Buzz Marketing: dicas infalíveis para ter sucesso nessa estratégia

Você já deve ter visto um assunto, post ou acontecimento que todo mundo estava falando sobre. Porém, você sabia que isso também é uma estratégia de engajamento? 

Segundo pesquisa realizada em 2019 pela Selvage & Lee, empresa norte-americana de relações públicas, essas ações de boca-a-boca geram um impacto de 1,5 bilhões de impressões que circulam por dia. E esse número pode ser potencializado por outro dado muito importante: a presença das pessoas nas redes sociais.

No total, já são 4,7 bilhões de usuários ativos nas redes sociais, conforme dados de 2022. Isso representa 59% da população mundial. Com isso, já é possível pensar em formas de gerar esse buzz na própria internet, por meio de anúncios e publicações nas redes sociais, ou divulgar no online ações feitas no off-line, como forma de aumentar os resultados.

Por isso, siga a leitura para aprender como aplicar essa estratégia no seu negócio.

O que é Buzz Marketing?

Foto de uma pessoa com um alto-falante

O Buzz Marketing é uma estratégia que visa criar uma comunicação que todo mundo vai falar sobre, atraindo mais atenção para uma pessoa ou marca.

Na prática, em meio à vastidão de informações nas redes sociais, há momentos em que um tema, produto ou serviço se destaca de forma excepcional. Esse fenômeno não ocorre por acaso; na verdade, é resultado de um grande planejamento.

O buzz marketing vai além dos métodos tradicionais de publicidade, apostando na capacidade de gerar conversas e compartilhamentos orgânicos. Assim, o seu significado em português pode ser entendido como “criar um zumbido” em torno de uma marca de maneira autêntica e envolvente.

O ponto forte dessa estratégia, reside na criação de conteúdo e experiências que ressoem com o público, incentivando compartilhamentos e discussões. Logo, ela pode envolver desde campanhas inovadoras a eventos surpreendentes que geram uma reação viral. 

Quando bem executado, ele não apenas amplifica a visibilidade, mas também constrói uma conexão genuína com o público.

Além disso, é crucial entender os interesses e valores do seu público-alvo. Investir em ações que inspirem entusiasmo e participação ativa pode desencadear um ciclo poderoso de compartilhamento, transformando os consumidores em defensores da marca.

Dessa forma, o seu conteúdo irá se destacar pela abordagem dinâmica e alcançará um engajamento autêntico. Afinal, quando as pessoas falam sobre sua marca por conta própria, a mensagem se torna mais impactante e confiável.

Qual a diferença entre Buzz Marketing e Marketing Viral?

Um ponto importante, é entender a diferença entre essa estratégia com outra com um objetivo parecido, mas diferente. Sendo essa, o Marketing Viral. 

Quando falamos de Buzz Marketing, o objetivo é fazer com que as pessoas comentem e debatam sobre determinado assunto ou post. No Marketing Viral, o objetivo é que as pessoas compartilhem uma ação que transmita uma mensagem previamente pensada pela marca. Assim, mesmo que ambas possam andar juntas, o objetivo pilar de ambas é diferente.

Quais as vantagens do Buzz marketing?

O Buzz Marketing oferece uma série de vantagens estratégicas para as empresas que buscam aumentar sua visibilidade e relevância no mercado.

De início, essa abordagem visa criar um burburinho em torno de um produto, serviço ou marca, gerando interesse orgânico. Assim, o compartilhamento e a discussão espontânea nas redes sociais são elementos-chave, ampliando o alcance de maneira autêntica.

Outra vantagem, engajamento genuíno do público, impulsionado pelo boca a boca digital. Quando as pessoas começam a comentar e debater sobre algo, a marca se torna parte da conversa, resultando em um maior reconhecimento. Esse efeito viral pode levar a um aumento significativo na notoriedade da marca.

Por fim, ele é também uma forma eficaz de capitalizar eventos, tendências ou acontecimentos culturais relevantes. Ao se inserir nas conversas que já estão acontecendo, a marca pode alavancar sua posição e associar-se a temas em alta, conquistando a atenção do público de forma oportuna.

Agora que já entendemos o conceito e suas vantagens, vamos conferir algumas dicas infalíveis para ter sucesso nessa estratégia.

Como fazer Buzz Marketing?

ilustração que representa o Buzz Marketing

O Buzz Marketing é uma estratégia orgânica de engajamento. Portanto, não dá para ter certeza no início de quais serão os resultados da ação. Isso porque irá depender do público realmente se sentir interessado em comentar sobre o que você planejou.

No entanto, existem algumas dicas que você pode aplicar para aumentar as chances de ter sucesso na sua comunicação. São elas: 

1. Escolha o público para qual essa comunicação vai ser direcionada

“Todo mundo está falando sobre” não é sempre todo mundo. Existem diversos temas que precisam ser direcionados a um público específico para realmente ter sucesso. Por isso, o primeiro passo é entender o seu público. 

Para fazer isso, você deve considerar três pontos: qual assunto é relevante para a minha persona? Em qual canal ou redes sociais ela está presente? Qual o tipo de conteúdo (texto, imagem, vídeo) que ela mais interage? Com isso em mãos, vamos aplicar a próxima dica. 

2. Entenda os Botões do Buzz Marketing

Os chamados “botões” do Buzz Marketing, são os gatilhos que a mensagem irá causar nas pessoas. Ou seja, a emoção que vai despertar ou sobre o quê ela irá tratar para chamar a atenção do público-alvo. Ao todo, são seis:

  • Tabu (tratar de um assunto polêmico);
  • Incomum (uma novidade ou algo revolucionário);
  • Extraordinário (algo muito positivo que deixará o público satisfeito);
  • Chocante (algo que choque de forma positiva ou negativa);
  • Hilário (algo divertido);
  • Segredos (entregar pistas sobre um segredo ou revelar um).

Um mesmo post ou ação pode envolver mais de um gatilho. No entanto, é preciso ter um principal para que você possa guiar o objetivo da comunicação. 

3. Use a Criatividade

Essa é uma dica para hora de construir o seu texto, design ou o que você vai utilizar na sua estratégia. Antes de tudo, é preciso que o conteúdo ou anúncio chame a atenção das pessoas. Portanto, seja criativo.  

Diversos são os recursos que você pode utilizar para construir sua mensagem: gifs, imagens, as cores da marca, textos que refletem os gatilhos e muito mais. 

Outro fator que pode ajudar, são as pessoas que são o rosto da comunicação, o Marketing de Influência segue em alta. Assim, um rosto conhecido, que conversa com sua marca e propósito da comunicação, pode ajudar no sucesso da sua estratégia. 

4. Seja coerente para gerar um impacto positivo

Por fim, não se esqueça: não vale tudo pelo Buzz. Dessa forma, tenha cuidado com os gatilhos e a comunicação que vai ser construída, pois o objetivo não é apenas o engajamento, mas também aumentar a credibilidade da sua marca.

Assim, seja coerente com os valores da sua marca e com os do seu público, para gerar buzz de uma forma positiva. 

Cases de sucesso: conheça dois exemplos de Buzz Marketing

Conhecer exemplos de sucesso é uma excelente maneira de gerar ideias para suas campanhas. Por isso, confira esses dois cases que separamos. 

Retrospectiva Spotify 

celular aberto no aplicativo spotify

O fim do ano começa a se aproximar e a internet é tomada por comentários sobre um mesmo assunto: a retrospectiva do Spotify. 

Organizada pelo streaming todos os anos, essa é uma funcionalidade para usuários que permite visualizar as estatísticas de reprodução personalizada, com músicas, ritmos e artistas mais ouvidos.

Mas qual o segredo de tanto sucesso? A retrospectiva gera curiosidade e faz com que as pessoas comentem desde antes sobre quais nomes e músicas irão encontrar. O segundo pilar do sucesso, é o fato do Spotify sempre trabalhar para superar as expectativas. Assim, mesmo sendo um evento já recorrente, o design e a forma como é feita são sempre diferentes.

Com esse case, você já pode tirar dois insights do que pode engajar a sua audiência: desperte a curiosidade e superar as expectativas. Com isso, você já tem uma grande chance de garantir o sucesso da sua ação de Buzz Marketing. 

Campanha Itaú #Issomudaomundo

YouTube video

Um dos rostinhos mais famosos do final de 2021, a menina de dois anos que sabe falar palavras difíceis, atraiu muita atenção para a marca durante as festas de fim de ano. O segredo do sucesso: unir tempo certo com um dos gatilhos do Buzz Marketing.

A campanha aproveitou do clima natalino, período em que valores como os do vídeo estão em pauta, para fazer uma ação divertida, pelas palavras faladas de forma um pouco errada, o que gerou muitos comentários na internet. 

Com o sucesso, outros vídeos foram feitos da mesma maneira, fazendo com que o anúncio da Fernanda Montenegro e a bebê Alice tivesse milhões de visualizações.

Assim, como a ação reforça valores que o banco acredita serem importantes, como humanidade e esperança, gera um buzz positivo e faz com as pessoas se sintam motivadas a comentar.

Conclusão

Em resumo, o Buzz Marketing é uma poderosa estratégia de engajamento e de aumento da visibilidade de uma marca, mas que deve ser feita de forma alinhada aos valores de um negócio para gerar um efeito positivo.

Além disso, não é possível afirmar com certeza que um assunto é viral e irá gerar buzz. Porém, usando os gatilhos e estratégias adequadas, há uma chance maior de ter sucesso na sua ação. 

Quer aprender mais sobre esse e outros assuntos ligados ao Marketing? Então não deixe de acessar outros conteúdos disponíveis no nosso Blog