O que ninguém te contou sobre Programa de Pontos

Muito comum e conhecido por usuários de cartões de crédito ou companhias aéreas, o programa de pontos consiste em um acúmulo de pontuação ou milhas associadas a gastos no cartão, ou com viagens, e que serão, futuramente, revertidas em benefícios.

Porém, vamos direto ao ponto… Quando se trata de estratégias de relacionamento e fidelização de clientes, apesar de parecer vantajoso, muitas vezes o programa de pontos traz pouco ou nenhum benefício para o usuário. 

Por isso, nesse artigo, você entende mais sobre essa estratégia e por que ela não é a melhor opção para fidelizar clientes. 

O que é um Programa de Pontos?

Um programa de pontos é uma estratégia utilizada por empresas para incentivar a fidelização de clientes. Assim, ele concede pontos após compras ou ações específicas determinadas pela empresa.

Como vimos acima, esses pontos podem ser acumulados e posteriormente trocados por produtos, descontos, serviços ou outras recompensas oferecidas pelo programa. Assim, ele funciona como forma de aumentar a repetição de compras. 

Como funciona um Programa de Pontos?

Vimos que o programa de pontos oferece recompensas após determinada compra. Mas, qual a origem desse benefício?

Esses pontos, nada mais são do que uma porcentagem do valor gasto que volta em forma da possibilidade de garantir benefícios, já que existem numerosos passos para isso acontecer de fato. 

Dessa forma, um passo muito comum em programas de pontos é precisar acumular essas recompensas para conseguir trocar por algo vantajoso. E caso o cliente não atinja esse mínimo, pode não adquirir o benefício que desejava.

Quais os problemas do Programa de Pontos?

Muitas empresas, mesmo que de outros ramos, enxergam nessa estratégia uma boa oportunidade para fidelizar clientes. E isso, talvez, possa parecer funcionar a curto prazo. 

No entanto, caso seja uma empresa que possua clientes recorrentes e deseje ter um relacionamento mais próximo no longo prazo, essa estratégia se torna insuficiente para retenção, pois não gera proximidade e engajamento.

Imagine o seguinte: você é uma empresa que possui um serviço de recorrência, como um provedor de internet que deseja evitar o churn de seus clientes. Como alternativa, monta um programa de pontos para fidelizar os seus clientes.

No entanto, acaba sendo difícil e demorado de juntar os pontos e conseguir uma recompensa. Além disso, nem sempre o seu cliente pode precisar fazer uma compra, o que fará com que o relacionamento não esteja sempre próximo do seu público.

A partir dessa situação é possível identificar os dois problemas do programa de pontos.

O primeiro, é a dificuldade em conseguir acumular os pontos necessários para garantir bons benefícios, o que pode gerar uma frustração entre os usuários do programa, gerando até desistências ou cancelamentos. 

Isso porque, geralmente, é necessário um gasto mensal muito alto ou há muita burocracia no resgate dos pontos. Além disso, na maioria das vezes, os programas de pontos colocam datas de validade para resgate das premiações, expirando a pontuação dos usuários depois de certo tempo.

O segundo motivo, é que para uma estratégia sólida de fidelização de clientes, é preciso um programa de relacionamento que gere conexão muito além do momento das vendas, por meio de benefícios reais que o cliente pode usar em qualquer momento.

Tendo tudo isso em vista, uma reflexão: o programa de pontos parece beneficiar de fato o seu cliente? Ou cria apenas mais um processo burocrático com uma máscara de bom negócio?

O Clube de Vantagens como alternativa

Entregar facilidade, transparência e benefícios palpáveis não parece uma melhor escolha? A burocracia, dificuldade e outros problemas oriundos dos programas de pontos podem ser mal vistos a partir dessa perspectiva.

Uma coisa é garantida: entre essas opções, a escolha do seu cliente sempre vai ser pelo caminho do benefício facilitado, sem enrolação e feito de maneira clara.

Pensando nisso, empresas com um programa de fidelidade que entregue bonificações reais, concretas e imediatas, podem sair na frente – e com vantagem – em relação aos programas de pontos.

Um exemplo disso, são os Clubes de Vantagens que disponibilizam descontos em grandes marcas, um benefício real e que seu cliente terá acesso na mesma hora, sem burocracia. 

Se puder investir em um Clube de Vantagens que possa ser personalizado com as cores e logotipo da sua empresa, isso poderá ser mais um diferencial para associar valor ao seu negócio e gerar emoções como a gratidão no seu consumidor. 

Aqui no Rede Parcerias, por exemplo, desenvolvemos um clube de vantagens para empresas com públicos recorrentes que desejam fidelizar os clientes.

Além de oferecer descontos instantâneos em centenas de marcas, também oferecemos recompensas que vão além do momento de compra, como gratuidades, sorteios, jogos com prêmios e muito mais. 

Com esses benefícios, é possível manter o cliente próximo e engajado.

imagem com link para a plataforma de clube de vantagens do Rede Parcerias

Conclusão

Em resumo, o programa de pontos é uma estratégia que visa incentivar a recorrência em compras, mas que não é uma boa opção enquanto estratégia de fidelização de longo prazo. Sendo, por isso, o clube de vantagens a melhor opção para essa estratégia.

O conteúdo deste artigo foi baseado no vídeo abaixo, feito pelo Eduardo Torres, cofundador do Rede Parcerias e especialista com ampla experiência na criação e gestão de clube de vantagens: 

YouTube video