Marketing para clínicas: 10 estratégias de sucesso

O marketing para clínicas se refere a aplicação de estratégias de marketing para clínicas médicas, odontológicas e de estética, com o objetivo de promover e melhor posicioná-la no mercado de saúde.

A importância disso está relacionada à necessidade de estabelecer uma presença forte e diferenciada no mercado de saúde, cada vez mais competitivo. Assim, com ações bem planejadas, é possível construir uma imagem positiva, gerar autoridade e credibilidade no segmento em que atua e se destacar diante da concorrência. Tudo isso contribui tanto para atrair, como reter e fidelizar pacientes.

Pensando nisso, separamos 10 estratégias de sucesso que irão garantir o sucesso da comunicação da sua clínica. Confira! 

1. Conheça e aplique os 4 Ps do marketing 

Antes de tudo, é preciso conhecer e aplicar os 4 Ps do marketing, pois eles são responsáveis por guiar todas as outras estratégias. Produto, Preço, Praça e Promoção, esses quatro pilares garantem que o posicionamento da marca converse diretamente com o público alvo. 

Segundo Kotler, criador deste conceito, o sucesso do marketing vem do fato de todos esses pontos serem trabalhados em conjunto, visto que influencia diretamente no outro. Na prática, eles significam:

  • Produto: ou serviço oferecido pela clínica para satisfazer as necessidades dos pacientes. Aqui, é necessário ter atenção a qualidade do serviço, do atendimento e também a satisfação dos clientes. 
  • Preço: o valor cobrado pelo serviço. Neste ponto, é preciso considerar a demanda e também a concorrência. 
  • Praça: a disponibilidade do serviço ou produto. Análise aqui as estratégias de logísticas, como horários disponíveis.
  • Promoção: às estratégias de marketing usadas para comunicar e promover o serviço.

Assim, as estratégias aqui apontadas se referem à promoção, mas precisam estar alinhadas aos outros três pontos para terem sucesso.  

2. Use as redes sociais para se conectar com o seu público 

uma mulher consome conteúdos nas redes sociais, com ícones do engajamento das redes

No contexto atual em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, marcar presença nas redes sociais se tornou uma forma de manter um contato mais próximo com os clientes. Através do perfil, é possível tirar dúvidas, trazer dicas e também humanizar a marca para ter uma conexão maior com os pacientes.

Lembre-se de diversificar o tipo de postagem que vai ser feito e aproveite os diferentes recursos e funcionalidades que as redes oferecem para ter posts que possam interagir com diferentes interesses do seu público.

Por fim, não deixe de fazer uma análise e pesquisa sobre o seu público. Dessa forma, você garante presença na rede social que eles estão realmente presentes e pode trazer assuntos sobre aquilo que eles têm interesse. 

3. Use o Blog para reforçar a autoridade da marca

Outra dica ligada ao marketing de conteúdo, dessa vez, com conteúdos mais densos. Os blogs podem ser inseridos como uma aba do seu site ou feito de forma individual. Quanto a divulgação, você pode aproveitar os perfis nas redes sociais para incentivar o público a conhecer o material que sua clínica vem produzindo. 

A importância dessa estratégia vem do fato dela contribuir para reforçar a autoridade da sua marca, já que aqui os textos são maiores e podem também ser achados através de mecanismos de busca. Então, aproveite esse espaço para trazer pesquisas, dicas e também para dar voz aos médicos e especialistas da sua clínica. 

4. Tenha um clube de Benefícios no plano da sua clínica

A quarta dica é direcionada para clínicas populares que oferecem um plano mensal. Ou seja, aquele que o cliente paga mensalmente e, em troca, tem acesso a um conjunto de serviços de forma mais barata.

Neste caso, é importante investir em estratégias que ajudam a manter esse contato mesmo quando o cliente não precisa utilizar nenhum dos serviços disponíveis. Por isso, você conta com um clube de benefícios como um algo a mais oferecido pelo seu plano.

O clube de benefícios reúne descontos em marcas parceiras, sorteios mensais, benefícios gratuitos, premiações e muito mais. Assim, seu cliente aumenta a percepção de valor em relação ao plano que assina e vê mais motivos para continuar com ele.

Acesse o nosso Clube Demonstrativo e veja na prática como funciona essa solução. 

5. CRM: mantenha o contato com o seu público 

Traduzido do inglês, CRM é a sigla para gestão do relacionamento do cliente. Através dessa ferramenta, é possível armazenar os dados dos pacientes, informações importantes sobre eles e também as interações que tiveram com a sua clínica.

Portanto, utilize o CRM para manter os dados organizados e a partir disso estar sempre em contato com o cliente, como através do envio de mensagens em dias de consultas, em celebrações de datas importantes ou para realizar o envio de e-mails e promover campanhas. 

6. E-mail: mais um canal para o relacionamento com pacientes

Diversificar as formas de comunicação com o seu público é muito importante. Por isso, trazemos mais uma forma muito eficaz de manter o relacionamento com o cliente. Através do e-mail, é possível enviar dicas, conteúdos tanto de forma esporádica, como por uma newsletter. Você pode, inclusive, usar esse canal para promover os conteúdos do seu blog e das redes sociais.

Mas, não só isso. O e-mail também pode ser utilizado para enviar comunicados, divulgar os benefícios do clube de vantagens da sua clínica e servir como mais um canal de contato para dúvidas e feedbacks de seus pacientes. Dessa forma, não se esqueça de também incluí-lo no seu plano de marketing. 

7. Campanhas de conscientização como parte do marketing para clínicas

A sétima estratégia é um pouco mais elaborada e gera material para todas as outras estratégias. As chamadas campanhas de conscientização, buscam informar e incentivar os clientes da sua clínica a terem atitudes que contribuem com a saúde e bem-estar.

Devido a esse papel social que elas desempenham, as campanhas reforçam a autoridade e a relação de confiança com os pacientes, visto que sua clínica passa a ser associada a esses valores.

Para colocar essa estratégia em prática, escolha uma data importante para a área da saúde, como o dia ou mês destinado ao combate de alguma doença, e desenvolva a sua campanha. 

8. Faça anúncios pagos para alcançar mais pessoas

Para atrair mais pessoas para suas clínicas, ou site e redes sociais, também é possível fazer anúncios pagos, em plataformas como Google e Facebook. A importância dessa estratégia é o seu maior potencial de alcance e também um controle dos gastos e retornos.

Ou seja, você pode usar os anúncios para conseguir mais clientes, agendamentos e ter um controle dos resultados a partir dos dados que as próprias ferramentas de dados geram. Outro ponto importante, é que você pode selecionar o público que deseja atingir e também a localidade, contribuindo para que você atinja o seu público alvo e tenha sucesso nessa estratégia. 

9. Estratégias offline seguem sendo válidas

Apesar do online ser hoje dominante na comunicação, o offline segue sendo válido nas estratégias de marketing para clínicas. Isso porque, quanto mais promoção a sua marca tiver, mais forte e conhecida ela fica.

Alguns exemplos de estratégias que você pode investir na sua clínica são:

  • Anúncios em jornais e revistas
  • Outdoors
  • Publicidade no rádio e TV
  • Panfletos
  • Participação 0u patrocínio de eventos 
  • Cartões de visitas

E muito mais…

Selecione as que fazem mais sentido para sua marca e realize em paralelo das outras para ter resultados de marketing ainda melhores. 

10. Treine sua equipe para um atendimento empático 

Fechamos essa lista com outra estratégia de sucesso do marketing de relacionamento: o atendimento empático. A importância dessa prática vem do fato de que não adianta ter várias estratégias promocionais e o paciente não se sentir bem atendido ao procurar a sua clínica.

Portanto, investir em treinamento para a equipe é muito importante. Algumas das práticas e habilidades que podem ser incentivadas são:

  • Escuta atenta 
  • Sensibilidade ao que o paciente sente
  • Comunicação simples e clara
  • Respeito às diferenças
  • Suporte para orientações e dúvidas do paciente

Ao seguir essas práticas, os profissionais de saúde podem fornecer um atendimento empático e de qualidade, que pode ajudar os pacientes a se sentirem mais à vontade e confiantes durante o processo de tratamento.

Em resumo, investir em marketing é essencial para aumentar o destaque e os lucros da sua clínica. Por isso, busque estratégias de sucesso que englobam diferentes propósitos, como promoção e relacionamento, para obter resultados ainda melhores.

Quer aprender mais sobre esse e outros assunto? Então, não deixe de acessar outros artigos do nosso Blog.