Pequenas Mudanças que Trarão Aumento de Vendas

É a antiga questão. Como você pode fazer com que suas equipes de vendas vendam de maneira mais ágil? Os líderes podem ficar tentados a implementar mudanças extremas para corrigir esses problemas, mas grandes interrupções geralmente levam a grandes decepções. Quando a estrutura de negócios é sólida, uma série de pequenos ajustes podem transformar o fraco desempenho de vendas e marketing em uma força da empresa.

Faz realmente sentido que uma boa análise de dados conduza a melhores decisões, uma vez que permite às marcas verem o que os seus clientes querem e experimentam. Para conseguir um aumento nas vendas é preciso começar por ter uma estratégia para encantar o cliente.

Existem várias mudanças que podem ser implementadas na sua empresa para melhorar a forma como gere o seu negócio, tais como o aumento das vendas. Pensando nisso, confira como implementar mudanças que trarão aumento das vendas no seu negócio.

Fatores para o Aumento de Vendas de uma empresa

O primeiro passo é compreender o papel da estratégia e cada táctica usada dentro desta, para que se saiba quais precisam de ser trabalhadas. Se estiver a vender produtos, por exemplo, então é provável que se concentre nos anúncios pagos, páginas de destino, ofertas, chamadas à ação. Enquanto outras áreas podem nem sequer ter em conta a sua estratégia. Também considere a frequência destas tácticas, porque algumas coisas como a publicidade exposta ou e-mails podem ser eficazes apenas uma vez por dia.

Assim, antes de mudar qualquer coisa, certifique-se de fazer uma auditoria de todos os fatores para o aumento de vendas e análise quaisquer tendências que surjam. Uma vez identificadas as questões, faça as alterações adequadas e acompanhe-as para ver se funcionam.

Os fatores que podem ser utilizados para aumentar as vendas em qualquer negócio incluem o desenvolvimento de novos produtos, marketing, serviço ao cliente, preços, oportunidades promocionais, campanhas publicitárias; estes fatores precisam ser avaliados quanto à sua eficácia antes da implementação.

As vendas são uma parte essencial de uma empresa de sucesso. Sem receitas, não há mais nada para fazer. Dessa forma, é necessário manter o registo dos seus números com cuidado e atualizá-los regularmente para que possa detectar rapidamente quaisquer problemas.

Também deve se estar sempre atento às métricas em torno das conversões, tempo gasto por utilizador, taxa de conversão, valores médios das encomendas, e outras informações importantes. Cada um desses itens tem pontos fortes e fracos que o ajudarão a determinar se uma tentativa foi um sucesso ou não.

No entanto, é importante olhar para três aspectos que às vezes não são totalmente abordados: recursos e pessoas; treinamento e motivação; e geração de leads.

1. Recursos e pessoas

Preparar e formar cada vendedor para que possa ter acesso às informações e pessoas necessárias para gerar vendas é o fundamento de todas as organizações de alto desempenho de vendas.

Os vendedores não devem precisar de passar por uma organização para se informarem sobre potenciais novas pistas ou contactos. Eles devem ser capazes de obter rapidamente a informação de que necessitam para que possam começar a gerar vendas imediatamente.

Permitir que todos os vendedores tenham acesso à informação e clientes de que necessitam para gerar vendas reforçará a presença das empresas. Isto ajuda a criar uma relação mais forte com os clientes da empresa e um melhor modelo de atendimento.

É muito importante assegurar que cada posição tenha apoio e ferramentas suficientes à sua disposição para desempenhar eficazmente as suas funções. Quando este não é o caso, as posições tornam-se redundantes uma vez que todos trabalham mais e mais horas apenas para cobrir a falta de recursos.

2. Formação e motivação

Não tem como melhorar as vendas de uma empresa sem desenvolver representantes de vendas para serem super vendedores. E isso requer treinamento constante e (muita) motivação.

A formação e a motivação são duas das componentes mais críticas das vendas. A maioria dos vendedores não se dá conta do tempo que perdem ao tentar aprender novas competências e técnicas.

Desperdiçar tempo precioso durante o dia, quando poderiam estar a trabalhar em algo mais produtivo. As equipas de vendas treinam-se frequentemente usando livros, vídeos e seminários em vez de praticarem realmente o que aprenderam.

A fim de vender eficazmente produtos e serviços, os profissionais de vendas devem trabalhar em estreita colaboração. Uma boa relação de trabalho entre colegas pode ajudar a criar um maior sucesso na venda.

É justamente esse relacionamento que pode ajudar a fazer com que os vendedores entendam melhor como aproveitar as oportunidades de negócios e como reagir a elas para alavancar vendas.

Com essa afirmação, quando um vendedor precisa de apoio, preparação e formação é responsabilidade de toda a equipe de vendas ajudar para que ele consiga superar seu desempenho e melhorar o resultado de toda a equipe e saiba como aumentar as vendas da empresa.

3. Geração de leads

Os vendedores precisam saber quais as decisões que os tornam bem sucedidos. Quando se trata do aumento de vendas, diferentes empresas podem escolher diferentes métodos. Algumas podem descobrir que devem concentrar-se no desenvolvimento de novos produtos, outras podem decidir aumentar a quantidade de publicidade.

Qualquer que seja o método escolhido, a geração de leads será o núcleo da estratégia.

Mas, a verdade é que isso pode fazer o vendedor perder muito tempo contando uma história para uma pessoa que não tem a ver com a decisão.

Quando o vendedor decide que deve contactar o cliente, tem em conta o que é relevante, como por exemplo se a pessoa que pode comprar o produto está online, que tipo de dispositivo está a utilizar e se pode estar a visitar o website através do telemóvel. A fim de se darem a si próprios uma vantagem, pesquisam as pessoas envolvidas na decisão de compra, para que possam preparar um argumento de venda adequado e garantir que sabem exatamente o que precisa de ser dito durante a chamada.

Ao saber quais são os tomadores de decisões dentro das empresas, os vendedores conseguem coletar as informações certas para motivá-los e com isso ganhar tempo no momento do contato. As pistas são o sangue vital de qualquer organização de vendas. Sem elas, nada mais importa.

As melhores estratégias de geração de leads concentram-se na criação de um ambiente que encoraje os potenciais clientes a interessarem-se em comprar. 

Pequenas dicas com grandes resultados para o Aumento de Vendas

Promova as suas páginas de rede social através do e-mail se desejar aumentar a exposição do seu perfil. Aproveite a oportunidade para promover descontos especiais e ofertas que só pode oferecer a pessoas que o sigam nas suas redes sociais. Lembre-se de adicionar sempre um link de volta ao seu website em qualquer material promocional.

O seu site pode ser muito popular entre os leitores, mas não se passa muito nos bastidores. Por isso, facilite aos visitantes a descoberta desse através de um feed RSS. Certifique-se de que inclui uma ligação aos seus perfis no Twitter e no Facebook para que eles possam permanecer ligados ao que se passa. Crie também um blogue onde pode publicar atualizações sobre novos produtos e notícias da empresa.

2. Reestruture seu site

Como está o seu site? Não tenho bem a certeza de como está a sua página web. Mas se está atualmente em algum estado de degradação, então talvez seja altura de considerar o seu redesenho. Examine com atenção se ele está atual. Afinal de contas, se alguém comprar algo hoje, provavelmente não o comprará amanhã. Uma boa ideia seria dar uma vista de olhos ao que os concorrentes estão a oferecer. Uma boa maneira de começar é criando páginas de aterragem – estas são páginas web que apresentam os seus produtos e podem incluir anúncios.

Aliás, certifique-se de que o seu sítio web é fácil de utilizar em todos os dispositivos disponíveis. Caso contrário, poderá perder potenciais clientes que não queiram navegar através de websites complicados.

3. Usar o vídeo marketing

O vídeo marketing é uma excelente forma de ganhar exposição para o seu negócio. Os consumidores podem ver como está realmente informado sobre o que está a vender. Pode exibir os seus produtos e responder a quaisquer perguntas que os compradores possam ter, sem nunca ter de falar directamente com eles.

Para construir uma videoteca, comece por criar ideias de conteúdo a partir da sua indústria (ou uma relacionada com a sua). Depois, comece a pesquisar ferramentas que o possam ajudar a produzir vídeos de forma profissional e consistente. Há muitas soluções de software diferentes disponíveis online para o ajudar neste processo. Algumas permitem-lhe gravar-se a si próprio, outras não o exigem. Escolha qual a opção que melhor o irá servir e comece a trabalhar o seu marketing viral.

4. Estabeleça parcerias com outras empresas

Uma boa parte da população mundial só mais tarde é informada sobre os benefícios do marketing na Internet. Muitas vezes não compreendem como podem beneficiar dele, a menos que alguém os oriente ao longo do processo. Quando finalmente chegam à Internet, começam a procurar informações sobre vários tópicos. Além disso, podem também consultar fóruns online para fazer perguntas e procurar conselhos de indivíduos experientes que já tenham alcançado sucesso.

Há uma série de maneiras de estabelecer parcerias. O método mais comum é através da colaboração. Por exemplo, se quiser lançar um novo produto, poderá trabalhar em conjunto com outra empresa cuja perícia o ajudará a desenvolvê-lo. A colaboração é muitas vezes feita reunindo pessoas de diferentes origens, cada uma das quais acrescenta algo único ao projeto.

5. Teste, monitorize e volte a estar atento

A estratégia de marketing da sua empresa deve ser cuidadosamente planeada e executada. Quais os serviços e produtos que oferecem o melhor retorno do investimento? Como pode aumentar as vendas através de novos canais? Pergunte a si mesmo quantos clientes de retorno recebeu, com base nos seus atuais esforços de marketing. O seu website oferece informação útil aos visitantes? Conseguem encontrar o que procuram de forma rápida, eficaz e eficiente? Procure formas de melhorar estas áreas do seu sítio web para que os utilizadores continuem a regressar.

Considere quais as plataformas que o ajudarão a chegar mais facilmente a cada grupo de pessoas. Se uma plataforma não parecer servir todas as necessidades, pode valer a pena testar diferentes opções até encontrar a ferramenta ideal para o seu público. Por exemplo, se planeia comercializar a pessoas que vivem no estrangeiro, considere a possibilidade de utilizar o Google AdWords para além dos Anúncios do Facebook. Ou, se quiser chegar aos pais que vivem perto de centros comerciais, tente oferecer descontos em lojas locais.

A forma mais eficaz de comercializar um produto online é criar um blog e partilhar regularmente conteúdos informativos, mas não quer que se torne demasiado promocional, caso contrário as pessoas pensarão que está apenas a tentar impingir-lhes algo. Concentre-se na qualidade, não na quantidade.

Conclusão

Aumentar as vendas não é fácil, mas também não precisa ser complicado. Logo, há pequenas mudanças, como ficou demonstrado, que podem fazer e que aumentarão as suas vendas sem ter de gastar milhares de dólares. É essencial estudar e analisar os fatores que podem ser utilizados para aumentar as vendas. 

Por exemplo, em vez de apenas empurrar novos produtos para as pessoas, tente perguntar-lhes que características gostariam de ver acrescentadas. Desta forma, está a dar-lhes exactamente o que eles querem e a construir uma relação com eles. 

Além disso, em vez de enviar e-mails todas as semanas, envie-os uma vez por mês ou ainda com menos frequência. Isto irá mantê-los entusiasmados com o seu produto, em vez de se sentirem incomodados. Em vez de passar horas a criar páginas de destino, concentre-se em simples modelos de correio.

Com isso, será possível conseguir os resultados que deseja e ter um aumento de vendas.

Esse conteúdo foi produzido pela equipe do LiveAgent.