Buzz Marketing: dicas infalíveis para ter sucesso nessa estratégia

Você já deve ter visto um assunto, post ou acontecimento em que todo mundo estava falando sobre. Porém, você sabia que isso também é uma estratégia de engajamento? Denominado Buzz Marketing, o objetivo dessa estratégia é criar uma comunicação que todo mundo vai falar sobre atraindo mais atenção para uma marca. 

Segundo pesquisa realizada em 2019 pela Selvage & Lee, empresa norte-americana de relações públicas, essas ações de boca-a-boca geram um impacto de 1,5 bilhões de impressões que circulam por dia. E esse número pode ser potencializado por outro dado muito importante: a presença das pessoas nas redes sociais.

No total, já são 4,7 bilhões de usuários ativos nas redes sociais, conforme dados de 2022. Isso representa 59% da população mundial. Com isso, já é possível pensar em formas de gerar esse buzz na própria internet a partir de anúncios e publicações nas redes sociais, ou divulgar no online ações que são feitas no off-line para aumentar os resultados.

Um ponto importante, é entender a diferença entre essa estratégia com outra com um objetivo parecido, mas diferente. Sendo essa, o Marketing Viral. 

Quando falamos de Buzz Marketing, o objetivo é fazer com que as pessoas comentem e debatam sobre determinado assunto ou post. No Marketing Viral, o objetivo é que as pessoas compartilhem uma ação que transmita uma mensagem previamente pensada pela marca. Assim, mesmo que ambas possam andar juntas, o objetivo pilar de ambas é diferente.

Agora que já entendemos o conceito, vamos conferir algumas dicas infalíveis para ter sucesso nessa estratégia.

4 dicas para criar estratégias de Buzz Marketing

ilustração que representa o Buzz Marketing

O Buzz Marketing é uma estratégia orgânica de engajamento. Portanto, não dá para ter certeza no início quais serão os resultados da ação. Isso porque irá depender do público realmente se sentir interessado em comentar sobre o que você planejou.

No entanto, existem algumas dicas que você pode aplicar para aumentar as chances de ter sucesso na sua comunicação. São elas: 

1. Escolha o público para qual essa comunicação vai ser direcionada

“Todo mundo está falando sobre” não é sempre todo mundo. Existem diversos temas que precisam ser direcionados a um público específico para realmente ter sucesso. Por isso, o primeiro é entender o seu público. 

Para fazer isso, você deve considerar três pontos: qual assunto é relevante para a minha persona? Em qual canal ou redes sociais ela está presente? Qual o tipo de conteúdo (texto, imagem, vídeo) que ela mais interage. Com isso em mãos, vamos aplicar a próxima dica. 

2. Entenda os Botões do Buzz Marketing

Os chamados “botões” do Buzz Marketing, são os gatilhos que a mensagem irá despertar nas pessoas. Ou seja, a emoção que vai despertar ou sobre o quê ela irá tratar para chamar a atenção do público-alvo. Ao todo, são seis botões.

  • Tabu (tratar de um assunto polêmico);
  • Incomum (uma novidade ou algo revolucionário);
  • Extraordinário (algo muito positivo que deixará o público satisfeito);
  • Chocante (algo que choque tanto de forma positiva ou negativa);
  • Hilário (algo divertido);
  • Segredos (entregar pistas sobre um segredo ou revelar um).

Um mesmo post ou ação pode envolver mais de um gatilho. No entanto, é preciso que tenha um principal para que você possa guiar o objetivo da comunicação. 

3. Use a Criatividade

Essa é uma dica para hora de construir o seu texto, design ou o que você vai utilizar na sua estratégia. Antes de tudo, é preciso que o conteúdo ou anúncio chame a atenção das pessoas. Portanto, seja criativo.  

Diversos são os recursos que você pode utilizar para construir sua mensagem: gifs, imagens, as cores da marca, textos que refletem os gatilhos e muito mais. 

Outro fator que pode ajudar, são as pessoas que são o rosto da comunicação, o Marketing de Influência segue em alta. Assim, um rosto conhecido, e que conversa com sua marca e propósito da comunicação, pode ajudar no sucesso da sua estratégia. 

4. Seja coerente para gerar um impacto positivo

Por fim, não se esqueça: não vale tudo pelo Buzz. Dessa forma, tenha cuidado com os gatilhos e a comunicação que vai ser construída, pois o objetivo não é apenas o engajamento, mas também aumentar a credibilidade da sua marca.

Assim, seja coerente com os valores da sua marca e com os de seu público, para gerar buzz de uma forma positiva. 

Case de sucesso: Retrospectiva Spotify 

celular aberto em uma playlist do Spotify

O fim do ano começa a se aproximar e a internet é tomada por comentários sobre um único assunto: a retrospectiva do Spotify. 

Organizada pelo streaming todos os anos, essa é uma funcionalidade para usuários que permite visualizar as estatísticas de reprodução personalizada, com músicas, ritmos e artistas mais ouvidos.

Mas qual o segredo de tanto sucesso? A retrospectiva gera curiosidade e faz com que as pessoas comentem desde antes sobre quais nomes e músicas irão encontrar. O segundo pilar do sucesso, é o fato do Spotify sempre trabalhar para superar as expectativas. Assim, mesmo sendo um evento já recorrente, o design e a forma como é feita são sempre diferentes.

Com esse case, você já pode tirar dois insights do que pode engajar a sua audiência: desperte a curiosidade e supere as expectativas. Com isso, você já tem uma grande chance de garantir o sucesso da sua ação de Buzz Marketing. 

Quer aprender mais sobre esse e outros assuntos ligados ao Marketing? Então, não deixe de acessar outros conteúdos disponíveis no nosso Blog

banner sobre Clube de Vantagens com uma pessoa segurando um celular
O melhor Clube de Vantagens para sua empresa