O que ninguém te contou sobre Programa de Pontos

Vamos direto ao ponto… O programa de pontos pode parecer vantajoso, mas muitas vezes traz pouco ou até nenhum benefício para o usuário.

Muito comum e conhecido por usuários de cartões de crédito ou companhias aéreas, o programa de pontos consiste em um acumulo de pontuação ou milhas associadas à gastos no cartão ou com viagens e que será, futuramente, revertida em benefícios.

Esses pontos, portanto, nada mais são do que uma porcentagem do valor gasto que volta em forma da possibilidade de garantir benefícios, já que existem numerosos passos para isso acontecer de fato. Confuso, né?

Muitas empresas, mesmo que de outros ramos, enxergam nessa estratégia uma boa oportunidade para a fidelização e retenção de clientes. E sim, isso talvez possa parecer funcionar a curto prazo.

No entanto, se o objetivo é ter clientes engajados e fidelizados por um longo tempo, o programa de pontos pode ser visto até como um empecilho para essa meta. Nesse artigo vamos te dizer o porquê essa pode não ser a sua melhor escolha.

Porque o programa de pontos não é a sua melhor escolha

A ideia de recorrência, sem dúvidas, é um ponto alto do programa de pontos. Por isso, as métricas de retenção e fidelização parecem estar associadas à essa estratégia.

Contudo e, na realidade, a dificuldade em conseguir acumular os pontos necessários para garantir bons benefícios acaba sendo responsável por criar uma grande frustação entre os usuários do programa, gerando até desistências ou cancelamentos.

Isso porque, geralmente, é necessário um gasto muito alto mensalmente ou há muita burocracia no resgate dos pontos. Provavelmente, você ou alguém que você conhece já participou de programas de pontos e, por isso, esse assunto nem mesmo é uma novidade.

Além dessas questões, na maioria das vezes os programas de pontos colocam datas de validade para resgate das premiações, expirando a pontuação dos usuários depois de certo tempo. Uma informação a mais para ficar atento!

Tendo tudo isso em vista, uma reflexão: o programa de pontos parece beneficiar de fato o seu cliente? Ou cria apenas mais um processo burocrático com uma máscara de bom negócio?

Além disso, quais são os benefícios de implementar um programa de pontos para a sua empresa? Considerando, principalmente, a existência de outros tipos de programa de fidelidade, talvez seja melhor avaliar bem as suas opções.

A sua melhor escolha

Entregar facilidade, transparência e benefícios palpáveis não parece uma melhor escolha? A burocracia, dificuldade e outros problemas oriundos dos programas de pontos podem ser mal vistos a partir dessa perspectiva.

Uma coisa é garantida: entre essas opções, a escolha do seu cliente sempre vai ser pelo caminho do benefício facilitado, sem enrolação e feito de maneira clara.

Pensando nisso, programas de fidelidade que entregam bonificações reais, concretas e imediatas, podem sair na frente – e com vantagem – em relação aos programas de pontos, já que, além de beneficiar o seu cliente com tudo que ele deseja, ainda trará credibilidade para a sua empresa.

Um exemplo são os Clubes de Vantagens que disponibilizam descontos em grandes marcas, um benefício real e que seu cliente terá acesso na mesma hora, sem burocracia.

Escolha investir em um Clube de Vantagens que possa seja personalizado com as cores e logotipo da sua empresa, isso será mais um diferencial para associar valor ao seu negócio e gerar emoções positivas no seu consumidor.

Os Clubes do Rede Parcerias, além dos descontos e da personalização, entregam diferenciais como sorteios (gratuitos!), vouchers de incentivo, peças de comunicação mensais, parceiros nacionais com vantagens exclusivas e muito mais.

Tudo isso, sempre pensando em oferecer uma plataforma completa e que beneficie não apenas o consumidor final, mas também empresas.

Assista o conteúdo em vídeo, com o nosso cofundador Eduardo Torres:

YouTube video

Para conhecer mais sobre o Rede Parcerias, acesse nosso site https://www.redeparcerias.com/ e se quiser ler mais conteúdos como esse, navegue pelo nosso blog!

Até a próxima.