
Todo empreendedor tem muito interesse em como atrair clientes. Afinal, é assim que um negócio se torna rentável e realmente sustentável.
Em tempos pré-internet, isso era feito por meio de outdoors, panfletos, propagandas na televisão e no cinema.
Os tempos mudaram, a comunicação pela internet se propagou e as possibilidades de alcançar mais pessoas também!
Já não é mais necessário focar estritamente em preços e ofertas; uma marca pode se tornar renomada produzindo conteúdo.
Quer entender o papel da produção de conteúdo sob um viés comercial? Continue lendo este material!
De onde vem o marketing de conteúdo?
O uso ostensivo de materiais informativos para fins comerciais tem a ver com a autonomia que a internet trouxe.
Principalmente para os usuários da web: são múltiplas oportunidades de se informar sobre diversos temas, como mídias, tecnologia, licenciamento online, dentre outros. Então, por que ficar assistindo a anúncios impessoais?
A experiência virtual é pautada pela velocidade. Nós acessamos dezenas de sites diferentes diariamente, não é tudo que nos salta aos olhos, não é mesmo?
O marketing de conteúdo vem para responder à necessidade de agregar valor a produtos e serviços de forma inovadora.
Isso é concretizado por meio de:
- Posts de blog;
- Podcasts;
- E-books;
- Promoções interativas.
O foco é sempre informar o leitor e espectador, e não apenas enchê-lo de preços descontextualizados.
Quais são as vantagens do marketing de conteúdo?
Os impactos positivos dessa tática começam na maior informação compartilhada com o público – mas vão muito além disso.
Está tudo ligado à empatia e ao cuidado com as pessoas que podem vir a adquirir o seu produto.
Ter essa consciência aguda a respeito da qualidade do atendimento é o ponto de partida. Confira os benefícios do marketing de conteúdo agora.
Melhora a visibilidade online
O primeiro aspecto a ser considerado para melhorar a visibilidade da sua empresa é uma boa presença online, com um site bem projetado, navegável, com conteúdo de alta qualidade e páginas otimizadas para bons mecanismos de busca.
Quando o marketing de conteúdo é desenvolvido em conjunto com o SEO (Search Engine Optimization), ele permite melhorar a posição do seu site nos buscadores como Google, Yahoo! e Bing.
SEO requer trabalhar em palavras-chave relevantes e que tenha ligação com o seu setor. Por exemplo, se a sua empresa é da área de transporte de congelados, você precisa pesquisar os termos que as pessoas pesquisam com relação a esse nicho e utilizá-las em conteúdos para se destacar. e quanto mais conteúdo de qualidade você criar, maiores serão suas chances de ranquear bem nos mecanismos de busca.
Você pode melhorar a visibilidade da sua empresa nesse quesito investindo em uma ferramenta que faz uma análise completa do seu site e lista as alterações a serem feitas por ordem de importância.
Reduz os Custos de Aquisição de Clientes
Também conhecido como CAC, é a métrica que se refere ao valor que uma empresa gasta para converter um lead.
Trabalhar em uma estratégia de marketing de conteúdo com técnicas de SEO aumentará a aquisição de clientes e diminuirá o CAC.
A ideia é que o conteúdo engaje um público, permitindo que as pessoas encontrem seu site tanto por meio de buscadores quanto por referências de outros sites.
Novamente, essa é uma maneira de atrair clientes de forma não intrusiva, característica do marketing de conteúdo.
Em conjunto com o inbound marketing, ele pode gerar leads e capacitar o leitor ao criar canais de comunicação que melhoram o relacionamento entre a marca e potenciais clientes.
Constrói relacionamento com o público
Com o auxílio das redes sociais, blogs e e-mail marketing, é possível construir a comunicação com o público.
Ou seja, os profissionais de todas as áreas, como transporte de medicamentos, terão mais proximidade e comunicação com os clientes.
Portanto, o marketing de conteúdo está diretamente relacionado à imagem da sua empresa. Se o público reconhecê-la com mais facilidade, haverá mais vendas.
Nesse sentido, o conteúdo pode ter duas finalidades: informação ou entretenimento. O ideal é trabalhar mais esses objetivos e falar menos sobre o produto em si.
Por exemplo, nas redes sociais, é recomendado direcionar apenas 20% do conteúdo exclusivamente para o produto.
Outra grande vantagem é que o relacionamento pode ser personalizado, principalmente quando feito por meio de marketing automatizado.
Dessa forma, todos recebem conteúdo exclusivo com base em seus interesses e estágio do funil de vendas.
Aumenta a fidelização de clientes
Quanto mais conteúdo você produzir, mais material você precisa para publicar em seu site/blog. Isso significa que, ao publicar mais conteúdo, mais pessoas podem encontrá-lo e usá-lo.
Mas a produção em massa não é o único fator importante.
Quanto mais importante for esse conteúdo para o leitor, mais tempo ele gastará navegando em seu site.
Isso é válido porque quanto mais tempo as pessoas passam em seu site, maior a probabilidade de você conseguir que elas façam algo que você deseja que elas façam (como comprar um produto ou serviço).
Educa e instrui
Muitas vezes, as pessoas com quem você quer fazer negócios nem sabem que precisam de seus serviços ou produtos. E é realmente seu trabalho educá-las!
Dá para fazer isso respondendo perguntas de como usar o seu serviço ou produto. Por exemplo, se você tiver um serviço de controle tecnológico de concreto, mostre para que ele serve e como ajuda em empreendimentos gerais. Repita o mesmo processo com o seu tipo de produto.
Criar um conteúdo que eduque e tire as dúvidas dos clientes é a melhor forma de ensinar tudo o que eles precisam saber antes de tomar uma decisão de compra.
Deixar tudo claro e acessível é uma forma de ganhar confiança e aumentar a satisfação do cliente, pois ele sabe tudo o que precisa saber.
Dicas para se destacar no marketing de conteúdo
Tal estratégia não é uma novidade: ela é uma prática já consagrada no ramo do marketing digital. Por isso, é preciso ser inovador para realmente colher bons frutos com ela.
Felizmente, nós estamos aqui para assegurar que a sua empresa ganhe renome e crescimento exponencial por meio do conteúdo! Confira algumas dicas:
Não hesite em ser específico
Uma pesquisa genérica no Google abre espaço para milhares de resultados – dos quais a maioria das pessoas não passará da segunda página.
Em vez de você se esforçar para ranquear em cima de um tema muito abordado, por que não investir em materiais mais segmentados?
A segmentação é a palavra-chave para cativar um público mais seleto, o que não é um demérito; muito pelo contrário.
Quanto mais específica a pesquisa é, maiores são as chances daquele usuário ter interesse real no que você tem a oferecer.
Ouça o que seu público está dizendo nas mídias sociais
Responder a cada contato do consumidor é uma parte importante da construção da confiança. Isso pode ser difícil nas mídias sociais, especialmente quando as pessoas comentam esperando uma resposta imediata.
Mas o suporte de uma boa agência de marketing digital pode resolver esse problema. Ele também traz vários outros benefícios.
Por isso, contrate uma equipe de suporte ao cliente e os responsáveis pela gestão das mídias sociais. Dessa forma, eles permanecem atentos aos aspectos técnicos de seus negócios.
Sempre responde a solicitações de suporte também. Mesmo que você não tenha as habilidades para resolvê-los naquele momento exato.
Tenha ideias com base em tendências de mídia social
Gere ideias de conteúdo a partir de tendências com as quais seus clientes interagem nas mídias sociais.
Por exemplo, se seu público-alvo for a geração Z e Y, veja o que está acontecendo no TikTok, Instagram, Reddit e YouTube para ver o que eles estão fazendo e onde estão criando conteúdo agora.
Crie blogs e vídeos em seu site que abordem tópicos populares e mostrem como seus clientes podem alcançá-los ou interagir com eles (de preferência usando seus produtos e serviços).
Em seguida, compartilhe o conteúdo em redes sociais apropriadas para direcionar o tráfego e as vendas de volta ao seu site. Deixe evidente para o público como os seus itens combinam com certas tendências.
Saiba despertar emoções
Não importa que tipo de conteúdo você crie, tente encontrar maneiras de alcançar o lado emocional do seu público.
Você pode inspirá-los, fazê-los rir, despertar curiosidade ou relembrá-los de memórias especiais...
Ao observar as postagens mais populares nas mídias sociais e blogs, você notará que aquelas com títulos e conteúdo interessantes se destacam mais.
Use emojis, seja inteligente com seus títulos e tente criar conteúdo que emocione as pessoas e direcionar mais tráfego para sua marca.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
