Plano Funerário: o que fazer para reter clientes

Um plano funerário é um serviço pago de forma prévia e estabelecido entre uma pessoa ou família e uma empresa funerária para garantir serviços específicos após a morte de um ente querido ou do próprio contratante. 

Algumas das razões para a contratação do serviço são: um planejamento antecipado que reduz estresse de contração e burocracia durante um momento de luto, além de um alívio financeiro com os custos em um momento de fragilidade emocional dos familiares. 

A forma de contratação do serviço também pode variar, pois empresas podem oferecer pacotes com diferentes itens incluídos. Em geral, os principais serviços inclusos são: preparação do corpo, caixão, transporte desde o local de óbito até o sepultamento e assistência à família durante todo o processo.

Por ser um serviço que geralmente é pago ao longo de muito tempo, empresas de planos funerários precisam lidar com problemas de inadimplência ou de clientes que desistem de pagar o serviço.

Dessa forma, é essencial que além de oferecer um bom serviço, também sejam incluídos diferenciais no atendimento e relacionamento ao longo do tempo para garantir a retenção de cliente. 

Vamos ver como fazer isso!

5 estratégias para retenção e adimplência em planos funerários 

Aperto de mão entre empresa e cliente

1. Realize um atendimento Humanizado

Oferecer um atendimento humanizado e de qualidade é essencial para manter a proximidade e um bom relacionamento com os clientes. Isso vale tanto para contatos presenciais, como também para aqueles feitos em ligações, mensagens ou outros canais online.

Algumas dicas para ter sucesso nesta ação são:

  • Demonstrar empatia na comunicação, tendo atenção ao que o cliente sente e pensa;
  • Ser objetivo e claro para que não reste dúvidas após o contato;
  • Tenha conhecimento do histórico e necessidades para personalizar o contato com o cliente;
  • Ofereça treinamentos para sua equipe.

Atitudes simples como chamar o cliente pelo nome, ouvi-lo de forma paciente e estar à disposição para ajudar e tirar dúvidas, já são um excelente primeiro passo para agregar valor nesses contatos e garantir um excelente atendimento. 

2. Ofereça benefícios em vida

Oferecer benefícios em vida é outra excelente maneira para reter e manter o bom relacionamento com beneficiários. Para isso, sua empresa pode passar a oferecer também uma assistência familiar.

O objetivo desses benefícios deve ser contribuir com cuidados para a saúde e bem-estar da família. Logo, por meio de uma rede de conveniados ou parceiros, é possível oferecer descontos em exames, farmácias, dentre outros serviços.

Uma das vantagens desse serviço para a família, é possibilidade de receber esses benefícios como extras, tendo descontos e gratuidades em serviços de bem-estar que podem ser usados sem a necessidade de contratar outro seguro ou plano.

3. Invista em comunicação 

Investir em comunicação é outra excelente estratégia de marketing de relacionamento. Neste caso, não nos referimos a notificações padrões, como enviar lembretes, faturas, comunicados; mas sim aquelas que agregam valor para o cliente.

Alguns exemplos são: relembrar datas importantes, como o aniversário da sua marca, aproveitando para contar um pouco da história; apresentar funcionários, para que os clientes se sintam mais próximos quando precisarem contatá-los, além de conteúdos gratuitos e de valor para as famílias.

Quanto aos formatos e vamos, você pode adaptar o que funciona melhor para sua audiência: como e-mails, textos, mensagens, vídeos, dentre outros. 

4. Premiações por adimplência

Como destacado no início, evitar a inadimplência é outro desafio, visto que os planos são pagos mensalmente por muito tempo. Dessa forma, criar ações que incentivem a adimplência é uma excelente maneira de evitar o problema.

Para isso, sua empresa pode criar, por exemplo, um sorteio para os clientes que mantêm as faturas em dia, entregar conteúdos gratuitos que agregam valor à família, como um ebook ou curso com dicas de alimentação e prevenção de doenças, dentre outros.

Lembre-se: essa ação é feita de forma isolada e apenas uma vez ao ano pode não ser suficiente para evitar o problema. No entanto, ela tem um grande valor quando somada as outras dicas aqui do artigo, por ser mais uma interação positiva dos clientes com sua marca. 

5. Tenha um clube de vantagens 

O clube de vantagens é uma plataforma de relacionamento e comunicação que reúne diversos benefícios para reter e fidelizar clientes. Assim, é possível ter um clube para sua marca para estar presente no dia-a-dia do cliente mesmo quando eles não têm necessidade de usar o serviço que eles contrataram.

Caso sua empresa já ofereça uma assistência familiar, ele também pode ser entregue. Neste caso, ele entra com mais um benefício em vida para garantir o bem-estar e satisfação do cliente.

Alguns dos benefícios oferecidos no clube são:

  • Descontos em marcas parceiras, como farmácias
  • Gratuidades como cursos e revistas
  • Jogos com prêmios
  • Sorteios
  • Possibilidade de comprar e distribuir cartão-presentes 

Dessa forma, você pode usar a plataforma como canal para as suas outras estratégias. Por exemplo, caso deseje fazer a premiação por adimplência, você pode organizar um sorteio ou distribuir vale-presentes aos clientes direto pela plataforma.

Além disso, como o clube conta com uma grande variedade de benefícios além de novidades constantes, isso já gera conteúdo para você se comunicar com clientes através de e-mail, redes sociais ou mesmo em estratégias offline como folhetos.

Para conhecer todas essas funcionalidades, acesse o nosso clube demonstrativo