Sumário
Você já ouviu falar em Cashback? Essa é uma estratégia do varejo que configura uma nova forma de desconto. Com isso, você recebe parte do dinheiro que foi usado na compra de volta.
A prática ficou conhecida por ter um retorno instantâneo, o que contribui para a retenção de clientes. Porém, muitas vezes, os aparentes benefícios disfarçam os segredos ocultos dessa prática.
Por isso, nesse artigo, vamos entender um pouco mais sobre as plataformas de cashback e também porque você deveria optar por um clube de vantagens na hora de montar a estratégia de fidelização da sua empresa.
O que são Plataformas de Cashback?
As Plataformas de Cashback são sistemas que oferecem aos consumidores a oportunidade de receber de volta uma parte do valor gasto em compras realizadas. Essa também é uma estratégia bem popular em setores como varejo e serviços online.
Na prática, o consumidor faz uma compra em uma loja parceira da plataforma e, em vez de receber um desconto imediato, ele acumula um crédito que pode ser resgatado posteriormente, muitas vezes em dinheiro ou em forma de crédito para novas compras.
No entanto, é possível notar que esse tipo de ação não gera um vínculo de proximidade com o cliente. Por isso, empresas que possuem clientes no modelo de recorrência (que pagam algum tipo de assinatura) podem não se beneficiar desse tipo de estratégia.
Abaixo, você entenderá melhor duas dessas razões.
2 segredos ocultos das Plataformas de Cashback
Como já citamos, há alguns segredos das plataformas que podem passar despercebidos, mas que empresas que desejam criar estratégias reais de relacionamento e fidelização não podem desconsiderar.
Vamos conhecer dois deles: a forma como são distribuídas as recompensas e também o valor economizado.
As recompensas são partilhadas
Imagine um bolo partido em várias partes, sendo que uma delas representa o desconto. No clube de vantagens, pegamos uma fatia de aproximadamente dez a quinze por cento do bolo e entregamos inteira para o usuário.
No cashback, por sua vez, essa fatia do bolo é dividida entre uma plataforma que gera o retorno, afiliados e clientes. Dessa forma, acaba sobrando três, dois, às vezes um por cento para o usuário.
Assim, o cliente poderia ter economizado muito mais com um cupom de desconto.
O benefício não é instantâneo
Outro ponto a ser considerado, é que para evitar fraudes com o pagamento ou devolução do produto, o usuário só é pago de 30 a 40 dias depois da realização da transação, e quem vai gerir essa cadeia de processo é a plataforma responsável pelo cashback.
Devido a isso, é possível que se gere problemas no atendimento.
Um mecanismo que vem sendo utilizado para organizar essa espera, são as carteiras digitais. Entretanto, essa é uma estratégia criada para atrair usuários, o que não garante agilidade e qualidade no longo prazo.
Por tudo isso, segundo o educador financeiro Adriano Severo, para o Jornal Gazeta do Povo, é possível conseguir vantagem em alguns produtos específicos, mas, às vezes, o negócio não é tão vantajoso.
Logo, é melhor ter um desconto na hora de dez por cento, do que esperar um mês por um ou dois.
O Clube de Benefícios como alternativa
Com o Clube de Benefícios, é possível evitar os problemas destacados sobre cashback: descontos menores e trâmites que podem causar problemas ao atendimento e experiência do cliente.
Além disso, dados do Google Trend apontam a popularidade de cupons de desconto instantâneo no Brasil.
Desde 2011, o número de pesquisas cresce, em especial em épocas mais voltadas ao consumo, visto que os clientes precisam de soluções rápidas e veem os cupons como alternativa.
Além disso, no clube de vantagens é possível oferecer recompensas que vão além de descontos e possam realmente se engajar e deixar o cliente mais próximo da marca. Quando falamos de empresas com clientes recorrentes, é isso que garante a fidelização.
Nos clubes de vantagens do Rede Parcerias, por exemplo, além de descontos em centenas de marcas, também são oferecidos sorteios mensais e sem custo, gamificação de clientes por meio de jogos com prêmios, benefícios gratuitos e muito mais.
Assim, há sempre uma vantagem que o cliente pode aproveitar, o que garante o engajamento em todos os momentos, e não apenas quando será feita uma compra.
Conclusão
Em resumo, o cashback surgiu como uma estratégia do varejo para dar uma nova cara aos descontos. Popularizado pela ideia de serem instantâneos e de que ajudam a economizar, muitos usuários e empresas não perceberam os problemas ocultos desse método.
Entretanto, agora que isso fica evidente, é nítido que possuir um Clube de Vantagens com descontos e outros benefícios que promovem engajamento e relacionamento é mais eficiente para fidelizar clientes.
Esse post é baseado no vídeo sobre o assunto feito pelo Eduardo Torres, cofundador do Rede Parcerias. Confira o vídeo na íntegra: