Construa conexões duradouras com um Programa de Relacionamento e Fidelização

Sua empresa mantém um relacionamento próximo com seu público? Construir conexões e interações positivas é essencial para reter e fidelizar clientes, visto que no atual contexto, o concorrente está sempre a alguns cliques de distância.

O programa de relacionamento e fidelização são criados exatamente para atender esse objetivo. Por meio de uma plataforma repleta de vantagens e benefícios, é possível entregar diferenciais ao cliente para que ele veja a marca como a melhor solução para a sua necessidade. 

Por isso, siga a leitura para entender como funciona essa estratégia, na prática. 

O que é um Programa de Relacionamento e Fidelização?

imagem de cliente segurando um presente

O programa de relacionamento é uma plataforma de benefícios pensada para reter e fidelizar clientes e associados. Seu objetivo é reunir para o cliente diversos tipos de vantagens, como descontos e gratuidades. 

Assim, ele desempenha um papel crucial na construção de relacionamentos duradouros e significativos com os clientes. Ao oferecer recompensas, descontos e benefícios exclusivos aos clientes fiéis, o programa incentiva a repetição de compras e aumenta a frequência de interações com a marca.

Além disso, um programa de fidelidade bem estruturado cria um senso de valor e gratificação nos clientes, tornando-os mais propensos a escolher a empresa em detrimento dos concorrentes. 

Essa fidelidade aumenta a retenção de clientes, o que, por sua vez, contribui para o crescimento sustentável do negócio, uma vez que a aquisição de novos clientes pode ser mais custosa do que a manutenção dos já existentes.

Por fim, programa de relacionamento também proporciona insights valiosos sobre o comportamento do cliente e suas preferências, permitindo que a empresa ajuste suas estratégias de marketing e aprimore a experiência do cliente de forma personalizada, aumentando ainda mais a satisfação e a fidelização dos clientes.

Alguns dos tipos mais conhecidos são:

Apesar de existirem vários formatos de plataformas de fidelização, não significa que todas elas atendam ao propósito de relacionamento e conexões.

Conforme o relatório The Loyalty Report 2023, o que chama a atenção nos últimos anos são programas que vão além dos sistemas de pontos e são profundos na construção de relacionamentos. 

Neste sentido, os clubes de vantagens vem para ser alternativas mais completas que oferecem recompensas instantâneas e promovem estratégias de comunicação e relacionamento entre uma marca e seu público. 

imagem com link para a plataforma de clube de vantagens do Rede Parcerias

4 dicas para montar um programa de relacionamento com o cliente

Para que sua empresa não precise criar um programa do zero, visto que isso demanda, muitas vezes, o empenho de um grande time, você pode buscar por uma solução white label. Dessa forma, sua marca contrata uma plataforma de benefícios já pronta e totalmente personalizada para sua empresa.

Além disso, também não haverá necessidade de prestar suporte aos usuários, visto que você pode escolher uma empresa que já ofereça um serviço de SAC do programa de fidelização. Mas, como escolher uma boa opção e levá-la para minha marca?

Para estruturar um programa de relacionamento com o cliente de forma eficaz, siga essas quatro dicas:

  1. Estabelecer um objetivo: defina claramente o propósito do programa de relacionamento, seja aumentar a retenção de clientes, impulsionar as vendas ou fortalecer a fidelidade. Ter um objetivo bem definido ajudará a guiar todas as etapas do processo.

  1. Fazer uma pesquisa com o seu público: conhecer profundamente o seu público é essencial para criar um programa que atenda às suas necessidades e preferências. Realize pesquisas, colete feedbacks e analise dados para entender o que seus clientes valorizam e esperam.

  1. Buscar as opções disponíveis e analisá-las com base no seu objetivo: pesquise e avalie as diferentes opções disponíveis no mercado. Escolha aquelas que melhor se alinhem ao seu objetivo e que ofereçam as funcionalidades e benefícios que irão cativar e engajar seus clientes.

  1. Alinhá-lo com o seu time e estratégia geral de venda e pós-venda: alinhe todo o time com o programa de relacionamento para garantir uma experiência consistente aos clientes. A abordagem coesa e integrada reforça a eficácia do programa, contribuindo para uma experiência positiva e uniforme. 

O papel comunicação na construção de relacionamentos significativos com o cliente

clientes interagindo com comunicações

A comunicação desempenha um papel fundamental na construção de relacionamentos significativos com os clientes. Por isso, divulgar os benefícios de forma clara e consistente é essencial para engajar os clientes e transmitir o valor que a empresa oferece.

 Ao comunicar de maneira eficaz os benefícios de produtos ou serviços, os clientes se sentem mais motivados a interagir e se tornarem fiéis à marca. Por isso, separamos algumas dicas para divulgar os benefícios da sua plataforma:

  • Comunicar nas Redes Sociais: utilize as redes sociais para anunciar o programa de relacionamento e compartilhar os benefícios exclusivos oferecidos;

  • E-mails Personalizados: envie e-mails personalizados aos clientes existentes, informando-os sobre o programa de relacionamento e destacando as recompensas disponíveis. 

  • Pop-ups no Site: adicione pop-ups ou banners promocionais no site da empresa para chamar a atenção dos visitantes sobre o programa de relacionamento. Dessa forma, você agrega valor ao seu produto ou serviço;

  • Material Impresso: se a empresa tiver lojas físicas, utilize materiais impressos, como folhetos e cartazes, para divulgar o programa de relacionamento e explicar seus benefícios aos clientes presenciais;

  • Webinars ou Lives: organize webinars ou transmissões ao vivo para explicar detalhadamente o programa de relacionamento aos clientes. Responda a perguntas e destaque os principais pontos que tornam o programa atrativo;

  • Atendimento ao Cliente: Treine a equipe de atendimento ao cliente para promover o programa de relacionamento durante as interações com os clientes. Eles podem informar os benefícios disponíveis e ajudar os clientes com dúvidas sobre o programa.

Por fim, lembre-se que independente da estratégia de comunicação escolhida, a constância é a chave do sucesso. Dessa forma, siga um cronograma de ações e busque novas formas de engajar os clientes.

Através do workshop abaixo, organizado pela equipe do Rede Parcerias, nossa equipe compartilha algumas dicas para divulgar o seu programa de relacionamento. Confira!

YouTube video

3 exemplos de sucesso para se inspirar

1. Nike

A Nike é uma das marcas de tênis mais conhecidas do mundo, faturando bilhões de dólares todos os anos. Mas, você sabia que parte desse sucesso vem das estratégias de relacionamento?

A empresa possui um programa de fidelidade repleto de recompensas para os clientes, como coleções exclusivas, conteúdos esportivos e entregas gratuitas. Como resultado, a Nike é uma das marcas com mais clientes fiéis.

2. Clube BK

O Clube BK é um exemplo de programa de relacionamento voltado para o varejo. Criado pelo Burger King, ele incentiva a realização de compras por meio de recompensas. Assim, os usuários do aplicativo de fidelidade da marca têm acesso a cupons de descontos, mimos e pontos que podem ser trocados.

Como resultado, os incentivos entregues aos clientes já são um sucesso. Ao todo, já são mais de 10 milhões de usuários, o que o torna um dos maiores programas de loyalty do Brasil. 

3. Clube de Vantagens Loga

Para fechar a nossa lista de exemplos de sucesso, temos o Clube de Vantagens Loga. A empresa de provedores capixaba, é cliente do Rede Parcerias e usa os benefícios como ação para reter e fidelizar clientes.

Empresas como provedores, seguradoras e outras com modelo de recorrência, ou seja, em que o cliente paga uma assinatura, esforços de relacionamento são ainda mais importantes para garantir a fidelização.

Pensando nisso, a Loga utiliza dos benefícios do clube para desenvolver diversas ações de comunicação que engajam os clientes. Um exemplo disso, é enviar mensagens SMS divulgando cupons de desconto para usar no almoço. Dessa forma, o cliente aproveita o benefício e vê ainda mais valor no serviço que contratou.

Você pode conhecer outras ações de comunicação feitos pela empresa através do vídeo abaixo: 

YouTube video

O Programa de Relacionamento do Rede Parcerias 

Aqui no Rede Parcerias, desenvolvemos um programa de relacionamento completo para empresas com clientes recorrentes que desejam fidelizar o seu público.

Por meio de uma solução personalizada, é possível oferecer diversos benefícios, como sorteios, gratuidades e gamificação. Dessa forma, assim como o Clube Loga, é possível agregar valor e diferenciais aos clientes, algo essencial para reter e fidelizar.

Agora que você já entendeu o que é um programa de relacionamento e como implantá-lo na sua marca, não se esqueça de acessar nosso clube demonstrativo

Assim, você consegue ver na prática uma plataforma white label de fidelização e também conhecer os benefícios que o Rede Parcerias leva para sua marca e público.