4 Segredos para fidelizar clientes na área da saúde

Fidelizar clientes da área da saúde, assim como em outras áreas, é muito importante, pois diversos são os benefícios gerados: maior lucro, clientes promotores e previsibilidade de receita.

Segundo relatório do Zendesk de 2020, 52% dos clientes preferem comprar de suas marcas favoritas. Tal fato mostra como investir em fidelização não é apenas importante, mas também algo que vem se tornando indispensável.

Por isso, separamos quatro segredos para fidelizar clientes de planos de saúde, odontológico e de outros serviços da área da saúde, que você deve colocar em prática desde já. 

Mantenha a excelência do serviço

Manter a excelência do serviço é essencial para que os clientes continuem com uma boa experiência com a marca. Por isso, além de buscar oferecer o melhor serviço, é necessário também estar atento para o aperfeiçoamento e também para formas de garantir o melhor relacionamento de forma contínua. 

Algumas dicas para se manter atualizado e aplicando inovações são:

  • Fazer análises constantes do seu serviço;
  • Analisar os problemas e necessidades dos seus clientes;
  • Fazer pesquisas de mercado, tanto dentro como fora do seu mercado de atuação.

Por fim, lembre-se que isso precisa ser uma meta. Assim, inclua na sua agenda uma data para de tempos em tempos fazer essas análises e buscar aperfeiçoamentos e melhorias para deixar o seu serviço sempre melhor e mais completo. 

Monitore a satisfação dos clientes

imagem com rostinhos apontado para um feedback positivo

Da mesma forma que garantir a excelência dos serviços, monitorar a satisfação dos seus clientes também precisa ser constante, principalmente para aqueles que possuem clientes no modelo de recorrência, como os de plano de saúde.  

Por meio desse acompanhamento, é possível garantir que eles permaneçam satisfeitos, além de também resolver problemas que possam aparecer de forma rápida. Assim, a partir da coleta de dados sobre as percepções dos clientes, você pode identificar como ele está sentindo ao realmente usar os seus serviços 

Uma forma de medir a satisfação, é por meio de feedbacks. Para fazer isso, realize o seguinte check-list:

  • Selecione qual serviço ou experiência quer medir;
  • Defina quem serão os clientes para coleta de dados;
  • Crie uma estratégia de coleta de dados (será feito online ou presencial? Após o uso de um serviço ou com uma certa periodicidade?);
  • Escolha os valores-base para medir o resultado;
  • Realize as ações necessárias com base no resultado.

Ofereça um atendimento e suporte de qualidade

Quando falamos de um atendimento de qualidade na área da saúde, falamos, sobretudo, sobre a empatia necessária neste momento. 

A empatia é mais do que um atendimento amigável e acolhedor, ela é a habilidade de se colocar no lugar do seu cliente, buscando responder às seguintes perguntas:

  • O que ele escuta
  • O que ele vê
  • Como se sente
  • O que ele faz e fala
  • Quais as dores e necessidades.

Considerar esses pontos, faz com que a sua equipe de atendimento possa garantir a satisfação do seu cliente durante cada contato.

Outro ponto de atenção, deve ser em relação ao seu suporte online. Conforme o Relatório Zendesk de Tendências em Experiência do Cliente, além do atendimento amigável, a resolução rápida de problemas, disponibilidade do suporte, disponibilidade pelo canal de contato favorito e não ter que repetir informações, fecham a lista de uma boa experiência de compra.

Assim, clientes que pagam planos, precisam ter esses pontos garantidos sempre que precisarem de um serviço. Dessa forma, tão importante quanto garantir um bom atendimento presencial, também é oferecer um suporte para agendamentos, dúvidas, reclamações, de forma online, rápida e acessível ao seu público. 

Clube de Benefícios: uma alternativa completa para fidelizar clientes na área da saúde

O último, e também o mais importante segredo, é ter um Clube de Benefícios completo e pensado para fidelizar seus clientes. Essa estratégia de marketing de relacionamento, consegue se juntar às outras garantindo o engajamento e também boas experiências.

No Clube de Benefícios, como desenvolvemos aqui no Rede Parcerias, seu cliente tem acesso a descontos exclusivos, sorteios, conteúdos gratuitos, jogos com prêmios e muito mais. Com isso, ele pode desfrutar das vantagens que você oferece mesmo quando não precisa de serviço de saúde em específico.

Para que você possa entender melhor, confira o Workshop abaixo. Nele, um de nossos clientes, a Unimed Paraná, explica como o clube funciona como um meio de garantir o relacionamento com os clientes do plano de saúde. 

Além disso, ele também é usado para reforçar os valores de saúde e bem-estar da marca, pois é possível incentivar os clientes a acessarem receitas saudáveis e usar descontos em, por exemplo, academias e restaurantes orgânicos. 

YouTube video

Em resumo, para fidelizar os clientes da área da saúde é preciso reunir um conjunto de estratégias que garantam um bom relacionamento e diferenciais que encantem o seu público.

Por isso, invista em um serviço de excelência, um atendimento de qualidade, na coleta de feedbacks e tenha o seu próprio clube de vantagens para enviar os seus clientes.