaixo, organizado pelo time do Rede Parcerias, você confere dicas do que postar em cada uma das principais redes sociais. Confira e comece a criar o seu cronograma de conteúdo hoje mesmo:

YouTube video

2. SEO (Otimização para Motores de Busca)

Você sabia que no Google são realizadas mais de 3,5 pesquisas por dia? Esse e outros dados mostram o poder de investir em SEO, estratégias de otimização para aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de buscas.

Para conseguir ter um bom ranqueamento, é preciso investir em duas estratégias. A primeira delas é a criação de um perfil no Google Meu Negócio para sua empresa. Essa ação permite que o cliente encontre sua marca ao buscar por um provedor na região que reside.

Aproveite para já incluir no perfil informações de contato, como telefone, WhatsApp, redes sociais e endereço. Dessa forma, você facilita o contato de um possível cliente que deseja assinar o serviço. 

A segunda dica é a criação de um site otimizado com palavras-chave e conteúdos otimizados. O que isso significa? Você deve criar um website que possa apresentar de fato o serviço ao cliente, sanando dúvidas e passando as informações que ele precisa.

Além disso, não é necessário falar apenas do produto, e seu provedor também pode criar um blog com dicas e atualizações do seu mercado. Tudo isso contribui para gerar a confiança que citamos acima, além de trazer mais clientes para o seu negócio. 

3. E-mail Marketing

Nossa terceira dica, é outra estratégia de conteúdo: o e-mail marketing, uma prática que pode ser usada para diferentes razões. Você pode enviar e-mails de boas-vindas, com novidades, ofertas exclusivas, atualizações de serviços e muito mais.

Além disso, existem diversas ferramentas de automação de marketing que permitem fazer isso de forma automática, o que contribui para criação de um fluxo de comunicação que permite estar sempre em contato com seu cliente ou possíveis clientes. 

4. Tráfego pago

Utilizar tráfego pago é uma forma de completar suas outras estratégias e também garantir resultados mais rápidos. Isso porque ferramentas de anúncios, como as do Google e Meta, permitem segmentar o público e atingir exatamente aqueles que você deseja.

Dessa forma, você pode listar localização, interesses, idades, comportamentos e outras informações, criar um anúncio atrativo e inserir nas plataformas de anúncios, sendo, por isso, uma ótima forma de atrair mais clientes. 

Além disso, existem também outras duas práticas que podem ser interessantes para o seu marketing quando falamos de tráfego pago: o impulsionamento e o remarketing.

O impulsionamento de postagens é uma estratégia eficaz para aumentar o alcance e a visibilidade do conteúdo nas redes sociais. Dessa forma, essa é uma ação mais simples, que pode ser usada para aumentar o alcance de um conteúdo em específico.

Por fim, o remarketing consiste em exibir anúncios para pessoas que já visitaram o seu site, ou outro canal digital do seu provedor. Assim, você pode usá-lo para incentivar leads a voltaram para o site e fecharem a assinatura do serviço. 

Ideias de marketing para provedores de internet reterem clientes

Time de marketing analisando ideias

Além das estratégias tradicionais, os provedores de internet podem explorar diversas iniciativas criativas para fortalecer seu marketing. Separamos aqui 4 delas que serão ótimos diferenciais para vender mais, além de também contribuírem para reter os clientes

1. Serviços de Valor Agregado (SVA)

Um Serviço de Valor Adicionado (SVA) é qualquer serviço extra oferecido além do produto principal. Portanto, ele é o algo a mais que diferencia o seu serviço da concorrência e que contribui para satisfação do cliente. 

Um exemplo eficaz dessa estratégia, é o clube de vantagens, que oferece benefícios exclusivos, como descontos e sorteios. Esse tipo de programa cria um senso de pertencimento e exclusividade, fortalecendo a relação com o seu provedor.

Além disso, o clube de vantagens não possui tributação e também funciona como um portfólio de SVA, ou seja, permite entregar, com um custo reduzido, uma diversidade de recompensas ao cliente. 

Banner sobre SVA do Rede Parcerias

2. Eventos e Workshops

Organizar eventos sobre temas relacionados à internet e tecnologia pode ajudar a construir uma comunidade em torno da sua marca e posicionar o provedor como um líder de pensamento no setor.

E a internet veio para facilitar esse tipo de ação! Pesquisa apontou que durante a pandemia os eventos online cresceram em 300%. Assim, aproveita-se do fato das pessoas estarem cada vez mais conectadas para realizar ações que possam tornar o seu negócio mais conhecido. 

Você pode, por exemplo, fazer um webinar com dicas de segurança digital, como aproveitar os benefícios do SVA que sua empresa oferece e também abordar temas que o seu cliente já apontou que tem dúvidas.  

3. Sorteios e Concursos

O gatilho da sorte é uma ótima oportunidade para engajar os clientes. Afinal, os brasileiros amam um sorteio e a chance de torcer para ganhar um prêmio. Além disso, unir a ação a uma data comemorativa torna ela mais criativa e atrativa.

Assim, você pode fazer um sorteio de fim de ano, no aniversário da sua marca, ou em outra data que considerar relevante. Outra alternativa, é usá-lo para incentivar a retenção, fazendo um sorteio para os clientes que mantêm a mensalidade em dia ou que fazem uma renovação ou upgrade de plano.

No vídeo abaixo, você pode aprender a realizar essa ação direto do clube de vantagens: 

YouTube video

4. Material Promocional

Nossa última dica é usar também o poder do off-line. Apesar do marketing digital ser hoje muito mais forte, você também pode utilizar de outras estratégias para ter um relacionamento ainda próximo do seu cliente.

Uma forma de fazer isso é criar materiais promocionais, como folhetos explicativos sobre um tema ou as entregas do seu produto. Assim, você pode entregá-los após uma ida do cliente ao seu estabelecimento ou enviar para que ele possa imprimir.

Esse mesmo material também pode ser levado para distribuir em eventos locais como forma de aumentar ainda mais a visibilidade do seu provedor e atrair novos clientes.

Conclusão

Em resumo, vimos que o marketing é algo que completa diversas estratégias que podem ser usadas no seu negócio para atrair mais consumidores e fidelizar os atuais. Dessa forma, liste as estratégias que mais fazem sentido para o seu negócio e comece a aplicar.

Você também pode contar com a nossa ajuda para desenvolver o SVA da sua empresa. Aqui no Rede Parcerias já desenvolvemos centenas de clube de vantagens personalizados, com descontos, sorteios, ramificações, gratuidades e muito mais.

Acesse o nosso clube demonstrativo para conhecer a nossa plataforma e também poder tirar dúvidas com um de nossos especialistas.