White Label: conceito, vantagens e exemplos

Já teve sistemas que precisou ter na sua empresa, mas não possuía os recursos e tempo necessários para desenvolvê-los? É nesse momento que as plataformas white label contribuem para ter acesso a esse tipo de soluções.

Para que você possa entender tudo que precisa sobre isso e começar a usar esses sistemas, preparamos um conteúdo lhe explicando o que é white label, as vantagens e exemplos desse tipo de produto, além de responder outras dúvidas comuns sobre o assunto.

Siga a leitura para conferir! 

O que é White Label?

O White Label é uma plataforma que funciona como uma etiqueta branca, ou seja, as empresas que contratam a tecnologia podem personalizá-las para sua identidade visual e não terá nenhuma referência a empresa terceira que desenvolveu na hora de entregar ao cliente. 

Você muito provavelmente já deve ter usado uma solução assim sem ter percebido, pois um exemplo bem conhecido de sistemas assim, são as plataformas de criação e hospedagem de site, a exemplo do Wix.

Por meio dessa ferramenta, é possível criar um site personalizado a partir dos templates oferecidos, sendo, portanto, muito comum para criar blogs e sites. Uma vantagem disso, é que torna acessível a criação do website sem ter grandes conhecimentos em tecnologia.

Além disso, também é possível usar o white label para criar aplicativos e diversos outros tipos de plataforma. Aqui no Rede Parcerias, por exemplo, usamos esse modelo para criar clubes de vantagens personalizados para empresas que desejam fidelizar os clientes.

Acessando o nosso clube demonstrativo, você pode ver um exemplo de nossa plataforma. Tanto o logo, cores, URL e outras personalizações, serão feitas com base na escolha do nosso cliente, sem nenhuma referência ao Rede Parcerias. 

Quais as vantagens desse modelo?

Antes de chegar até esse tópico, você provavelmente já notou diversas vantagens do white label. No entanto, vamos conhecer melhor cada um desses benefícios para que você possa compreender quando deve considerar esse tipo de solução: 

  • Redução de custos e tempo: desenvolver uma plataforma ou aplicação do zero, demanda recursos financeiros, contratação de equipe e tempo dedicado para o desenvolvimento. Contratando o sistema já pronto, é possível agilizar esse processo e ter um custo menor;

  • Foco no Negócio: economizando o tempo que seria usado para desenvolver determinada ferramentas ou solução complementar, é possível focar nas estratégias do seu negócio, principalmente em empresas menores e com time reduzido;

  • Fácil adaptação: as soluções white label são projetadas para serem escaláveis, o que significa que elas podem crescer junto com o negócio. Assim, será possível ir moldando a solução conforme a base de clientes for aumentando;

  • Flexibilidade: com a capacidade de personalizar a plataforma, as empresas podem ajustar rapidamente suas ofertas para atender às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes, mantendo-se competitivas e relevantes.

Por tudo isso, podemos resumir as vantagens do white label em economia, adaptabilidade e flexibilidade. Assim, essa é uma solução tecnológica versátil que permite possuir bons sistemas de forma rápida e barata para contribuir com o crescimento de empresas. 

Qual a diferença entre white label e private label?

Por possuírem sentidos semelhantes, esses termos podem ser, muitas vezes, confundidos. Dessa forma, vamos entender a diferença entre esses dois modelos.

De início, white label refere-se a produtos ou serviços desenvolvidos por uma empresa e personalizados para outras. Por isso, ele é comum em tecnologia, em que é possível personalizar a aparência e a identidade visual das soluções.

Private Label, por sua vez, diz respeito a produtos físicos, como alimentos e cosméticos, produzidos por uma empresa e revendidos sob outras marcas. A personalização pode correr no design, embalagens e em outros elementos que permitam diferenciar o produto da concorrência. 

Portanto, a principal diferença entre eles está no tipo de solução que são focados (tecnologia e produtos físicos) e também no grau de personalização que podem oferecer. 

Tipos de Plataformas White Label

Agora que você já entendeu o que é white label e como é vantajoso usar esse tipo de solução, chegou a hora de buscar as plataformas que pode usar no seu negócio. Para isso, listamos alguns tipos de soluções white label disponíveis no mercado:

  • Plataformas para criação de sites
  • Soluções de e-commerce
  • Sistemas para lojas virtuais 
  • Plataformas de ensino e cursos personalizadas
  • Programas de Design
  • Ferramentas para gerenciamento de mídia social
  • Soluções de clube de vantagens

Além desses formatos principais, também há diversos outros tipos de white label disponíveis. Logo, caso precise de uma determinada ferramenta personalizada para sua marca, vale sempre fazer uma busca e verificar se há opções disponíveis para contratação. 

O Clube de Vantagens White Label

Como citamos anteriormente, o clube de vantagens é uma das soluções que podem ser desenvolvidas de forma white label, sendo esse o modelo que usamos aqui no Rede Parcerias para criar as plataformas de fidelidade dos nossos clientes.

Por meio de um clube de vantagens personalizado, empresas que possuem clientes no modelo de recorrência, podem oferecer descontos em centenas de marcas parceiras, gratuidades, sorteios mensais e jogos e bolões premiados.

Além disso, lembra como o modelo white label é flexível? Por isso, além dos benefícios que já entregamos, os nossos clientes também podem usar a plataforma para oferecer outros benefícios de sua preferência, como um desconto em um parceiro local, distribuição de vouchers ou mesmo um sorteio para comemorar uma data importante para a marca, como o aniversário. 

Por meio dessa iniciativa, já ajudamos centenas de empresas brasileiras a terem seu próprio clube de vantagens e fidelizar clientes. E você pode conhecer um de nossos cases de sucesso clicando aqui

Conclusão 

Em resumo, você pode compreender como o white label é uma solução personalizada que permite ter acesso a ferramentas tecnológicas sem precisar desenvolvê-las do zero, a exemplo de sites, lojas virtuais e clubes de vantagens.

Agora que você já compreendeu isso, é só buscar as ferramentas que deseja usar para melhorar processos na sua empresa e também garantir inovações que irão encantar os seus clientes. 

Você também pode aprender mais sobre esses outros assuntos por meio de outros assuntos do nosso Blog.