LoveMark: Seu cliente apaixonado por sua marca

Não é nenhuma novidade a importância que a fidelização de clientes possui na relação de empresa e consumidor, além de sua relevância para todos os segmentos e portes de negócios. Mas você já ouviu falar no conceito “LoveMark” e como isso pode impactar nos resultados da sua empresa de forma significativa? Leia nosso artigo e confira!

Era uma vez, em tempos remotos onde funcionava vender, satisfazer e proporcionar experiências diferenciadas para os consumidores. Hoje, nós sabemos, o quanto é necessário ir além disso! Desenvolver uma forma atrativa para que os clientes continuem comprando a sua marca, requer atenção no pré e no pós-venda por meio de inteligência de mercado, planejamento e tecnologia. 

Se assustou?!  Calma! É mais simples do que parece…

Pense pela perspectiva do consumidor: Existem inúmeras possibilidades atrativas para serem escolhidas, então o que irá fazer você optar por uma ou por outra? Investir na fidelidade do cliente é uma das maiores estratégias de mercado.  Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, o crescimento de 5% nas taxas de retenção de clientes  pode aumentar os lucros de uma empresa em até  95%. Ou seja, a fidelização de clientes impacta diretamente no faturamento das empresas!

O que é Fidelização de Clientes?

Se você já sabe ou imagina do que se trata esse conceito, não pula o tópico! 

É sempre importante enxergar a fidelização de clientes por todas suas esferas, inclusive àquela que aborda esse conceito como uma atitude espontânea do consumidor. Quando a experiência do cliente é tão completa e a entrega de resultados tem um combo tão valioso que o seu cliente simplesmente vira fã da marca, sem muito esforço.

Mas existe estratégia, treinamento e preparo para esse movimento se tornar espontâneo! 

É necessário, antes de tudo, compreender quais as motivações por trás das ações dos seus consumidores com suas marcas!  Existe uma vasta diferença entre clientes satisfeitos e aqueles que são, de fato, promotores de sua marca.

O que é LoveMark?

E por falar na distinção de clientes satisfeitos, fiéis, surgiu o conceito dos “Lovemarkers”. Conciliando dois itens essenciais para o marketing, Kevin Roberts definiu LoveMark como a união do amor e da marca!

Explicando melhor, uma empresa Lovemark é aquela que se tornou opção número 1 de seu público-alvo, levando em conta a geração  de vínculos emocionais bem consolidados que fazem com que a fidelidade e o compromisso dos seus consumidores se tornem em amor pela marca!

Como ser uma LoveMark?

Ser a marca queridinha do seu público envolve algumas tarefas e lições de casa que precisam ser estudadas e outras colocadas em prática, pontualmente.

  • Envolvimento:  Se colocar na posição de consumidor é válido, mas, sugerir um feedback para seu público fazendo com que eles se sintam parte da empresa é tendência que não sai de moda! 
  • Lealdade: Aderir a um Clube de Benefícios é um passo importante para as empresas que buscam prospectar novos consumidores sem deixar de lado a importância de fidelizar os clientes já existentes, visto que conquistar um novo cliente pode ser até 25% mais caro do que manter um antigo. Clubes de Vantagens garantem uma expansão nas vendas e no faturamento, além de contribuir para o Sucesso do Cliente.
  • Emoção: O conceito de LoveMark está muito atrelado ao emotivo! Aproveite para explorar essa conexão com seu consumidor. Histórias criam novos significados e sentimentos. Aposte em um e-mail marketing contando algo instigante e envolvente.

Qual o impacto no seu negócio?

Um cliente bem-sucedido, tem um papel importante para você. Mas, aquele que se sente parte daquilo, e está engajado como um Lovemark é como um advogado da sua marca, o que te traz um score valioso. Além de impactos como:

  • Maior aderência: Além de ter um motivo lógico para optar por suas escolhas, as pessoas também carecem de um motivo emocional para aderir a uma marca! 
  • O consumidor pode relevar o erro de uma marca na mesma proporção em que se relaciona com ela! Diferente de uma Lovemark que transborda tolerância… Um deslize pode causar problemas com envolvimento, mas não diretamente em rejeição.
  • Buzz Marketing:  Investir em benefícios para quem escolhe sua empresa diante da concorrência é fundamental para se estabelecer no mercado. A justificativa é simples: clientes valorizados com a qualidade do serviço prestado tendem a ser fiéis. Além disso, existe uma grande propensão a compartilhar suas experiências e recomendar sua marca. 

Agora que você já conhece o conceito e como isso implica positivamente nos negócios, bateu aquela vontade de se tornar uma Lovemark?

Conheça as soluções do Rede Parcerias, em fidelização de clientes.