O setor financeiro é aquele que engloba empresas como bancos, fintechs e corretoras de valores. Esse é um setor com uma concorrência acirrada, devido aos diversos novos serviços financeiros que surgem todos os dias. Com isso, "a fidelização deve ser encarada como um investimento no relacionamento com o cliente e não como um custo". (Fonte: D. Sistemas)

Separamos neste artigo quatro dicas incríveis de fidelização de clientes para você investir na sua empresa e fazer com que seu negócio garanta uma boa experiência ao cliente. 

Invista em Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento cria estratégias para manter o cliente mais próximo de uma empresa. O objetivo das ações que são feitas não é vender, mas garantir a fidelização de clientes a partir de um relacionamento mais próximo.

Essa fidelização é, também, capaz de aumentar sua rentabilidade, pois os amantes da marca costumam gastar mais com os seus produtos. O que significa que clientes fidelizados vão gerar maiores vendas.

Assim, são gerados lucros mesmo que de forma indireta. Outros benefícios de investir em Marketing de Relacionamento são: ter mais chances de ter clientes promotores da sua marca e maior facilidade em receber feedbacks para otimizar processos.

Um exemplo de ação desse tipo que você pode investir na sua marca, é parabenizar os clientes em datas comemorativas e importantes para eles. Foi assim, que o Nubank viralizou ao enviar aos seus clientes um parabéns cantado por cachorros na data do aniversário de cada um. Confira o vídeo:

https://youtu.be/4BZWbPDsyTk

Atendimento eficiente e humanizado

Muitas empresas do setor financeiro são associadas a burocracia e atendimento lento.  

No caso das fintechs, por exemplo, no ranking de reclamações liberado pelo Banco Central no início deste ano (2022), elas ocupam o Top 5 das instituições financeiras que lideram a lista. Isso mostra a importância do atendimento humanizado, mesmo para empresas do setor que atuam 100% no digital.

Para resolver esse problema e aumentar as chances de Fidelização de Clientes, invista em ações que possam otimizar esse atendimento. Um tempo de espera muito grande para ser atendido ou ter que falar com várias pessoas e não encontrar uma solução, desgasta não só o cliente, mas também a relação dele com sua marca. 

Algumas opções para investir são:

  • Ter um SAC;
  • Investir em chatbots e em Inteligência artificial para um primeiro contato;
  • Oferecer canais de atendimento humanizados e com uma equipe treinada para resolução de problemas.

Assim, invista em tecnologia para um primeiro contato mais rápido, mas também tenha uma equipe pronta para ajudar os clientes quando  precisarem. 

Tenha Inovação como pilar da sua estratégia de Fidelização de Clientes

Em mundo cada vez mais tecnológico e com o consumidor moderno muito mais preocupado com aquilo que consome e de quem consome, ser inovador é essencial para não ficar para trás.

Mas, quais ações podem ser realizadas para manter essa cultura de inovação na sua empresa? Confira algumas delas e alinhe com sua equipe aquelas que podem funcionar melhor na sua estratégia:

  • Ter foco no Cliente;
  • Investir em CX e UX;
  • Ter objetivos claros para traçar melhorias;
  • Otimizar processos e automações.

Tenha Recompensas Externas como diferencial para Fidelização de Clientes 

Ter recompensas externas é um fator muito importante para manter os seus clientes usando os seus serviços, visto que isso traz um diferencial para eles e agrega mais valor a sua marca.

Diversos são os tipos de benefícios externos que podem ser oferecidos, como descontos, cashback e pontos. Entretanto, leve em consideração a experiência do cliente na hora de fazer essa escolha, pois se essa recompensa não é instantânea e demora para chegar ao clientes, isso pouco influencia no seu relacionamento com eles. 

Segundo Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABAMF), realizada no fim de 2020, muitos clientes sentem que falta  empatia da empresa na hora de escolher um benefício fácil de usar, como é o caso do programa de pontos.

Um dos casos citados, é o do programa de pontos: “há a sensação de que é difícil conseguir a quantidade de pontos necessária para uma boa recompensa e alguma fricção no entendimento de suas regras.” (Fonte: Blog TSI

Por isso, busque benefícios que sejam simples e fáceis de serem usados, para que sejam atrativos para o clientes e contribua na relação deles com seu serviço ou produto.

Por fim, englobe essas recompensas externas no site ou aplicativo do seu serviço, para que os clientes associem os benefícios a sua marca. 

Rede Parcerias: a plataforma que leva as melhores recompensas para fidelização de clientes do setor financeiro

O Clube de Vantagens do Rede Parcerias leva centenas de recompensas para o seu produto ou serviço, por meio de uma plataforma White Label com  benefícios instantâneos para o seu cliente.

Além disso, a plataforma pode ser integrada ao seu aplicativo como uma aba para benefícios, por meio de uma integração com uma API. Assim, não há nenhuma referência do RP dentro dessa aba, que é personalizada com a sua identidade visual.

Por fim, além de descontos em centenas de parceiros nacionais e locais de sua preferência, o Clube de Vantagens do Rede Parcerias também contém diversas outras estratégias para contribuir com a Fidelização de clientes, como: sorteios, concursos, vouchers em dezenas de marcas selecionadas e uma curadoria de benefícios gratuitos.  

Com tudo isso, você consegue garantir uma boa experiência ao seu cliente e o sucesso da sua estratégia de fidelização. 

Quer aprender mais sobre esse e outros assuntos? Acesse os outros artigos disponíveis no nosso Blog