Marketing de Produto: como usá-lo para fidelizar clientes e aumentar a geração de leads

O Marketing de Produto é uma área que concentra as atividades de desenvolvimento, lançamento e promoção de novos produtos. Assim, ele abrange diversas atividades, reunindo demandas que vão desde a pesquisa e a identificação de oportunidades até o posicionamento e diferenciação da nova funcionalidade em relação à concorrência. 

Dentro da área, há também uma divisão de funções entre os profissionais. Enquanto o responsável pelo marketing de produto cuida dos novos lançamentos e de como eles serão usados para gerar receita, o Product Manager, por sua vez, cuida do posicionamento e comunicação da nova funcionalidade dentro do mercado.

Como resultado, o aperfeiçoamento e um melhor posicionamento contribuem não apenas para entregar um melhor produto ao seu atual cliente, mas também deixar o seu serviço mais atrativo para geração de leads.

Ou seja, sua solução se torna mais completa e repleta de diferenciais que fazem com que os leads optem por essa opção na hora de escolher o produto que resolve a sua dor. 

No entanto, mesmo com tanto potencial, dados da pesquisa da PM3 (empresa de curso de Product Marketing), apontam que 40% das empresas brasileiras não possuem uma área focada no produto.

Por isso, separamos, neste artigo, várias dicas para você estruturar essa estratégia na sua marca e garantir o crescimento do seu negócio. Siga com a leitura para conhecê-las. 

Como é feito o Marketing de Produto

Equipe reunida para criar uma estratégia de marketing.

Para iniciar qualquer estratégia de produto ou marca, é primeiro necessário considerar os 4 Ps do marketing. Eles podem ser entendidos como quatro etapas que orientam todo o planejamento, comercialização e decisão de como atender as necessidades e desejos do público-alvo

O primeiro P é o Produto, que engloba todas as características e atributos do serviço oferecido. Ele é responsável por desenvolver, aperfeiçoar e lançar novidades, levando em consideração as oportunidades identificadas. Além disso, é também responsável pelo posicionamento e diferenciais que irão destacar a marca e solução.

O segundo P é o Preço, que envolve a definição do valor monetário. Essa decisão estratégica deve levar em consideração diversos fatores, como os custos de produção, a percepção de valor pelo consumidor, a concorrência e as metas financeiras da empresa. 

O terceiro P é a Praça, que se refere aos canais de distribuição e à forma como o produto chega até o cliente final. Essa etapa envolve a seleção dos canais de venda mais adequados, a logística de distribuição, o armazenamento e o transporte dos produtos. Uma distribuição eficiente garante que o produto esteja disponível no local e momento certos, facilitando o acesso do cliente e maximizando as vendas.

Por fim, o quarto P é a Promoção, responsável pelas atividades de comunicação e promoção do produto ou serviço. Entra aqui as ações de publicidade, relações públicas, marketing digital, promoções de vendas e outras ações para alcançar o público-alvo e criar consciência e interesse pelo produto. 

Uma promoção eficaz contribui para aumentar a visibilidade e a demanda pelo produto, impulsionando as vendas.

Em resumo, a estratégia que você irá criar está mais ligada ao primeiro P. No entanto, elas também se relacionam às outras etapas do marketing, pois entregar uma solução mais completa faz com que os leads e clientes possam enxergar valor para além do preço, e, ao mesmo tempo, gerar diferenciais que podem ser promovidos em estratégias de comunicação. 

Como fazer uma estratégia de marketing produto

Agora que você já entendeu como estruturar um planejamento de marketing para o seu produto, vamos conferir algumas estratégias que você pode utilizar para isso: 

  • Pesquisa de mercado: coleta de informações sobre o mercado, concorrentes e consumidores para identificar oportunidades e necessidades.
  • Desenvolvimento do produto: projeto, criação e aprimoramento, levando em consideração as preferências e demandas dos clientes.
  • Posicionamento de marca: definição da proposta de valor e sua diferenciação em relação à concorrência, destacando os benefícios e vantagens.
  • Estratégia de distribuição: seleção dos canais de distribuição adequados para alcançar o público-alvo e disponibilizar o produto de forma conveniente e acessível.
  • Promoção e comunicação: criação de campanhas de marketing para promover o produto, utilizando diferentes canais de comunicação, como publicidade, relações públicas, marketing digital, entre outros.
  • Gestão do ciclo de vida do produto: acompanhamento do desempenho do produto ao longo do tempo, realizando ajustes e melhorias conforme necessário para atender às mudanças nas necessidades e preferências dos consumidores.

Lembre-se: quanto mais estratégias você utilizar, sendo essas realizadas com um alinhamento e objetivos claros, mais chances de atingir os resultados que seu negócio deseja alcançar. 

Marketing de Produto: 4 exemplos de sucesso para se inspirar 

Imagem ilustrativa de uma campanha de lançamento, um exemplo de marketing de produto.

Para fechar o nosso guia, vamos conhecer 4 exemplos de sucesso para se inspirar. Eles reúnem técnicas de lançamentos de produtos, ou novas funcionalidades, e você pode reproduzir os princípios na sua marca. 

1. Lançamentos de produtos através do digital 

Fazer o lançamento de um produto por meio do digital tornou-se uma estratégia cada vez mais popular e eficaz para alcançar um público amplo e gerar entusiasmo em torno de um novo produto. 

Além disso, o ambiente digital oferece diversas oportunidades para criar expectativa, engajar os consumidores e impulsionar as vendas desde o momento do lançamento. Por isso, aproveite dos diversos formatos de conteúdos que o digital oferece para criar a sua estratégia:

  • Posts em redes sociais
  • Lives
  • Webinar
  • E-mail marketing
  • Influencers 

dentre outros…

Não se esqueça de acompanhar os resultados, realizar ajustes conforme necessário e continuar a envolver os consumidores mesmo após o lançamento, mantendo uma presença online ativa e oferecendo suporte contínuo aos clientes.

2. Apple e o destaque para os diferenciais do produto

Outra excelente estratégia de marketing, é destacar os diferenciais em relação à concorrência. Fazer isso, é uma forma de mostrar o valor do produto, destacando suas entregas em vez de preço.

Essa é, por exemplo, uma estratégia usada pela Apple. Ao realizar o lançamento de um novo produto, eles destacam as novas funcionalidades do produto e tudo que o novo aparelho irá agregar para o usuário, como captar momentos a partir de uma boa câmera.

Com isso, eles conseguem criar “fãs” para a marca, visto que eles são convencidos a comprar pelo valor e não apenas pelo preço. 

3. Coca-Cola – Campanhas que geram conexão

YouTube video

Um terceiro exemplo de sucesso para o seu produto, é investir em comunicação com o público. No vídeo acima, é possível ver como a Coca-Cola faz isso para gerar conexão com os clientes.

Perceba que cores, textos, música, tudo se junta ao produto para criar um storytelling que se conecte com o cliente. Assim, você também pode fazer isso para mostrar como o seu produto é pensado para o seu público, como forma de agregar valor à experiência e encantá-los com o que a sua marca oferece.

4. Clube de vantagens – benefícios para engajar e encantar os clientes

Para encerrar, temos um exemplo que serve tanto como diferencial para deixar a sua solução mais atrativa para geração de leads, como para entregar diferenciais e campanhas que geram valor para os clientes. 

O clube de vantagens é uma ferramenta de marketing de relacionamento que disponibiliza centenas de benefícios, como descontos, sorteios, gratuidades e jogos com prêmios. Por isso, ele é um diferencial muito importante para empresas que possuem clientes no modelo de recorrências, como seguradoras e financeiras.

Portanto, sua empresa pode incluí-lo na descrição da solução como um diferencial que o concorrente não oferece e ter um algo a mais para garantir a fidelização do seu público.

Por fim, o clube tem sempre novidades e novas funcionalidades. Isso pode ser usado para criar campanhas de comunicação que geram conexão com os clientes. Afinal, ele vai adorar receber um e-mail, ou uma mensagem, com uma seleção de benefícios gratuitos e jogos que ele pode se divertir e também ganhar prêmios.

Conclusão 

Em resumo, o marketing de produto vem para fortalecer a sua solução a partir de estratégias que tornem o seu serviço mais completo e o destaquem em meio a concorrência.  

Por isso, realize sempre pesquisas para identificar tendências e oportunidades de melhorias, e traduza isso em novas funcionalidades e comunicações que encantem o seu público.

Finalizou o artigo e quer agregar mais valor ao seu produto? 

Então, não deixe de clicar no banner abaixo para acessar a plataforma demonstrativa do nosso clube de vantagens.