Como utilizar a estratégia omnichannel para engajar clientes

Omnichannel é uma estratégia que faz a integração de diversos canais de comunicação, bem como de divulgação. Esse método proporciona uma experiência única e interligada, já que alinha canais online e offline. Assim, é possível oferecer qualidade e excelência no atendimento e também nos produtos e serviços que as empresas provêm.

Os clientes estão em primeiro plano e, para agradá-los, as empresas estão cada vez mais pensando em como oferecer múltiplas formas de contato com eles. Além do atendimento presencial, há uma ampla rede de interação, como pelo site, pelas redes sociais, por e-mail, por chats ou aplicativos. A intenção é proporcionar uma experiência integrada, através de múltiplos canais.

Usando a estratégia omnichannel, as empresas fazem a comunicação com o cliente de maneira fluida, movendo de um para outro canal para atendê-lo. Os clientes procuram a forma de comunicação que é mais familiar para eles, e nem sempre é o mesmo para cada um deles. As empresas, então, estão adotando esse modo híbrido de se relacionar com o cliente.

Os consumidores estão cada vez mais incorporando as compras online à sua rotina. No entanto, ainda esperam a facilidade do presencial para trocas, por exemplo. Ou o contrário, um crédito que foi ganho em uma loja física que possa ser usado online. E o atendimento também precisa apresentar essa fluidez para a satisfação do cliente.

O atendimento pode variar entre o contato presencial, por telefone, pelo site, ou de outras formas. Assim, a comunicação varia de acordo com o que o cliente demanda e o aproxima. Para incorporar o omnichannel, é preciso traçar uma estratégia que alinhe a equipe, para que não haja ruído na comunicação com o cliente. Os preços e as informações de venda devem também estar padronizados, para que o discurso em todos os canais esteja alinhado.

É essencial que a equipe esteja preparada e conheça bem o público-alvo para escolher os canais que serão oferecidos. Também é importante avaliar os resultados e considerar melhorias no sistema de integração. Os clientes devem ser ouvidos para incorporar sugestões que sejam úteis para quem usa os canais.

A estratégia omnichannel pode ser muito positiva para ampliar as vendas de um negócio, já que estar em todos os canais é uma forma de suprir as demandas dos clientes, não importa de onde eles venham. Com a implementação dessa estratégia, pode-se aumentar a receita da empresa. Esse crescimento pode fazer também com que novas vagas de emprego sejam criadas pelas empresas. 

E assim tudo gira, funcionários engajam e clientes ficam satisfeitos com a facilidade imposta pela tecnologia e com o atendimento especial oferecido pela empresa.